Interdisciplinaridade: problemas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Olívio Alberto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/22
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre a interdisciplinaridade e a pesquisa, debatendo seus principais problemas e desafios, segundo os termos presentes, em período recente, no debate francês. Para tanto, inicialmente procede-se a uma revisão dos principais fundamentos da interdisciplinaridade, assim como do contexto em que esta questão emerge na discussão da pesquisa internacional. Em seguida, procura-se demonstrar, por meio da Sociologia das Ciências, a constituição de um campo de pesquisas interdisciplinares. Por fim, intenta-se debater as diferentes classes de problemas e desafios que são enfrentados pela prática interdisciplinar de pesquisa. São assim recorrentes os desafios de organização e coordenação de um coletivo de pesquisa; de comunicação entre pesquisadores; de ordem científica e epistemológica; e, também, de definição dos critérios da certificação científica. Estes problemas e desafios constituem, em última análise, uma grade de leitura que pode colaborar com o marco teórico da interdisciplinaridade na pesquisa e na pós-graduação brasileira.
id CAPES-1_3e1c784ad98faf52873880323707b13c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/22
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Interdisciplinaridade: problemas e desafiosInterdisciplinaridade: problemas e desafiosinterdisciplinaridade. práticas de pesquisa. Sociologia da Pesquisa.interdisciplinarity, research practices, sociology of researchO objetivo deste trabalho é discutir as relações entre a interdisciplinaridade e a pesquisa, debatendo seus principais problemas e desafios, segundo os termos presentes, em período recente, no debate francês. Para tanto, inicialmente procede-se a uma revisão dos principais fundamentos da interdisciplinaridade, assim como do contexto em que esta questão emerge na discussão da pesquisa internacional. Em seguida, procura-se demonstrar, por meio da Sociologia das Ciências, a constituição de um campo de pesquisas interdisciplinares. Por fim, intenta-se debater as diferentes classes de problemas e desafios que são enfrentados pela prática interdisciplinar de pesquisa. São assim recorrentes os desafios de organização e coordenação de um coletivo de pesquisa; de comunicação entre pesquisadores; de ordem científica e epistemológica; e, também, de definição dos critérios da certificação científica. Estes problemas e desafios constituem, em última análise, uma grade de leitura que pode colaborar com o marco teórico da interdisciplinaridade na pesquisa e na pós-graduação brasileira.The aim of the present paper is to discuss the relationship between interdisciplinarity and research; it discusses the main current problems and challenges, and the debate in France as well. To accomplish this, the paper initially reviews the main foundations of interdisciplinarity, as well as the international context of research-related discussions. Next it demonstrates, through the sociology of science, the construction of an interdisciplinary field of research. Finally, it discusses the different sets of problems and challenges that are faced by practicing interdisciplinary research. These include the challenges of coordination and organization of collective research, communication among researchers, scientific and epistemological dilemmas, and the setting of criteria for scientific certification. These problems and challenges constitute, in the last analysis, a framework for a review of the literature and a contribution to the theory of interdisciplinarity, as associated with Brazilian research and graduate studiesRevista Brasileira de Pós-GraduaçãoTeixeira, Olívio Alberto2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/2210.21713/2358-2332.2004.v1.22RBPG; v. 1, n. 1 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/22/19info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade: problemas e desafios
Interdisciplinaridade: problemas e desafios
title Interdisciplinaridade: problemas e desafios
spellingShingle Interdisciplinaridade: problemas e desafios
Teixeira, Olívio Alberto
interdisciplinaridade. práticas de pesquisa. Sociologia da Pesquisa.
interdisciplinarity, research practices, sociology of research
title_short Interdisciplinaridade: problemas e desafios
title_full Interdisciplinaridade: problemas e desafios
title_fullStr Interdisciplinaridade: problemas e desafios
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade: problemas e desafios
title_sort Interdisciplinaridade: problemas e desafios
author Teixeira, Olívio Alberto
author_facet Teixeira, Olívio Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Olívio Alberto
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade. práticas de pesquisa. Sociologia da Pesquisa.
interdisciplinarity, research practices, sociology of research
topic interdisciplinaridade. práticas de pesquisa. Sociologia da Pesquisa.
interdisciplinarity, research practices, sociology of research
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre a interdisciplinaridade e a pesquisa, debatendo seus principais problemas e desafios, segundo os termos presentes, em período recente, no debate francês. Para tanto, inicialmente procede-se a uma revisão dos principais fundamentos da interdisciplinaridade, assim como do contexto em que esta questão emerge na discussão da pesquisa internacional. Em seguida, procura-se demonstrar, por meio da Sociologia das Ciências, a constituição de um campo de pesquisas interdisciplinares. Por fim, intenta-se debater as diferentes classes de problemas e desafios que são enfrentados pela prática interdisciplinar de pesquisa. São assim recorrentes os desafios de organização e coordenação de um coletivo de pesquisa; de comunicação entre pesquisadores; de ordem científica e epistemológica; e, também, de definição dos critérios da certificação científica. Estes problemas e desafios constituem, em última análise, uma grade de leitura que pode colaborar com o marco teórico da interdisciplinaridade na pesquisa e na pós-graduação brasileira.
The aim of the present paper is to discuss the relationship between interdisciplinarity and research; it discusses the main current problems and challenges, and the debate in France as well. To accomplish this, the paper initially reviews the main foundations of interdisciplinarity, as well as the international context of research-related discussions. Next it demonstrates, through the sociology of science, the construction of an interdisciplinary field of research. Finally, it discusses the different sets of problems and challenges that are faced by practicing interdisciplinary research. These include the challenges of coordination and organization of collective research, communication among researchers, scientific and epistemological dilemmas, and the setting of criteria for scientific certification. These problems and challenges constitute, in the last analysis, a framework for a review of the literature and a contribution to the theory of interdisciplinarity, as associated with Brazilian research and graduate studies
description O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre a interdisciplinaridade e a pesquisa, debatendo seus principais problemas e desafios, segundo os termos presentes, em período recente, no debate francês. Para tanto, inicialmente procede-se a uma revisão dos principais fundamentos da interdisciplinaridade, assim como do contexto em que esta questão emerge na discussão da pesquisa internacional. Em seguida, procura-se demonstrar, por meio da Sociologia das Ciências, a constituição de um campo de pesquisas interdisciplinares. Por fim, intenta-se debater as diferentes classes de problemas e desafios que são enfrentados pela prática interdisciplinar de pesquisa. São assim recorrentes os desafios de organização e coordenação de um coletivo de pesquisa; de comunicação entre pesquisadores; de ordem científica e epistemológica; e, também, de definição dos critérios da certificação científica. Estes problemas e desafios constituem, em última análise, uma grade de leitura que pode colaborar com o marco teórico da interdisciplinaridade na pesquisa e na pós-graduação brasileira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/22
10.21713/2358-2332.2004.v1.22
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/22
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2004.v1.22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/22/19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 1, n. 1 (2004)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075143958528