O sistema de C&T no Brasil e a cooperação internacional: notas sobre a experiência Capes/Cofecub
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/108 |
Resumo: | A recuperação da experiência do Acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Capes/Cofecub) a partir de algumas premissas é o objetivo do presente texto. Inicialmente, iremos procurar situar a cooperação internacional em ciência e tecnologia feita a partir do Estado, dentro de uma lógica mais ampla de consolidação da universidade e da comunidade científica no Brasil. Um objetivo ambicioso, mas que deve ser entendido nos quadros de um artigo, portanto com aspectos não necessariamente tratados com a devida profundidade. Em seguida, uma espécie de testemunho pessoal da vivência como bolsista desse Acordo nos seus primeiros anos de funcionamento, num momento particular da vida política do Brasil e das inquietações que povoavam corações e mentes dos jovens docentes dos nossos então recentes programas de pós-graduação. Nosso intuito é mostrar e discernir a importância da cooperação científica internacional para a consolidação das nossas instituições universitárias. A experiência de estrangeiro é, principalmente para os pesquisadores nas ciências sociais, um privilégio: consolida identidades e promove maior autonomia na produção do conhecimento. Ela garante de forma ambivalente maior distanciamento daquilo que é produzido no exterior e funciona como um filtro seletivo daquilo que nos é útil e adequado para compreendermos nós mesmos, numa clara evidência da necessidade permanente de interlocução entre pares. |
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O sistema de C&T no Brasil e a cooperação internacional: notas sobre a experiência Capes/CofecubO sistema de C&T no Brasil e a cooperação internacional: notas sobre a experiência Capes/CofecubComunidade científica. Sistema de Ciência e Tecnologia. Política científica.Scientific community. System of Science and Technology. Scientific policyA recuperação da experiência do Acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Capes/Cofecub) a partir de algumas premissas é o objetivo do presente texto. Inicialmente, iremos procurar situar a cooperação internacional em ciência e tecnologia feita a partir do Estado, dentro de uma lógica mais ampla de consolidação da universidade e da comunidade científica no Brasil. Um objetivo ambicioso, mas que deve ser entendido nos quadros de um artigo, portanto com aspectos não necessariamente tratados com a devida profundidade. Em seguida, uma espécie de testemunho pessoal da vivência como bolsista desse Acordo nos seus primeiros anos de funcionamento, num momento particular da vida política do Brasil e das inquietações que povoavam corações e mentes dos jovens docentes dos nossos então recentes programas de pós-graduação. Nosso intuito é mostrar e discernir a importância da cooperação científica internacional para a consolidação das nossas instituições universitárias. A experiência de estrangeiro é, principalmente para os pesquisadores nas ciências sociais, um privilégio: consolida identidades e promove maior autonomia na produção do conhecimento. Ela garante de forma ambivalente maior distanciamento daquilo que é produzido no exterior e funciona como um filtro seletivo daquilo que nos é útil e adequado para compreendermos nós mesmos, numa clara evidência da necessidade permanente de interlocução entre pares.The objective of the present text is to relate the experience of the Capes/Cofecub accord, based on some basic premises. We begin by situating state-based international cooperation in science and technology within a wider logic of consolidating the university and the scientific community in Brazil. The objective is ambitious, but it must be understood in the context of an article, which means that certain aspects are not always treated with the necessary depth. Next, a personal testament is provided of life as a fellow of the Accord during its initial years, at a special moment in the political life of Brazil, and of the doubts that fill the hearts and minds of the young professors of our then recent programs for graduate study. Our intent is to reveal the importance of international scientific cooperation for the consolidation of our university institutions. The experience of being a foreigner is a privilege, especially for researchers in the social sciences, because it consolidates identities and promotes greater autonomy in the production of knowledge. It guarantees, in ambivalent form, greater distance from that which is produced in other countries and functions as a selective filter for that which is useful and adequate for understanding ourselves, thereby constituting clear evidence of the permanent need for interlocution between peers.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoNunes, Brasilmar Ferreira2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/10810.21713/2358-2332.2006.v3.108RBPG; v. 3, n. 6 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 6 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/108/102info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:53Zmail@mail.com - |
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