A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955 |
Resumo: | El texto presentado muestra la importancia del Programa Ciência sem Fronteiras en el proceso de internacionalización de la educación superior brasileña, basado en el estudio de caso de Australia. Este país recibió en sus universidades varios estudiantes brasileños becados. La metodología abarcó investigación documental y bibliográfica, incluyendo consulta a documentos de organismos internacionales y de los gobiernos australiano y brasileño. Los resultados se discutieron teniendo en cuenta el informe final de evaluación realizada por la Comisión de Ciencia, Tecnología, Innovación, Comunicación e Informática del Senado Federal, así como algunos artículos de análisis crítico del programa. |
id |
CAPES-1_641e1d134241fdbf9cd9fd99127b263f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/955 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendaçõesThe importance of the Ciência sem Fronteiras Program: the Australian case, first results and recommendationsLa importancia del Programa Ciência sem Fronteiras: estudio del caso australiano, primeros resultados y recomendacionesInterdisciplinar; EducaçãoEducação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras.Educación Superior. Internacionalización. Programa Ciência sem Fronteiras.Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program.El texto presentado muestra la importancia del Programa Ciência sem Fronteiras en el proceso de internacionalización de la educación superior brasileña, basado en el estudio de caso de Australia. Este país recibió en sus universidades varios estudiantes brasileños becados. La metodología abarcó investigación documental y bibliográfica, incluyendo consulta a documentos de organismos internacionales y de los gobiernos australiano y brasileño. Los resultados se discutieron teniendo en cuenta el informe final de evaluación realizada por la Comisión de Ciencia, Tecnología, Innovación, Comunicación e Informática del Senado Federal, así como algunos artículos de análisis crítico del programa.O texto apresentado a seguir mostra a importância do Programa Ciência sem Fronteiras no processo de internacionalização da educação superior brasileira, com base em estudo de caso da Austrália. Esse país acolheu em suas universidades vários estudantes brasileiros contemplados com bolsas de estudo. A metodologia envolveu pesquisa documental e bibliográfica, incluindo consulta aos documentos dos organismos internacionais e dos governos australiano e brasileiro. Os resultados obtidos foram discutidos considerando-se o relatório final de avaliação elaborado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, bem como alguns artigos de análise crítica do programa. The text below shows the importance of the Ciência sem Fronteiras Program in the Brazilian higher education internationalization process, based on the case study of Australia. That country hosted in its universities several Brazilian students who were awarded with scholarships. The methodology involved documentary and bibliographic research, including consultation of documents prepared by international organizations and the Australian and Brazilian governments. The results obtained were discussed considering the evaluation final report prepared by the Commission of Science, Technology, Innovation, Communication and Informatics of the Federal Senate, as well as some articles of critical analysis of the program. Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCunha, Dileine Amaral daRocha Neto, Ivan2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/95510.21713/2358-2332.2016.v13.955RBPG; v. 13, n. 30 (2016)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 13, n. 30 (2016)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações The importance of the Ciência sem Fronteiras Program: the Australian case, first results and recommendations La importancia del Programa Ciência sem Fronteiras: estudio del caso australiano, primeros resultados y recomendaciones |
title |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações |
spellingShingle |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações Cunha, Dileine Amaral da Interdisciplinar; Educação Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras. Educación Superior. Internacionalización. Programa Ciência sem Fronteiras. Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program. |
title_short |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações |
title_full |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações |
title_fullStr |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações |
title_full_unstemmed |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações |
title_sort |
A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações |
author |
Cunha, Dileine Amaral da |
author_facet |
Cunha, Dileine Amaral da Rocha Neto, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Neto, Ivan |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Dileine Amaral da Rocha Neto, Ivan |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar; Educação Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras. Educación Superior. Internacionalización. Programa Ciência sem Fronteiras. Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program. |
topic |
Interdisciplinar; Educação Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras. Educación Superior. Internacionalización. Programa Ciência sem Fronteiras. Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
El texto presentado muestra la importancia del Programa Ciência sem Fronteiras en el proceso de internacionalización de la educación superior brasileña, basado en el estudio de caso de Australia. Este país recibió en sus universidades varios estudiantes brasileños becados. La metodología abarcó investigación documental y bibliográfica, incluyendo consulta a documentos de organismos internacionales y de los gobiernos australiano y brasileño. Los resultados se discutieron teniendo en cuenta el informe final de evaluación realizada por la Comisión de Ciencia, Tecnología, Innovación, Comunicación e Informática del Senado Federal, así como algunos artículos de análisis crítico del programa. O texto apresentado a seguir mostra a importância do Programa Ciência sem Fronteiras no processo de internacionalização da educação superior brasileira, com base em estudo de caso da Austrália. Esse país acolheu em suas universidades vários estudantes brasileiros contemplados com bolsas de estudo. A metodologia envolveu pesquisa documental e bibliográfica, incluindo consulta aos documentos dos organismos internacionais e dos governos australiano e brasileiro. Os resultados obtidos foram discutidos considerando-se o relatório final de avaliação elaborado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, bem como alguns artigos de análise crítica do programa. The text below shows the importance of the Ciência sem Fronteiras Program in the Brazilian higher education internationalization process, based on the case study of Australia. That country hosted in its universities several Brazilian students who were awarded with scholarships. The methodology involved documentary and bibliographic research, including consultation of documents prepared by international organizations and the Australian and Brazilian governments. The results obtained were discussed considering the evaluation final report prepared by the Commission of Science, Technology, Innovation, Communication and Informatics of the Federal Senate, as well as some articles of critical analysis of the program. |
description |
El texto presentado muestra la importancia del Programa Ciência sem Fronteiras en el proceso de internacionalización de la educación superior brasileña, basado en el estudio de caso de Australia. Este país recibió en sus universidades varios estudiantes brasileños becados. La metodología abarcó investigación documental y bibliográfica, incluyendo consulta a documentos de organismos internacionales y de los gobiernos australiano y brasileño. Los resultados se discutieron teniendo en cuenta el informe final de evaluación realizada por la Comisión de Ciencia, Tecnología, Innovación, Comunicación e Informática del Senado Federal, así como algunos artículos de análisis crítico del programa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955 10.21713/2358-2332.2016.v13.955 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2016.v13.955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 13, n. 30 (2016) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 13, n. 30 (2016) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987073781858304 |