A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Dileine Amaral da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha Neto, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955
Resumo: El texto presentado muestra la importancia del Programa Ciência sem Fronteiras en el proceso de internacionalización de la educación superior brasileña,  basado en el estudio de caso de Australia. Este país recibió en sus universidades varios estudiantes brasileños becados. La metodología abarcó investigación documental y bibliográfica, incluyendo consulta a documentos de organismos internacionales y de los gobiernos australiano y brasileño. Los resultados se discutieron teniendo en cuenta el informe final de evaluación realizada por la Comisión de Ciencia, Tecnología, Innovación, Comunicación e Informática del Senado Federal, así como algunos artículos de análisis crítico del programa.
id CAPES-1_641e1d134241fdbf9cd9fd99127b263f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/955
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendaçõesThe importance of the Ciência sem Fronteiras Program: the Australian case, first results and recommendationsLa importancia del Programa Ciência sem Fronteiras: estudio del caso australiano, primeros resultados y recomendacionesInterdisciplinar; EducaçãoEducação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras.Educación Superior. Internacionalización. Programa Ciência sem Fronteiras.Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program.El texto presentado muestra la importancia del Programa Ciência sem Fronteiras en el proceso de internacionalización de la educación superior brasileña,  basado en el estudio de caso de Australia. Este país recibió en sus universidades varios estudiantes brasileños becados. La metodología abarcó investigación documental y bibliográfica, incluyendo consulta a documentos de organismos internacionales y de los gobiernos australiano y brasileño. Los resultados se discutieron teniendo en cuenta el informe final de evaluación realizada por la Comisión de Ciencia, Tecnología, Innovación, Comunicación e Informática del Senado Federal, así como algunos artículos de análisis crítico del programa.O texto apresentado a seguir mostra a importância do Programa Ciência sem Fronteiras no processo de internacionalização da educação superior brasileira, com base em estudo de caso da Austrália. Esse país acolheu em suas universidades vários estudantes brasileiros contemplados com bolsas de estudo. A metodologia envolveu pesquisa documental e bibliográfica, incluindo consulta aos documentos dos organismos internacionais e dos governos australiano e brasileiro. Os resultados obtidos foram discutidos considerando-se o relatório final de avaliação elaborado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, bem como alguns artigos de análise crítica do programa. The text below shows the importance of the Ciência sem Fronteiras Program in the Brazilian higher education internationalization process, based on the case study of Australia. That country hosted in its universities several Brazilian students who were awarded with scholarships. The methodology involved documentary and bibliographic research, including consultation of documents prepared by international organizations and the Australian and Brazilian governments. The results obtained were discussed considering the evaluation final report prepared by the Commission of Science, Technology, Innovation, Communication and Informatics of the Federal Senate, as well as some articles of critical analysis of the program. Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCunha, Dileine Amaral daRocha Neto, Ivan2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/95510.21713/2358-2332.2016.v13.955RBPG; v. 13, n. 30 (2016)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 13, n. 30 (2016)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
The importance of the Ciência sem Fronteiras Program: the Australian case, first results and recommendations
La importancia del Programa Ciência sem Fronteiras: estudio del caso australiano, primeros resultados y recomendaciones
title A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
spellingShingle A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
Cunha, Dileine Amaral da
Interdisciplinar; Educação
Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras.
Educación Superior. Internacionalización. Programa Ciência sem Fronteiras.
Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program.
title_short A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
title_full A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
title_fullStr A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
title_full_unstemmed A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
title_sort A importância do Programa Ciência sem Fronteiras: o estudo do caso australiano, primeiros resultados e recomendações
author Cunha, Dileine Amaral da
author_facet Cunha, Dileine Amaral da
Rocha Neto, Ivan
author_role author
author2 Rocha Neto, Ivan
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Dileine Amaral da
Rocha Neto, Ivan
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinar; Educação
Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras.
Educación Superior. Internacionalización. Programa Ciência sem Fronteiras.
Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program.
topic Interdisciplinar; Educação
Educação Superior. Internacionalização. Programa Ciência sem Fronteiras.
Educación Superior. Internacionalización. Programa Ciência sem Fronteiras.
Higher Education. Internationalization. Ciência sem Fronteiras Program.
dc.description.none.fl_txt_mv El texto presentado muestra la importancia del Programa Ciência sem Fronteiras en el proceso de internacionalización de la educación superior brasileña,  basado en el estudio de caso de Australia. Este país recibió en sus universidades varios estudiantes brasileños becados. La metodología abarcó investigación documental y bibliográfica, incluyendo consulta a documentos de organismos internacionales y de los gobiernos australiano y brasileño. Los resultados se discutieron teniendo en cuenta el informe final de evaluación realizada por la Comisión de Ciencia, Tecnología, Innovación, Comunicación e Informática del Senado Federal, así como algunos artículos de análisis crítico del programa.
O texto apresentado a seguir mostra a importância do Programa Ciência sem Fronteiras no processo de internacionalização da educação superior brasileira, com base em estudo de caso da Austrália. Esse país acolheu em suas universidades vários estudantes brasileiros contemplados com bolsas de estudo. A metodologia envolveu pesquisa documental e bibliográfica, incluindo consulta aos documentos dos organismos internacionais e dos governos australiano e brasileiro. Os resultados obtidos foram discutidos considerando-se o relatório final de avaliação elaborado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, bem como alguns artigos de análise crítica do programa. 
The text below shows the importance of the Ciência sem Fronteiras Program in the Brazilian higher education internationalization process, based on the case study of Australia. That country hosted in its universities several Brazilian students who were awarded with scholarships. The methodology involved documentary and bibliographic research, including consultation of documents prepared by international organizations and the Australian and Brazilian governments. The results obtained were discussed considering the evaluation final report prepared by the Commission of Science, Technology, Innovation, Communication and Informatics of the Federal Senate, as well as some articles of critical analysis of the program. 
description El texto presentado muestra la importancia del Programa Ciência sem Fronteiras en el proceso de internacionalización de la educación superior brasileña,  basado en el estudio de caso de Australia. Este país recibió en sus universidades varios estudiantes brasileños becados. La metodología abarcó investigación documental y bibliográfica, incluyendo consulta a documentos de organismos internacionales y de los gobiernos australiano y brasileño. Los resultados se discutieron teniendo en cuenta el informe final de evaluación realizada por la Comisión de Ciencia, Tecnología, Innovación, Comunicación e Informática del Senado Federal, así como algunos artículos de análisis crítico del programa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955
10.21713/2358-2332.2016.v13.955
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2016.v13.955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/955/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 13, n. 30 (2016)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 13, n. 30 (2016)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073781858304