O Sinaes como Sistema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106 |
Resumo: | O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral. |
id |
CAPES-1_66919fd1ae592d50f0a64cd9bfc0075f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/106 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
O Sinaes como SistemaO Sinaes como SistemaSinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade.Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade.O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral.The text describes the principles, directives, characteristics, instruments, agents and major operational procedures of the new Brazilian Higher Education Evaluation System (Sinaes). It argues that Sinaes may in fact be considered a System in that it integrates not only the evaluative spaces within the Ministry of Education, and in so doing organizes them around one single conception, in close connection with the higher education policies, but also integrates the evaluation instruments with each other and, at the same time, with the information instruments (higher education census, national faculty data base, national data base of institutions and undergraduate programs). This systemic view of evaluation allows for the generation, management and dissemination of indicators and information of great interest to institutions, programs, evaluators, and to the public in general.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoRistoff, DilvoGiolo, Jaime2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/10610.21713/2358-2332.2006.v3.106RBPG; v. 3, n. 6 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 6 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106/100info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:53Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Sinaes como Sistema O Sinaes como Sistema |
title |
O Sinaes como Sistema |
spellingShingle |
O Sinaes como Sistema Ristoff, Dilvo Sinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade. Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade. |
title_short |
O Sinaes como Sistema |
title_full |
O Sinaes como Sistema |
title_fullStr |
O Sinaes como Sistema |
title_full_unstemmed |
O Sinaes como Sistema |
title_sort |
O Sinaes como Sistema |
author |
Ristoff, Dilvo |
author_facet |
Ristoff, Dilvo Giolo, Jaime |
author_role |
author |
author2 |
Giolo, Jaime |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ristoff, Dilvo Giolo, Jaime |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade. Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade. |
topic |
Sinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade. Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral. The text describes the principles, directives, characteristics, instruments, agents and major operational procedures of the new Brazilian Higher Education Evaluation System (Sinaes). It argues that Sinaes may in fact be considered a System in that it integrates not only the evaluative spaces within the Ministry of Education, and in so doing organizes them around one single conception, in close connection with the higher education policies, but also integrates the evaluation instruments with each other and, at the same time, with the information instruments (higher education census, national faculty data base, national data base of institutions and undergraduate programs). This systemic view of evaluation allows for the generation, management and dissemination of indicators and information of great interest to institutions, programs, evaluators, and to the public in general. |
description |
O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106 10.21713/2358-2332.2006.v3.106 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2006.v3.106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106/100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 3, n. 6 (2006) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 6 (2006) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075889496064 |