O Sinaes como Sistema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ristoff, Dilvo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Giolo, Jaime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106
Resumo: O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral.
id CAPES-1_66919fd1ae592d50f0a64cd9bfc0075f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/106
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling O Sinaes como SistemaO Sinaes como SistemaSinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade.Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade.O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral.The text describes the principles, directives, characteristics, instruments, agents and major operational procedures of the new Brazilian Higher Education Evaluation System (Sinaes). It argues that Sinaes may in fact be considered a System in that it integrates not only the evaluative spaces within the Ministry of Education, and in so doing organizes them around one single conception, in close connection with the higher education policies, but also integrates the evaluation instruments with each other and, at the same time, with the information instruments (higher education census, national faculty data base, national data base of institutions and undergraduate programs). This systemic view of evaluation allows for the generation, management and dissemination of indicators and information of great interest to institutions, programs, evaluators, and to the public in general.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoRistoff, DilvoGiolo, Jaime2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/10610.21713/2358-2332.2006.v3.106RBPG; v. 3, n. 6 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 6 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106/100info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:53Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O Sinaes como Sistema
O Sinaes como Sistema
title O Sinaes como Sistema
spellingShingle O Sinaes como Sistema
Ristoff, Dilvo
Sinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade.
Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade.
title_short O Sinaes como Sistema
title_full O Sinaes como Sistema
title_fullStr O Sinaes como Sistema
title_full_unstemmed O Sinaes como Sistema
title_sort O Sinaes como Sistema
author Ristoff, Dilvo
author_facet Ristoff, Dilvo
Giolo, Jaime
author_role author
author2 Giolo, Jaime
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ristoff, Dilvo
Giolo, Jaime
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Sinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade.
Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade.
topic Sinaes. Avaliação Institucional. Avaliação de Curso de Graduação. Educação Superior. Enade.
Sinaes. Institutional Evaluation. Undergraduate Program Evaluation. Higher Education. Enade.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral.
The text describes the principles, directives, characteristics, instruments, agents and major operational procedures of the new Brazilian Higher Education Evaluation System (Sinaes). It argues that Sinaes may in fact be considered a System in that it integrates not only the evaluative spaces within the Ministry of Education, and in so doing organizes them around one single conception, in close connection with the higher education policies, but also integrates the evaluation instruments with each other and, at the same time, with the information instruments (higher education census, national faculty data base, national data base of institutions and undergraduate programs). This systemic view of evaluation allows for the generation, management and dissemination of indicators and information of great interest to institutions, programs, evaluators, and to the public in general.
description O artigo descreve os princípios, as diretrizes, as características, os instrumentos, os agentes e os principais procedimentos operacionais do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O texto argumenta, entre outros, que o Sinaes se constitui efetivamente como um Sistema, pois integra não só espaços avaliativos dentro do Ministério da Educação (MEC) e os organiza em torno de uma concepção única, em estreita vinculação com as políticas para a educação superior, como também integra os instrumentos de avaliação entre si, ao mesmo tempo que os integra aos instrumentos de informação (censo da educação superior, cadastro de docentes, cadastro de instituições e cursos etc.). Esta visão sistêmica da avaliação permite a geração, a gestão e a disseminação de indicadores e informações de grande interesse para as instituições, os cursos, os avaliadores e para a sociedade em geral.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106
10.21713/2358-2332.2006.v3.106
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2006.v3.106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/106/100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 3, n. 6 (2006)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 6 (2006)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075889496064