Association between doctoral training abroad and internationalization of the knowledge base: case studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Milena Yumi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garagorry Cassales, Fernando Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1123
Resumo: This article presents a quantitative analysis of the association between doctoral training abroad and international scientific collaboration in four countries – Brazil, Mexico, China and South Korea – in the period 1997-2013. We found distinct patterns of inclusion in the global system of science: Brazil and China are still dependent on the doctoral training in world-class institutions to maintain or increase the internationalization of their knowledge bases; South Korea and Mexico, under the influence of specific conditions and trajectories, are able to maintain its international scientific insertion even reducing doctoral training in world-class institutions abroad. Similar forms with regard to the evolution of the two variables over the period reinforce the plausibility of the association between doctoral training abroad and international scientific collaboration.
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Neste artigo faz-se uma análise quantitativa da associação entre formação de doutores no exterior e colaboração científica internacional em quatro países – Brasil, México, China e Coreia do Sul – no período 1997-2013. Verificou-se a existência de distintos padrões de inserção no sistema global de ciência: Brasil e China ainda são dependentes da formação de doutores em instituições de classe mundial para manter ou aumentar a internacionalização de suas bases de conhecimentos; Coreia do Sul e México, sob a influência de condições e trajetórias específicas, conseguem manter sua inserção científica internacional, mesmo reduzindo a formação de quadros em instituições de classe mundial no exterior. Comportamentos similares no que se refere à evolução das duas variáveis ao longo do período reforçam a plausibilidade da associação entre formação de doutores no exterior e colaboração científica internacional.
En este artículo se analiza, de forma cuantitativa, la asociación entre la formación de doctores en el extranjero y la colaboración científica internacional en cuatro países – Brasil, México, China y Corea del Sur – en el período 1997-2013. Distintos estándares de inclusión en el sistema global de ciencia fueran identificados: Brasil y China aún dependen de la formación de los doctores en instituciones de clase mundial para mantener o incrementar la internacionalización de sus bases de conocimiento; Corea del Sur y México, bajo la influencia de condiciones y trayectorias específicas, logran mantener su inserción científica internacional, aunque reduzcan la formación del personal en instituciones de clase mundial en el extranjero. Formas similares con respecto a la evolución de las dos variables a lo largo del período refuerzan la posibilidad de asociación entre la formación de doctores en el extranjero y la colaboración científica internacional.
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