O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Antonia Dalva França
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/250
Resumo: This work addresses an experience of teacher development in the context of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid) at the Federal University of the Piauí. The Program is financed by the MEC/CAPES and has the objective of valuing teaching, promoting a bond between future teachers and the public school classroom. The modus operandi is undertaken through reflection-action, centering on the axis of knowing how to do, approximating the clinical method in order to construct the pedagogical rationality of the future professor. The preliminary results revealed that to sediment the initial formation of the future teacher on the knowing how to do axis, it is necessary to develop professional competencies and dialogical capacity, in addition to constructing the identity of the teacher grounded in a practical-reflexive epistemology with emancipatory contours.
id CAPES-1_7ff78cce241d716b391d836ad3a19abf
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/250
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docenteThe institutional program of teaching initiation scholarships: establishing the reflective-practical paradigm in teachers educationFormação Docente. Professor Reflexivo. Ação-ReflexãoAçãoTeaching Formation. Reflective Professor. Action-ReflectionAction.This work addresses an experience of teacher development in the context of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid) at the Federal University of the Piauí. The Program is financed by the MEC/CAPES and has the objective of valuing teaching, promoting a bond between future teachers and the public school classroom. The modus operandi is undertaken through reflection-action, centering on the axis of knowing how to do, approximating the clinical method in order to construct the pedagogical rationality of the future professor. The preliminary results revealed that to sediment the initial formation of the future teacher on the knowing how to do axis, it is necessary to develop professional competencies and dialogical capacity, in addition to constructing the identity of the teacher grounded in a practical-reflexive epistemology with emancipatory contours.Este trabalho aborda a experiência de formação docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal do Piauí. O programa é financiado pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC/Capes) e objetiva valorizar o magistério, antecipando o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. O modus operandis é realizado por meio da reflexão-ação, centrandose no eixo do saber fazer, aproximando-se do método clínico para construir a racionalidade pedagógica do futuro professor. Os resultados preliminares mostraram que sedimentar a formação inicial do futuro professor no eixo do saber fazer reflexivo fomenta o desenvolvimento de competências profissionais e da capacidade dialógica, além de construir a identidade de professor fundada em uma epistemologia prático-reflexiva com contornos emancipatórios.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCarvalho, Antonia Dalva França2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25010.21713/2358-2332.2012.v8.250RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/250/239http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/250/16##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente
The institutional program of teaching initiation scholarships: establishing the reflective-practical paradigm in teachers education
title O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente
spellingShingle O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente
Carvalho, Antonia Dalva França
Formação Docente. Professor Reflexivo. Ação-ReflexãoAção
Teaching Formation. Reflective Professor. Action-ReflectionAction.
title_short O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente
title_full O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente
title_sort O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente
author Carvalho, Antonia Dalva França
author_facet Carvalho, Antonia Dalva França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Antonia Dalva França
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. Professor Reflexivo. Ação-ReflexãoAção
Teaching Formation. Reflective Professor. Action-ReflectionAction.
topic Formação Docente. Professor Reflexivo. Ação-ReflexãoAção
Teaching Formation. Reflective Professor. Action-ReflectionAction.
dc.description.none.fl_txt_mv This work addresses an experience of teacher development in the context of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid) at the Federal University of the Piauí. The Program is financed by the MEC/CAPES and has the objective of valuing teaching, promoting a bond between future teachers and the public school classroom. The modus operandi is undertaken through reflection-action, centering on the axis of knowing how to do, approximating the clinical method in order to construct the pedagogical rationality of the future professor. The preliminary results revealed that to sediment the initial formation of the future teacher on the knowing how to do axis, it is necessary to develop professional competencies and dialogical capacity, in addition to constructing the identity of the teacher grounded in a practical-reflexive epistemology with emancipatory contours.
Este trabalho aborda a experiência de formação docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal do Piauí. O programa é financiado pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC/Capes) e objetiva valorizar o magistério, antecipando o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. O modus operandis é realizado por meio da reflexão-ação, centrandose no eixo do saber fazer, aproximando-se do método clínico para construir a racionalidade pedagógica do futuro professor. Os resultados preliminares mostraram que sedimentar a formação inicial do futuro professor no eixo do saber fazer reflexivo fomenta o desenvolvimento de competências profissionais e da capacidade dialógica, além de construir a identidade de professor fundada em uma epistemologia prático-reflexiva com contornos emancipatórios.
description This work addresses an experience of teacher development in the context of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid) at the Federal University of the Piauí. The Program is financed by the MEC/CAPES and has the objective of valuing teaching, promoting a bond between future teachers and the public school classroom. The modus operandi is undertaken through reflection-action, centering on the axis of knowing how to do, approximating the clinical method in order to construct the pedagogical rationality of the future professor. The preliminary results revealed that to sediment the initial formation of the future teacher on the knowing how to do axis, it is necessary to develop professional competencies and dialogical capacity, in addition to constructing the identity of the teacher grounded in a practical-reflexive epistemology with emancipatory contours.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/250
10.21713/2358-2332.2012.v8.250
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/250
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2012.v8.250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/250/239
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/250/16
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075117744128