Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Soares, Silvia Adriana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pauly, Evaldo Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/768
Resumo: The aim of present study was point out the secretary’s function in the Education’s Post-Graduate Programs, a relevant theme for research management in Brazil and poorly unterstood. The realization of the VIII Meeting of the Secretaries of Education’s Post-Graduate in the Brazilian Southern Region, allowed the realization of this research. The methodology used was questionnaire with closed questions approaching identification (gender, age, education), the necessary knowledge to secretary’s function, developed activities and working conditions. Therefore, there were open question asked about the satisfaction of Secretaries with its function and institution. The results showed the complexity of the activities of secretaries and the need for qualification of these professionals to enable the perfecting of the administrative work of Postgraduate Education Programs.
id CAPES-1_8f2dd6ec5b089e7a3e265101277e5d16
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/768
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em EducaçãoProfessionals in Post-graduation Management: profile, skills and activities in the perception of the secretaries of Post-graduation Programs in EducationLos profesionales de gestión de posgrado: perfil, habilidades y actividades en la percepción de los Secretarios de los programas de postgrado en EducaciónEducaçãoSecretaria da Pós-Graduação. Perfil dos Secretários. Gestão da Pós-Graduação.Post-Graduation’s Secretary. Profile of the Secretaries. Post-Graduation Management.Secretaria de Posgrado. Perfil de los Secretarios. Gestión de Posgrado.The aim of present study was point out the secretary’s function in the Education’s Post-Graduate Programs, a relevant theme for research management in Brazil and poorly unterstood. The realization of the VIII Meeting of the Secretaries of Education’s Post-Graduate in the Brazilian Southern Region, allowed the realization of this research. The methodology used was questionnaire with closed questions approaching identification (gender, age, education), the necessary knowledge to secretary’s function, developed activities and working conditions. Therefore, there were open question asked about the satisfaction of Secretaries with its function and institution. The results showed the complexity of the activities of secretaries and the need for qualification of these professionals to enable the perfecting of the administrative work of Postgraduate Education Programs.El artículo analiza el papel de los secretarios de los Programas de Posgrado en Educación, un tema relevante para la gestión de la investigación en Brasil y todavía aún poco estudiado. La realización del VIII Foro de Secretarios(as) de Posgrado en Educación de la Región Sur, permitió la realización de esta investigación. El recurso metodológico hizo uso de un cuestionario con preguntas objetivas que abordan la identificación (sexo, edad, educación), el conocimiento de la profesión, las actividades realizadas y las condiciones de trabajo; la pregunta abierta da cuenta al respecto acerca de la satisfacción del Secretario(a) con su función y con la institución. Como resultado si apunta para la complejidad de las actividades de los (las) secretarios(as) y la necesidad de capacitación de estos profesionales para posibilitar la mejora del hacer administrativo de Posgrado en Educación.  O artigo discute a atuação dos secretários de programas de pós-graduação em Educação, um tema relevante para a gestão da pesquisa no Brasil e ainda pouco estudado. A realização do VIII Fórum de Secretários(as) de Pós-Graduação em Educação da Região Sul permitiu a realização desta pesquisa. Como recurso metodológico, foi desenvolvido um questionário com questões fechadas sobre a identificação (gênero, idade, escolaridade), os conhecimentos necessários para o exercício da profissão, as atividades desenvolvidas e as condições de trabalho do respondente; a questão aberta versava sobre a satisfação dos secretários com sua função e com a instituição. Como resultado, constatou-se a complexidade da atuação dos secretários e a necessidade de qualificação desses profissionais para viabilizar o aperfeiçoamento do trabalho administrativo da pós-graduação em Educação.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãoda Silva Soares, Silvia AdrianaPauly, Evaldo Luis2015-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/76810.21713/2358-2332.2015.v12.768RBPG; v. 12, n. 28 (2015)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 28 (2015)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/768/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/768/78info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação
Professionals in Post-graduation Management: profile, skills and activities in the perception of the secretaries of Post-graduation Programs in Education
Los profesionales de gestión de posgrado: perfil, habilidades y actividades en la percepción de los Secretarios de los programas de postgrado en Educación
title Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação
spellingShingle Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação
da Silva Soares, Silvia Adriana
Educação
Secretaria da Pós-Graduação. Perfil dos Secretários. Gestão da Pós-Graduação.
Post-Graduation’s Secretary. Profile of the Secretaries. Post-Graduation Management.
Secretaria de Posgrado. Perfil de los Secretarios. Gestión de Posgrado.
title_short Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação
title_full Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação
title_fullStr Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação
title_full_unstemmed Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação
title_sort Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação
author da Silva Soares, Silvia Adriana
author_facet da Silva Soares, Silvia Adriana
Pauly, Evaldo Luis
author_role author
author2 Pauly, Evaldo Luis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Soares, Silvia Adriana
Pauly, Evaldo Luis
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Secretaria da Pós-Graduação. Perfil dos Secretários. Gestão da Pós-Graduação.
Post-Graduation’s Secretary. Profile of the Secretaries. Post-Graduation Management.
Secretaria de Posgrado. Perfil de los Secretarios. Gestión de Posgrado.
topic Educação
Secretaria da Pós-Graduação. Perfil dos Secretários. Gestão da Pós-Graduação.
Post-Graduation’s Secretary. Profile of the Secretaries. Post-Graduation Management.
Secretaria de Posgrado. Perfil de los Secretarios. Gestión de Posgrado.
dc.description.none.fl_txt_mv The aim of present study was point out the secretary’s function in the Education’s Post-Graduate Programs, a relevant theme for research management in Brazil and poorly unterstood. The realization of the VIII Meeting of the Secretaries of Education’s Post-Graduate in the Brazilian Southern Region, allowed the realization of this research. The methodology used was questionnaire with closed questions approaching identification (gender, age, education), the necessary knowledge to secretary’s function, developed activities and working conditions. Therefore, there were open question asked about the satisfaction of Secretaries with its function and institution. The results showed the complexity of the activities of secretaries and the need for qualification of these professionals to enable the perfecting of the administrative work of Postgraduate Education Programs.
El artículo analiza el papel de los secretarios de los Programas de Posgrado en Educación, un tema relevante para la gestión de la investigación en Brasil y todavía aún poco estudiado. La realización del VIII Foro de Secretarios(as) de Posgrado en Educación de la Región Sur, permitió la realización de esta investigación. El recurso metodológico hizo uso de un cuestionario con preguntas objetivas que abordan la identificación (sexo, edad, educación), el conocimiento de la profesión, las actividades realizadas y las condiciones de trabajo; la pregunta abierta da cuenta al respecto acerca de la satisfacción del Secretario(a) con su función y con la institución. Como resultado si apunta para la complejidad de las actividades de los (las) secretarios(as) y la necesidad de capacitación de estos profesionales para posibilitar la mejora del hacer administrativo de Posgrado en Educación.  
O artigo discute a atuação dos secretários de programas de pós-graduação em Educação, um tema relevante para a gestão da pesquisa no Brasil e ainda pouco estudado. A realização do VIII Fórum de Secretários(as) de Pós-Graduação em Educação da Região Sul permitiu a realização desta pesquisa. Como recurso metodológico, foi desenvolvido um questionário com questões fechadas sobre a identificação (gênero, idade, escolaridade), os conhecimentos necessários para o exercício da profissão, as atividades desenvolvidas e as condições de trabalho do respondente; a questão aberta versava sobre a satisfação dos secretários com sua função e com a instituição. Como resultado, constatou-se a complexidade da atuação dos secretários e a necessidade de qualificação desses profissionais para viabilizar o aperfeiçoamento do trabalho administrativo da pós-graduação em Educação.
description The aim of present study was point out the secretary’s function in the Education’s Post-Graduate Programs, a relevant theme for research management in Brazil and poorly unterstood. The realization of the VIII Meeting of the Secretaries of Education’s Post-Graduate in the Brazilian Southern Region, allowed the realization of this research. The methodology used was questionnaire with closed questions approaching identification (gender, age, education), the necessary knowledge to secretary’s function, developed activities and working conditions. Therefore, there were open question asked about the satisfaction of Secretaries with its function and institution. The results showed the complexity of the activities of secretaries and the need for qualification of these professionals to enable the perfecting of the administrative work of Postgraduate Education Programs.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/768
10.21713/2358-2332.2015.v12.768
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/768
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2015.v12.768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/768/pdf
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/768/78
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 12, n. 28 (2015)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 28 (2015)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074645884928