Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantini, Alfredo Celso
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: D’Agostini, Luiz Renato, Schlindwein, Sandro Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/109
Resumo: Interdisciplinaridade está se tornando um tema central de discussão entre pesquisadores e educadores, renovando o entusiasmo dos que há mais tempo se ocupam com epistemologias não-reducionistas, nãofragmentadoras. Na pós-graduação, implementar e consolidar um programa na “área multidisciplinar”, estes já descobriram, não é tarefa trivial. Barreiras institucionais e culturais constituem permanentes desafios a superar. O objetivo deste artigo é apresentar a história dos 10 anos de experiência da construção do programa interdisciplinar de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (PGA/UFSC). Processo de constante esforço para superar adversidades, que por um lado dificultaram a consolidação do programa, mas ao mesmo tempo promoveram um rico ambiente de crescimento intelectual de professores e estudantes. A exemplo do próprio conceito e significado de interdisciplinaridade, em constante construção, o debate em torno da natureza, formato e avaliação dos programas “multidisciplinares” deverá ser permanente. Em seu favor, nessa discussão, o PGA tem muita experiência acumulada, e que, dada a oportunidade, poderá contribuir para a construção de um novo projeto de educação em nível de pós-graduação, que objetive a transformação de todos os interessados e onde a ciência não tenha um fim em si mesma.
id CAPES-1_9940199e8e46281ed24fcc1f3b548117
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/109
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudançaPrograma de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudançaPós-Graduação. Multidisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.Graduate Programs. Multidisciplinarity. Interdisciplinarity. Transdisciplinarity.Interdisciplinaridade está se tornando um tema central de discussão entre pesquisadores e educadores, renovando o entusiasmo dos que há mais tempo se ocupam com epistemologias não-reducionistas, nãofragmentadoras. Na pós-graduação, implementar e consolidar um programa na “área multidisciplinar”, estes já descobriram, não é tarefa trivial. Barreiras institucionais e culturais constituem permanentes desafios a superar. O objetivo deste artigo é apresentar a história dos 10 anos de experiência da construção do programa interdisciplinar de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (PGA/UFSC). Processo de constante esforço para superar adversidades, que por um lado dificultaram a consolidação do programa, mas ao mesmo tempo promoveram um rico ambiente de crescimento intelectual de professores e estudantes. A exemplo do próprio conceito e significado de interdisciplinaridade, em constante construção, o debate em torno da natureza, formato e avaliação dos programas “multidisciplinares” deverá ser permanente. Em seu favor, nessa discussão, o PGA tem muita experiência acumulada, e que, dada a oportunidade, poderá contribuir para a construção de um novo projeto de educação em nível de pós-graduação, que objetive a transformação de todos os interessados e onde a ciência não tenha um fim em si mesma.Interdisciplinarity is becoming a central theme for discussion among researches and educators, renewing the enthusiasm of those who engaged in the past in non-reductionist, non-fragmentary epistemologies. On the graduate level, implementing and consolidating an interdisciplinary program is not an easy task. Institutional and cultural barriers constitute permanent challenges to be overcome. In this article, we present the history of 10 years of experience constructing the Interdisciplinary Post-Graduate Program on Agroecosystems at the Federal University of Santa Catarina, Brazil (PGA/UFSC). The process involved a constant effort to overcome adversities, which, on the one hand, made more difficult the consolidation of the program, but, on the other, promoted a rich environment for the intellectual growth of both the staff and the students. As with the concept and significance of interdisciplinarity, which is being constantly constructed, the debate over the nature, format and evaluation of “multidisciplinary” programs must be permanent. In contributing to this on-going debate, the PGA has a lot of accumulated experience, and, given the opportunity, it can help build a new graduate-level education project that seeks to transform all of those interested and that avoids viewing science as an end unto itself.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoFantini, Alfredo CelsoD’Agostini, Luiz RenatoSchlindwein, Sandro Luis2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/10910.21713/2358-2332.2006.v3.109RBPG; v. 3, n. 6 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 6 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/109/103info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
title Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
spellingShingle Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
Fantini, Alfredo Celso
Pós-Graduação. Multidisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.
Graduate Programs. Multidisciplinarity. Interdisciplinarity. Transdisciplinarity.
title_short Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
title_full Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
title_fullStr Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
title_full_unstemmed Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
title_sort Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança
author Fantini, Alfredo Celso
author_facet Fantini, Alfredo Celso
D’Agostini, Luiz Renato
Schlindwein, Sandro Luis
author_role author
author2 D’Agostini, Luiz Renato
Schlindwein, Sandro Luis
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Fantini, Alfredo Celso
D’Agostini, Luiz Renato
Schlindwein, Sandro Luis
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação. Multidisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.
Graduate Programs. Multidisciplinarity. Interdisciplinarity. Transdisciplinarity.
topic Pós-Graduação. Multidisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade.
Graduate Programs. Multidisciplinarity. Interdisciplinarity. Transdisciplinarity.
dc.description.none.fl_txt_mv Interdisciplinaridade está se tornando um tema central de discussão entre pesquisadores e educadores, renovando o entusiasmo dos que há mais tempo se ocupam com epistemologias não-reducionistas, nãofragmentadoras. Na pós-graduação, implementar e consolidar um programa na “área multidisciplinar”, estes já descobriram, não é tarefa trivial. Barreiras institucionais e culturais constituem permanentes desafios a superar. O objetivo deste artigo é apresentar a história dos 10 anos de experiência da construção do programa interdisciplinar de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (PGA/UFSC). Processo de constante esforço para superar adversidades, que por um lado dificultaram a consolidação do programa, mas ao mesmo tempo promoveram um rico ambiente de crescimento intelectual de professores e estudantes. A exemplo do próprio conceito e significado de interdisciplinaridade, em constante construção, o debate em torno da natureza, formato e avaliação dos programas “multidisciplinares” deverá ser permanente. Em seu favor, nessa discussão, o PGA tem muita experiência acumulada, e que, dada a oportunidade, poderá contribuir para a construção de um novo projeto de educação em nível de pós-graduação, que objetive a transformação de todos os interessados e onde a ciência não tenha um fim em si mesma.
Interdisciplinarity is becoming a central theme for discussion among researches and educators, renewing the enthusiasm of those who engaged in the past in non-reductionist, non-fragmentary epistemologies. On the graduate level, implementing and consolidating an interdisciplinary program is not an easy task. Institutional and cultural barriers constitute permanent challenges to be overcome. In this article, we present the history of 10 years of experience constructing the Interdisciplinary Post-Graduate Program on Agroecosystems at the Federal University of Santa Catarina, Brazil (PGA/UFSC). The process involved a constant effort to overcome adversities, which, on the one hand, made more difficult the consolidation of the program, but, on the other, promoted a rich environment for the intellectual growth of both the staff and the students. As with the concept and significance of interdisciplinarity, which is being constantly constructed, the debate over the nature, format and evaluation of “multidisciplinary” programs must be permanent. In contributing to this on-going debate, the PGA has a lot of accumulated experience, and, given the opportunity, it can help build a new graduate-level education project that seeks to transform all of those interested and that avoids viewing science as an end unto itself.
description Interdisciplinaridade está se tornando um tema central de discussão entre pesquisadores e educadores, renovando o entusiasmo dos que há mais tempo se ocupam com epistemologias não-reducionistas, nãofragmentadoras. Na pós-graduação, implementar e consolidar um programa na “área multidisciplinar”, estes já descobriram, não é tarefa trivial. Barreiras institucionais e culturais constituem permanentes desafios a superar. O objetivo deste artigo é apresentar a história dos 10 anos de experiência da construção do programa interdisciplinar de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (PGA/UFSC). Processo de constante esforço para superar adversidades, que por um lado dificultaram a consolidação do programa, mas ao mesmo tempo promoveram um rico ambiente de crescimento intelectual de professores e estudantes. A exemplo do próprio conceito e significado de interdisciplinaridade, em constante construção, o debate em torno da natureza, formato e avaliação dos programas “multidisciplinares” deverá ser permanente. Em seu favor, nessa discussão, o PGA tem muita experiência acumulada, e que, dada a oportunidade, poderá contribuir para a construção de um novo projeto de educação em nível de pós-graduação, que objetive a transformação de todos os interessados e onde a ciência não tenha um fim em si mesma.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/109
10.21713/2358-2332.2006.v3.109
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/109
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2006.v3.109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/109/103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 3, n. 6 (2006)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 6 (2006)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074776956928