Três experiências do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica na UFSC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/100 |
Resumo: | São apresentadas as características de três subprojetos ou cursos de Mestrado Profissional (MP) oferecidos pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (Posmec/UFSC), dos quais um já concluído e dois em andamento. Essas experiências possibilitam o contato do corpo docente com problemas aplicados e a ampliação de cooperações entre a universidade e a indústria, trazendo novos temas e promovendo a criação de novas linhas de pesquisa no programa. Na presente concepção, cada subprojeto de MP deve ser específico e oferecido a determinado nicho industrial. Finalmente, o número desses subprojetos em um mesmo programa de pós-graduação deve ser mantido controlado a fim de evitar prejuízos às atividades de ensino e de pesquisa dos docentes. |
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Três experiências do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica na UFSCTrês experiências do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica na UFSCMestrado profissional. Formação continuada. Engenharia mecânica. Ensino de engenharia.Industrial masterís. Continuing education. Mechanical engineering. Engineering. Education.São apresentadas as características de três subprojetos ou cursos de Mestrado Profissional (MP) oferecidos pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (Posmec/UFSC), dos quais um já concluído e dois em andamento. Essas experiências possibilitam o contato do corpo docente com problemas aplicados e a ampliação de cooperações entre a universidade e a indústria, trazendo novos temas e promovendo a criação de novas linhas de pesquisa no programa. Na presente concepção, cada subprojeto de MP deve ser específico e oferecido a determinado nicho industrial. Finalmente, o número desses subprojetos em um mesmo programa de pós-graduação deve ser mantido controlado a fim de evitar prejuízos às atividades de ensino e de pesquisa dos docentes.The characteristics of the Professional Masterís course of the Graduate Program in Mechanical Engineering of the Federal University of Santa Catarina and those of three sub-projects, one concluded and two in progress, are presented. These experiences represent an opportunity to place the faculty members in contact with applied problems and improve cooperation between the university and industry, establishing new research themes and promoting new lines of investigation in the Program. In its present conception, each sub-project of the Professional Masterís course should be specific and offered to a particular branch of industry. Finally, the number of these sub-projects in the same Graduate Program should be controlled in order to avoid potential adverse effects on teaching and research activities.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoPassos, Júlio CésarGerges, Samir Nagi YousriNeto, José Antonio Bellini da Cunha2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/10010.21713/2358-2332.2006.v3.100RBPG; v. 3, n. 5 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/100/95info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
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São apresentadas as características de três subprojetos ou cursos de Mestrado Profissional (MP) oferecidos pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (Posmec/UFSC), dos quais um já concluído e dois em andamento. Essas experiências possibilitam o contato do corpo docente com problemas aplicados e a ampliação de cooperações entre a universidade e a indústria, trazendo novos temas e promovendo a criação de novas linhas de pesquisa no programa. Na presente concepção, cada subprojeto de MP deve ser específico e oferecido a determinado nicho industrial. Finalmente, o número desses subprojetos em um mesmo programa de pós-graduação deve ser mantido controlado a fim de evitar prejuízos às atividades de ensino e de pesquisa dos docentes. |
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