Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marilene Barros de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/59
Resumo: Neste estudo buscou-se mapear as atitudes, comportamentos e representações acerca do imaginário da Saúde Coletiva, no universo de 30 alunos e professores de uma pós-graduação stricto sensu em Odontologia, em uma universidade federal, de forma a compreender a visão de mundo e os aspectos sociais, científicos e tecnológicos que fundamentam as suas práticas. Evidenciou-se a necessidade de uma melhor compreensão da determinação social do processo saúde-doença e de uma articulação adequada dos modelos de ensino às políticas públicas e às práticas dos serviços, visando ao desenvolvimento estrutural do setor saúde, setor que sustenta as suas possibilidades – que passam, necessariamente, pela sua capacidade de formação dos recursos humanos – no campo da Saúde Coletiva.
id CAPES-1_a1b4e624070a7f7c46be66631c8b1066
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/59
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Saúde Coletiva e pós-graduação em OdontologiaSaúde Coletiva e pós-graduação em Odontologiasaúde coletiva. pós-graduação stricto sensu. sociologia das profissões. odontologia.Collective Health – Graduate Study – Sociology of Professions – Dentistry.Neste estudo buscou-se mapear as atitudes, comportamentos e representações acerca do imaginário da Saúde Coletiva, no universo de 30 alunos e professores de uma pós-graduação stricto sensu em Odontologia, em uma universidade federal, de forma a compreender a visão de mundo e os aspectos sociais, científicos e tecnológicos que fundamentam as suas práticas. Evidenciou-se a necessidade de uma melhor compreensão da determinação social do processo saúde-doença e de uma articulação adequada dos modelos de ensino às políticas públicas e às práticas dos serviços, visando ao desenvolvimento estrutural do setor saúde, setor que sustenta as suas possibilidades – que passam, necessariamente, pela sua capacidade de formação dos recursos humanos – no campo da Saúde Coletiva.This study tries to map the attitudes, behaviors, and representations concerning the Collective Health imaginary, in a universe of 30 students and professors from a graduate course (stricto sensu) in the area of Dentistry, at a Federal University, as a form of understanding their world view and the social, scientific, and technological aspects that underlie their practices. This research also shows the necessity of having a better understanding of the social determination of the health-illness process and an adequate articulation of the educational models with public politcies and service practices in order to promote the structural development of the health sector. This sector supports its possibilities in the field of Collective Health through its capacity to form human resources.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMelo, Marilene Barros de2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/5910.21713/2358-2332.2005.v2.59RBPG; v. 2, n. 3 (2005)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 2, n. 3 (2005)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/59/56info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
title Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
spellingShingle Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
Melo, Marilene Barros de
saúde coletiva. pós-graduação stricto sensu. sociologia das profissões. odontologia.
Collective Health – Graduate Study – Sociology of Professions – Dentistry.
title_short Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
title_full Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
title_fullStr Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
title_full_unstemmed Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
title_sort Saúde Coletiva e pós-graduação em Odontologia
author Melo, Marilene Barros de
author_facet Melo, Marilene Barros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Marilene Barros de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv saúde coletiva. pós-graduação stricto sensu. sociologia das profissões. odontologia.
Collective Health – Graduate Study – Sociology of Professions – Dentistry.
topic saúde coletiva. pós-graduação stricto sensu. sociologia das profissões. odontologia.
Collective Health – Graduate Study – Sociology of Professions – Dentistry.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste estudo buscou-se mapear as atitudes, comportamentos e representações acerca do imaginário da Saúde Coletiva, no universo de 30 alunos e professores de uma pós-graduação stricto sensu em Odontologia, em uma universidade federal, de forma a compreender a visão de mundo e os aspectos sociais, científicos e tecnológicos que fundamentam as suas práticas. Evidenciou-se a necessidade de uma melhor compreensão da determinação social do processo saúde-doença e de uma articulação adequada dos modelos de ensino às políticas públicas e às práticas dos serviços, visando ao desenvolvimento estrutural do setor saúde, setor que sustenta as suas possibilidades – que passam, necessariamente, pela sua capacidade de formação dos recursos humanos – no campo da Saúde Coletiva.
This study tries to map the attitudes, behaviors, and representations concerning the Collective Health imaginary, in a universe of 30 students and professors from a graduate course (stricto sensu) in the area of Dentistry, at a Federal University, as a form of understanding their world view and the social, scientific, and technological aspects that underlie their practices. This research also shows the necessity of having a better understanding of the social determination of the health-illness process and an adequate articulation of the educational models with public politcies and service practices in order to promote the structural development of the health sector. This sector supports its possibilities in the field of Collective Health through its capacity to form human resources.
description Neste estudo buscou-se mapear as atitudes, comportamentos e representações acerca do imaginário da Saúde Coletiva, no universo de 30 alunos e professores de uma pós-graduação stricto sensu em Odontologia, em uma universidade federal, de forma a compreender a visão de mundo e os aspectos sociais, científicos e tecnológicos que fundamentam as suas práticas. Evidenciou-se a necessidade de uma melhor compreensão da determinação social do processo saúde-doença e de uma articulação adequada dos modelos de ensino às políticas públicas e às práticas dos serviços, visando ao desenvolvimento estrutural do setor saúde, setor que sustenta as suas possibilidades – que passam, necessariamente, pela sua capacidade de formação dos recursos humanos – no campo da Saúde Coletiva.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/59
10.21713/2358-2332.2005.v2.59
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/59
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2005.v2.59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/59/56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 2, n. 3 (2005)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 2, n. 3 (2005)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075524591617