A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldi, Isaías Olívio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/121
Resumo: A pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas no Brasil teve início em 1964, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP). Nas décadas seguintes foram criados sete novos programas, localizados em Viçosa (MG), Jaboticabal (SP), Lavras (MG), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Recife (PE) e Campos de Goytacazes (RJ). Devido a isso, houve um grande salto qualitativo e quantitativo nas pesquisas em genética e melhoramento de plantas no Brasil, que refletiu de forma altamente positiva no agronegócio. Entretanto, o número de programas ainda é pequeno e com distribuição heterogênea no território nacional, não contemplando de forma adequada todas as regiões e ecossistemas. Considerando a extensão territorial bem como a vocação do Brasil para a agricultura, é importante que se estimule a criação de novos Programas de Pós-graduação nessas áreas.
id CAPES-1_abeb78604afe2538b16edc1d434088e8
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/121
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridadesGraduate Study in Genetics and the Improvement of Plant Breeding In Brasil diagnosis and prioritiesGenética. Melhoramento Vegetal. Programas de pós-graduação.Genetics. Plant breeding. Graduate programs.A pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas no Brasil teve início em 1964, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP). Nas décadas seguintes foram criados sete novos programas, localizados em Viçosa (MG), Jaboticabal (SP), Lavras (MG), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Recife (PE) e Campos de Goytacazes (RJ). Devido a isso, houve um grande salto qualitativo e quantitativo nas pesquisas em genética e melhoramento de plantas no Brasil, que refletiu de forma altamente positiva no agronegócio. Entretanto, o número de programas ainda é pequeno e com distribuição heterogênea no território nacional, não contemplando de forma adequada todas as regiões e ecossistemas. Considerando a extensão territorial bem como a vocação do Brasil para a agricultura, é importante que se estimule a criação de novos Programas de Pós-graduação nessas áreas.Graduate study in Genetics and Plant Breeding in Brazil began in 1964, at ESALQ/USP, in Piracicaba (SP). In the following decades seven new programs were created, located in Viçosa (MG), Jaboticabal (SP), Lavras (MG), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Recife (PE), and Campos de Goytacazes (RJ). As a result, there was a considerable increase in research in these areas, as well as an improvement in quality, with a large positive effect on Brazilian agribusiness. However, the number of programs is still small, with a heterogeneous distribution throughout the country, so that several regions and ecosystems are not being adequately contemplated. Considering that Brazil is a very large country and also the importance of its agriculture, stimulating the creation of new graduate programs in these areas is a very important initiative.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoGeraldi, Isaías Olívio2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/12110.21713/2358-2332.2007.v4.121RBPG; v. 4, n. 7 (2007)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 7 (2007)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/121/115info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades
Graduate Study in Genetics and the Improvement of Plant Breeding In Brasil diagnosis and priorities
title A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades
spellingShingle A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades
Geraldi, Isaías Olívio
Genética. Melhoramento Vegetal. Programas de pós-graduação.
Genetics. Plant breeding. Graduate programs.
title_short A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades
title_full A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades
title_fullStr A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades
title_full_unstemmed A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades
title_sort A pós-graduação em genética e melhoramento de plantas no Brasil: diagnóstico e prioridades
author Geraldi, Isaías Olívio
author_facet Geraldi, Isaías Olívio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Geraldi, Isaías Olívio
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Genética. Melhoramento Vegetal. Programas de pós-graduação.
Genetics. Plant breeding. Graduate programs.
topic Genética. Melhoramento Vegetal. Programas de pós-graduação.
Genetics. Plant breeding. Graduate programs.
dc.description.none.fl_txt_mv A pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas no Brasil teve início em 1964, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP). Nas décadas seguintes foram criados sete novos programas, localizados em Viçosa (MG), Jaboticabal (SP), Lavras (MG), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Recife (PE) e Campos de Goytacazes (RJ). Devido a isso, houve um grande salto qualitativo e quantitativo nas pesquisas em genética e melhoramento de plantas no Brasil, que refletiu de forma altamente positiva no agronegócio. Entretanto, o número de programas ainda é pequeno e com distribuição heterogênea no território nacional, não contemplando de forma adequada todas as regiões e ecossistemas. Considerando a extensão territorial bem como a vocação do Brasil para a agricultura, é importante que se estimule a criação de novos Programas de Pós-graduação nessas áreas.
Graduate study in Genetics and Plant Breeding in Brazil began in 1964, at ESALQ/USP, in Piracicaba (SP). In the following decades seven new programs were created, located in Viçosa (MG), Jaboticabal (SP), Lavras (MG), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Recife (PE), and Campos de Goytacazes (RJ). As a result, there was a considerable increase in research in these areas, as well as an improvement in quality, with a large positive effect on Brazilian agribusiness. However, the number of programs is still small, with a heterogeneous distribution throughout the country, so that several regions and ecosystems are not being adequately contemplated. Considering that Brazil is a very large country and also the importance of its agriculture, stimulating the creation of new graduate programs in these areas is a very important initiative.
description A pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas no Brasil teve início em 1964, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP). Nas décadas seguintes foram criados sete novos programas, localizados em Viçosa (MG), Jaboticabal (SP), Lavras (MG), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Recife (PE) e Campos de Goytacazes (RJ). Devido a isso, houve um grande salto qualitativo e quantitativo nas pesquisas em genética e melhoramento de plantas no Brasil, que refletiu de forma altamente positiva no agronegócio. Entretanto, o número de programas ainda é pequeno e com distribuição heterogênea no território nacional, não contemplando de forma adequada todas as regiões e ecossistemas. Considerando a extensão territorial bem como a vocação do Brasil para a agricultura, é importante que se estimule a criação de novos Programas de Pós-graduação nessas áreas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/121
10.21713/2358-2332.2007.v4.121
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/121
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2007.v4.121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/121/115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 4, n. 7 (2007)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 7 (2007)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075801415680