Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolozzi, Flávio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gremski, Waldemiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/39
Resumo: O artigo, utilizando dados existentes nas agências de fomento, em especial a Capes e o CNPq, bem como sugestões discutidas nos fóruns promovidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós- Graduação das IES brasileiras (Foprop), no período de 1998 a 2004, realiza uma abordagem crítica a respeito das políticas adotadas para a distribuição dos recursos, mostrando que os critérios utilizados para tanto deixam, em muitos casos, de considerar aspectos relevantes como as questões demográficas nacional, regionais e estaduais, levando a equívocos que tiveram como resultado, a ampliação de desigualdades e desequilíbrios, em especial entre os Estados brasileiros. Como proposta, o trabalho aponta a necessidade da adoção de políticas de planejamento estratégico que envolvam os Estados e as instituições ali existentes, para, em um esforço conjunto, poder reduzir tais desequilíbrios.
id CAPES-1_acd0699436addff5a2104a746064a703
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/39
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetriasPesquisa e pós-graduação brasileira – assimetriasdesigualdades regionais. planejamento estratégico. financiamento da pesquisa. pós-graduação.O artigo, utilizando dados existentes nas agências de fomento, em especial a Capes e o CNPq, bem como sugestões discutidas nos fóruns promovidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós- Graduação das IES brasileiras (Foprop), no período de 1998 a 2004, realiza uma abordagem crítica a respeito das políticas adotadas para a distribuição dos recursos, mostrando que os critérios utilizados para tanto deixam, em muitos casos, de considerar aspectos relevantes como as questões demográficas nacional, regionais e estaduais, levando a equívocos que tiveram como resultado, a ampliação de desigualdades e desequilíbrios, em especial entre os Estados brasileiros. Como proposta, o trabalho aponta a necessidade da adoção de políticas de planejamento estratégico que envolvam os Estados e as instituições ali existentes, para, em um esforço conjunto, poder reduzir tais desequilíbrios.This article is based on data available at national research funding agencies, especially Capes and CNPq, as well as on suggestions discussed in forums promoted by FOPROP (National Forum of Vice Presidents for Research and Graduate Study at Brazilian Institutions of Higher Education) during the period of 1998 to 2004. The study presents a critical approach with respect policies pertaining to the distribution of resources. It reveals that the criteria utilized for resource distribution often do not take into account aspects that are relevant to national, regional and state demographic questions. As a result, mistakes have been made that have amplified inequalities and imbalances, especially among the Brazilian states. The article proposes that it is necessary to adopt strategic planning policies that involve states and institutions in a collective effort to reduce the existing imbalances among the Brazilian states.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoBortolozzi, FlávioGremski, Waldemiro2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/3910.21713/2358-2332.2004.v1.39RBPG; v. 1, n. 2 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 2 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/39/36info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
title Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
spellingShingle Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
Bortolozzi, Flávio
desigualdades regionais. planejamento estratégico. financiamento da pesquisa. pós-graduação.
title_short Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
title_full Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
title_fullStr Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
title_full_unstemmed Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
title_sort Pesquisa e pós-graduação brasileira – assimetrias
author Bortolozzi, Flávio
author_facet Bortolozzi, Flávio
Gremski, Waldemiro
author_role author
author2 Gremski, Waldemiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolozzi, Flávio
Gremski, Waldemiro
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv desigualdades regionais. planejamento estratégico. financiamento da pesquisa. pós-graduação.
topic desigualdades regionais. planejamento estratégico. financiamento da pesquisa. pós-graduação.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo, utilizando dados existentes nas agências de fomento, em especial a Capes e o CNPq, bem como sugestões discutidas nos fóruns promovidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós- Graduação das IES brasileiras (Foprop), no período de 1998 a 2004, realiza uma abordagem crítica a respeito das políticas adotadas para a distribuição dos recursos, mostrando que os critérios utilizados para tanto deixam, em muitos casos, de considerar aspectos relevantes como as questões demográficas nacional, regionais e estaduais, levando a equívocos que tiveram como resultado, a ampliação de desigualdades e desequilíbrios, em especial entre os Estados brasileiros. Como proposta, o trabalho aponta a necessidade da adoção de políticas de planejamento estratégico que envolvam os Estados e as instituições ali existentes, para, em um esforço conjunto, poder reduzir tais desequilíbrios.
This article is based on data available at national research funding agencies, especially Capes and CNPq, as well as on suggestions discussed in forums promoted by FOPROP (National Forum of Vice Presidents for Research and Graduate Study at Brazilian Institutions of Higher Education) during the period of 1998 to 2004. The study presents a critical approach with respect policies pertaining to the distribution of resources. It reveals that the criteria utilized for resource distribution often do not take into account aspects that are relevant to national, regional and state demographic questions. As a result, mistakes have been made that have amplified inequalities and imbalances, especially among the Brazilian states. The article proposes that it is necessary to adopt strategic planning policies that involve states and institutions in a collective effort to reduce the existing imbalances among the Brazilian states.
description O artigo, utilizando dados existentes nas agências de fomento, em especial a Capes e o CNPq, bem como sugestões discutidas nos fóruns promovidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós- Graduação das IES brasileiras (Foprop), no período de 1998 a 2004, realiza uma abordagem crítica a respeito das políticas adotadas para a distribuição dos recursos, mostrando que os critérios utilizados para tanto deixam, em muitos casos, de considerar aspectos relevantes como as questões demográficas nacional, regionais e estaduais, levando a equívocos que tiveram como resultado, a ampliação de desigualdades e desequilíbrios, em especial entre os Estados brasileiros. Como proposta, o trabalho aponta a necessidade da adoção de políticas de planejamento estratégico que envolvam os Estados e as instituições ali existentes, para, em um esforço conjunto, poder reduzir tais desequilíbrios.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/39
10.21713/2358-2332.2004.v1.39
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/39
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2004.v1.39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/39/36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 1, n. 2 (2004)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 2 (2004)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075830775808