Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maccari, Emerson Antonio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Leonel Cezar, Alessio, Eloisa Martins, Quoniam, Luc Marie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/147
Resumo: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil, haja vista o expressivo aumento da oferta de cursos de mestrado e doutorado e a evolução dos indicadores de qualidade requeridos pelo Sistema de Avaliação Capes. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar como esse Sistema de Avaliação pode ser utilizado para melhorar o desempenho dos programas de pós-graduação. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa-ação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, ao longo do ano de 2005. Como resultados, obtiveram-se: a) reorganização da estrutura de pesquisa; b) participação efetiva dos docentes no processo de avaliação; e c) desenvolvimento de uma sistemática de coleta, atualização e controle das informações do programa.
id CAPES-1_b0ba7f7ceb39392a7639caeb6d8fbe14
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/147
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em AdministraçãoSistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em AdministraçãoPós-Graduação. Sistema de Avaliação. Administração. Gestão da Pós-Graduação.Graduate Program. Evaluation System. Business Administration. Graduate Program Management.A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil, haja vista o expressivo aumento da oferta de cursos de mestrado e doutorado e a evolução dos indicadores de qualidade requeridos pelo Sistema de Avaliação Capes. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar como esse Sistema de Avaliação pode ser utilizado para melhorar o desempenho dos programas de pós-graduação. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa-ação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, ao longo do ano de 2005. Como resultados, obtiveram-se: a) reorganização da estrutura de pesquisa; b) participação efetiva dos docentes no processo de avaliação; e c) desenvolvimento de uma sistemática de coleta, atualização e controle das informações do programa.The Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) has contributed to the improvement of the quantity and quality of the graduate programs in Brazil. This development can be observed in the increase of new courses at the master and doctorate levels and in the indicators of quality utilized in the evaluation system implemented by CAPES. The main objective of this paper is to demonstrate how the CAPES Evaluation System can be used by graduate programs for advancing their development. The study is based on an action research approach used in 2005 by the Graduate Program of Business of the University of São Paulo (USP). The principal results emphasized the importance of: a) reorganization of the research structure; b) effective participation of professors in the evaluation process, and c) development of a system to collect data and control of the information of the Program.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMaccari, Emerson AntonioRodrigues, Leonel CezarAlessio, Eloisa MartinsQuoniam, Luc Marie2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/14710.21713/2358-2332.2008.v5.147RBPG; v. 5, n. 9 (2008)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 5, n. 9 (2008)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/147/141info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
title Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
spellingShingle Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
Maccari, Emerson Antonio
Pós-Graduação. Sistema de Avaliação. Administração. Gestão da Pós-Graduação.
Graduate Program. Evaluation System. Business Administration. Graduate Program Management.
title_short Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
title_full Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
title_fullStr Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
title_full_unstemmed Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
title_sort Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em Administração
author Maccari, Emerson Antonio
author_facet Maccari, Emerson Antonio
Rodrigues, Leonel Cezar
Alessio, Eloisa Martins
Quoniam, Luc Marie
author_role author
author2 Rodrigues, Leonel Cezar
Alessio, Eloisa Martins
Quoniam, Luc Marie
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Maccari, Emerson Antonio
Rodrigues, Leonel Cezar
Alessio, Eloisa Martins
Quoniam, Luc Marie
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação. Sistema de Avaliação. Administração. Gestão da Pós-Graduação.
Graduate Program. Evaluation System. Business Administration. Graduate Program Management.
topic Pós-Graduação. Sistema de Avaliação. Administração. Gestão da Pós-Graduação.
Graduate Program. Evaluation System. Business Administration. Graduate Program Management.
dc.description.none.fl_txt_mv A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil, haja vista o expressivo aumento da oferta de cursos de mestrado e doutorado e a evolução dos indicadores de qualidade requeridos pelo Sistema de Avaliação Capes. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar como esse Sistema de Avaliação pode ser utilizado para melhorar o desempenho dos programas de pós-graduação. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa-ação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, ao longo do ano de 2005. Como resultados, obtiveram-se: a) reorganização da estrutura de pesquisa; b) participação efetiva dos docentes no processo de avaliação; e c) desenvolvimento de uma sistemática de coleta, atualização e controle das informações do programa.
The Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) has contributed to the improvement of the quantity and quality of the graduate programs in Brazil. This development can be observed in the increase of new courses at the master and doctorate levels and in the indicators of quality utilized in the evaluation system implemented by CAPES. The main objective of this paper is to demonstrate how the CAPES Evaluation System can be used by graduate programs for advancing their development. The study is based on an action research approach used in 2005 by the Graduate Program of Business of the University of São Paulo (USP). The principal results emphasized the importance of: a) reorganization of the research structure; b) effective participation of professors in the evaluation process, and c) development of a system to collect data and control of the information of the Program.
description A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu no Brasil, haja vista o expressivo aumento da oferta de cursos de mestrado e doutorado e a evolução dos indicadores de qualidade requeridos pelo Sistema de Avaliação Capes. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar como esse Sistema de Avaliação pode ser utilizado para melhorar o desempenho dos programas de pós-graduação. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa-ação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, ao longo do ano de 2005. Como resultados, obtiveram-se: a) reorganização da estrutura de pesquisa; b) participação efetiva dos docentes no processo de avaliação; e c) desenvolvimento de uma sistemática de coleta, atualização e controle das informações do programa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/147
10.21713/2358-2332.2008.v5.147
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/147
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2008.v5.147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/147/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 5, n. 9 (2008)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 5, n. 9 (2008)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075846504448