O Processo de seleção ao mestrado em Educação: percepções de candidatos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
DOI: | 10.21713/2358-2332.2008.v5.159 |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/159 |
Resumo: | A presente pesquisa focaliza-se em percepções de candidatos ao mestrado em Educação de uma universidade privada do Centro-Oeste sobre o processo de seleção do próprio programa. Um questionário constante de 26 itens (6 de dados demográfi cos e 20 sobre percepções) foram retornados pelo correio por 47 dos 186 candidatos à seleção do ano de 2003. Aos 20 itens aferindo percepções foram agregados escalas Likert com cinco gradações: “concordo fortemente... discordo fortemente”. Três questões foram levantadas: a primeira, sobre fatores subjacentes às percepções dos candidatos, evidenciou três fatores: validade do processo, praticidade e o terceiro, com identidade não discernível. A segunda questão indagava sobre a natureza do questionário usado, particularmente sua homogeneidade. O coefi ciente alfa de Cronbach obteve valor de 0,79 para o fator validade do processo, 0,72 para o fator praticidade e 0,52 para o terceiro fator, atestando homogeneidade satisfatória. Finalmente, a terceira questão buscou identificar aspectos positivos e negativos do processo de seleção. Entre os cinco aspectos positivos indicados, há aquele em que o candidato voltaria a submeter-se à seleção, se necessário; entre os negativos, a ausência da entrevista. O estudo, assim como o instrumento utilizado, tem potencial de ser aplicado em processo de seleção a outros mestrados. |
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O Processo de seleção ao mestrado em Educação: percepções de candidatosO Processo de seleção ao mestrado em Educação: percepções de candidatosSeleção ao mestrado. Percepções/critérios de avaliação.Admission process to graduate studies. Perceptions/criteria for selection.A presente pesquisa focaliza-se em percepções de candidatos ao mestrado em Educação de uma universidade privada do Centro-Oeste sobre o processo de seleção do próprio programa. Um questionário constante de 26 itens (6 de dados demográfi cos e 20 sobre percepções) foram retornados pelo correio por 47 dos 186 candidatos à seleção do ano de 2003. Aos 20 itens aferindo percepções foram agregados escalas Likert com cinco gradações: “concordo fortemente... discordo fortemente”. Três questões foram levantadas: a primeira, sobre fatores subjacentes às percepções dos candidatos, evidenciou três fatores: validade do processo, praticidade e o terceiro, com identidade não discernível. A segunda questão indagava sobre a natureza do questionário usado, particularmente sua homogeneidade. O coefi ciente alfa de Cronbach obteve valor de 0,79 para o fator validade do processo, 0,72 para o fator praticidade e 0,52 para o terceiro fator, atestando homogeneidade satisfatória. Finalmente, a terceira questão buscou identificar aspectos positivos e negativos do processo de seleção. Entre os cinco aspectos positivos indicados, há aquele em que o candidato voltaria a submeter-se à seleção, se necessário; entre os negativos, a ausência da entrevista. O estudo, assim como o instrumento utilizado, tem potencial de ser aplicado em processo de seleção a outros mestrados.The present study centers on the perceptions of candidates for the Master in Education Program of a private university in the Middle-West region of Brazil, regarding the Program’s admission process. A questionnaire made up of 26 items (6 dealing with demographics and 20 with perceptions) was returned by mail by 47 of the 186 candidates who participated in the admission process, year 2003. Each one of the 20 propositions was followed by fi ve-point Likert scales (strongly agree…strongly disagree). The study addressed three research questions. The fi rst, which asked about the factors that underlie the perceptions the candidates have about the admission process, revealed three factors: validity of the process, practicality, and the third, whose identity could not be discerned. The second question asked about the nature of the questionnaire used, particularly its homogeneity. Cronbach´s alpha obtained a value of 0,79 for the fi rst factor (validity of the process), 0,52 for the second (practicality), and 0,52 for the third factor, attesting to the adequate validity of the instrument. Finally, the third question sought to identify positive and negative aspects of the admission process. Among the fi ve positive aspects indicated was that the candidate would resubmit to the admission process if needed; of the negative aspects, the absence of an interview was highlighted. The study, as well as the instrument used, has the potential of being administered to the admission process of other Master programs.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoJunior, José Florêncio RodriguesMoura, Elenita Alves deMeireles, Everson Cristiano de AbreuCarnielli, Beatrice Laura2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15910.21713/2358-2332.2008.v5.159RBPG; v. 5, n. 10 (2008)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 5, n. 10 (2008)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/159/153info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
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