O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167 |
Resumo: | Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006. |
id |
CAPES-1_bea96f3f8f3741beac74a5bd72453575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/167 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunosThe graduate in Education at the Federal University of São Carlos: a study of its history and a profi le of its studentsPós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos.Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les.Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006.This article deals with issues relating to the thirty-year history of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of São Carlos (UFSCar) and the characteristics of its graduates during that period. To develop the study two combined methods were used. The fi rst involved the consultation of primary sources, including the documented minutes of the founding of the Program and of the most important moments of its life. In addition, the Brazilian literature on graduate study in Education was analyzed in order place the UFSCar experience in historical context. The second method encompassed the investigation of quantitative indicators pertaining to information about the career paths of students who obtained a graduate degree in Education from UFSCar during the period of 1976 to 2006.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoAbramowicz, AneteBittar, MarisaRodrigues, Tatiane Cosentino2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/16710.21713/2358-2332.2009.v6.167RBPG; v. 6, n. 11 (2009)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 6, n. 11 (2009)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167/161info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos The graduate in Education at the Federal University of São Carlos: a study of its history and a profi le of its students |
title |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos |
spellingShingle |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos Abramowicz, Anete Pós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos. Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les. |
title_short |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos |
title_full |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos |
title_fullStr |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos |
title_full_unstemmed |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos |
title_sort |
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil dos seus alunos |
author |
Abramowicz, Anete |
author_facet |
Abramowicz, Anete Bittar, Marisa Rodrigues, Tatiane Cosentino |
author_role |
author |
author2 |
Bittar, Marisa Rodrigues, Tatiane Cosentino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abramowicz, Anete Bittar, Marisa Rodrigues, Tatiane Cosentino |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos. Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les. |
topic |
Pós-graduação em Educação. Formação de pesquisadores. Perfi l dos egressos. Graduate study in Education. Training of researchers. Student profi les. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006. This article deals with issues relating to the thirty-year history of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of São Carlos (UFSCar) and the characteristics of its graduates during that period. To develop the study two combined methods were used. The fi rst involved the consultation of primary sources, including the documented minutes of the founding of the Program and of the most important moments of its life. In addition, the Brazilian literature on graduate study in Education was analyzed in order place the UFSCar experience in historical context. The second method encompassed the investigation of quantitative indicators pertaining to information about the career paths of students who obtained a graduate degree in Education from UFSCar during the period of 1976 to 2006. |
description |
Este artigo trata de aspectos da história do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/ UFSCar), ao longo de seus 30 anos de existência, e das características do perfil de seus discentes egressos. Para desenvolver a pesquisa, tem-se o uso de duas metodologias conjugadas: 1) consulta a fontes primárias, entre as quais atas de fundação do PPGE e dos momentos mais significativos de sua trajetória, além da leitura de bibliografia relativa à pós-graduação em Educação no Brasil, passo indispensável para compormos esta narrativa sobre a história do nosso Programa; 2) pesquisa de natureza quantitativa, dirigida ao levantamento de indicadores sobre os alunos egressos que frequentaram a pós-graduação em Educação da UFSCar entre 1976 e 2006. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167 10.21713/2358-2332.2009.v6.167 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2009.v6.167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167/161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 6, n. 11 (2009) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 6, n. 11 (2009) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075486842880 |