Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249 |
Resumo: | Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias. |
id |
CAPES-1_c4ce8949d45abf779a0a7fdd89a555c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/249 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígenaReflections on indigenous linguistic education at the undergraduate and graduate levelsReflexiones sobre la formación lingüística en la enseñanza superior indígenaIndigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening.Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural.Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural.Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias.This paper presents some partial results from the “Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Lingüística e Educação Escolar Indígena” (Network Project for the Formation of Teacher-Researchers in Linguistics and the Education of Indigenous Peoples). The central concern of this project is the linguistic instruction provided in undergraduate programs for indigenous teachers. Among the topics discussed are: problems of writing elaboration in indigenous languages, the need to select serialized contents for the formal teaching of such languages, and the utility of linguistic data banks for language teaching in the schools of indigenous villages.Este artículo presenta algunos de los resultados parciales del “Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena" (Proyecto en Red de Estudios, Investigaciones y Formación de Profesores Investigadores en Lingüística y Educación Escolar Indígena), cuya preocupación central es la formación lingüística en los cursos de nivel superior para profesores indígenas. Se plantearon y discutieron, entre otros, los siguientes puntos: problemas en la elaboración de escritas de lenguas indígenas, la necesidad de selección de contenidos por nivel para la enseñanza formal de estas lenguas y la utilidad de una base de datos lingüísticos para la enseñanza de las lenguas indígenas en las escuelas de las aldeas.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãode Paula, Aldir SantosCabral, Ana Suelly Arruda CâmaraRodrigues, Aryon Dall'IgnaViegas, Chandra WoodKaxinawá, Joaquim Paulo de Lima2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/24910.21713/2358-2332.2011.v8.249RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade CulturalRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249/238##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena Reflections on indigenous linguistic education at the undergraduate and graduate levels Reflexiones sobre la formación lingüística en la enseñanza superior indígena |
title |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena |
spellingShingle |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena de Paula, Aldir Santos Indigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening. Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural. Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural. |
title_short |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena |
title_full |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena |
title_fullStr |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena |
title_sort |
Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena |
author |
de Paula, Aldir Santos |
author_facet |
de Paula, Aldir Santos Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara Rodrigues, Aryon Dall'Igna Viegas, Chandra Wood Kaxinawá, Joaquim Paulo de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara Rodrigues, Aryon Dall'Igna Viegas, Chandra Wood Kaxinawá, Joaquim Paulo de Lima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Paula, Aldir Santos Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara Rodrigues, Aryon Dall'Igna Viegas, Chandra Wood Kaxinawá, Joaquim Paulo de Lima |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening. Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural. Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural. |
topic |
Indigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening. Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural. Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias. This paper presents some partial results from the “Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Lingüística e Educação Escolar Indígena” (Network Project for the Formation of Teacher-Researchers in Linguistics and the Education of Indigenous Peoples). The central concern of this project is the linguistic instruction provided in undergraduate programs for indigenous teachers. Among the topics discussed are: problems of writing elaboration in indigenous languages, the need to select serialized contents for the formal teaching of such languages, and the utility of linguistic data banks for language teaching in the schools of indigenous villages. Este artículo presenta algunos de los resultados parciales del “Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena" (Proyecto en Red de Estudios, Investigaciones y Formación de Profesores Investigadores en Lingüística y Educación Escolar Indígena), cuya preocupación central es la formación lingüística en los cursos de nivel superior para profesores indígenas. Se plantearon y discutieron, entre otros, los siguientes puntos: problemas en la elaboración de escritas de lenguas indígenas, la necesidad de selección de contenidos por nivel para la enseñanza formal de estas lenguas y la utilidad de una base de datos lingüísticos para la enseñanza de las lenguas indígenas en las escuelas de las aldeas. |
description |
Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249 10.21713/2358-2332.2011.v8.249 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2011.v8.249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249/238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075851747328 |