Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Aldir Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara, Rodrigues, Aryon Dall'Igna, Viegas, Chandra Wood, Kaxinawá, Joaquim Paulo de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249
Resumo: Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias.
id CAPES-1_c4ce8949d45abf779a0a7fdd89a555c1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/249
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígenaReflections on indigenous linguistic education at the undergraduate and graduate levelsReflexiones sobre la formación lingüística en la enseñanza superior indígenaIndigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening.Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural.Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural.Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias.This paper presents some partial results from the “Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Lingüística e Educação Escolar Indígena” (Network Project for the Formation of Teacher-Researchers in Linguistics and the Education of Indigenous Peoples). The central concern of this project is the linguistic instruction provided in undergraduate programs for indigenous teachers. Among the topics discussed are: problems of writing elaboration in indigenous languages, the need to select serialized contents for the formal teaching of such languages, and the utility of linguistic data banks for language teaching in the schools of indigenous villages.Este artículo presenta algunos de los resultados parciales del “Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena" (Proyecto en Red de Estudios, Investigaciones y Formación de Profesores Investigadores en Lingüística y Educación Escolar Indígena), cuya preocupación central es la formación lingüística en los cursos de nivel superior para profesores indígenas. Se plantearon y discutieron, entre otros, los siguientes puntos: problemas en la elaboración de escritas de lenguas indígenas, la necesidad de selección de contenidos por nivel para la enseñanza formal de estas lenguas y la utilidad de una base de datos lingüísticos para la enseñanza de las lenguas indígenas en las escuelas de las aldeas.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãode Paula, Aldir SantosCabral, Ana Suelly Arruda CâmaraRodrigues, Aryon Dall'IgnaViegas, Chandra WoodKaxinawá, Joaquim Paulo de Lima2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/24910.21713/2358-2332.2011.v8.249RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade CulturalRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249/238##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
Reflections on indigenous linguistic education at the undergraduate and graduate levels
Reflexiones sobre la formación lingüística en la enseñanza superior indígena
title Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
spellingShingle Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
de Paula, Aldir Santos
Indigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening.
Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural.
Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural.
title_short Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
title_full Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
title_fullStr Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
title_full_unstemmed Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
title_sort Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena
author de Paula, Aldir Santos
author_facet de Paula, Aldir Santos
Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara
Rodrigues, Aryon Dall'Igna
Viegas, Chandra Wood
Kaxinawá, Joaquim Paulo de Lima
author_role author
author2 Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara
Rodrigues, Aryon Dall'Igna
Viegas, Chandra Wood
Kaxinawá, Joaquim Paulo de Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Aldir Santos
Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara
Rodrigues, Aryon Dall'Igna
Viegas, Chandra Wood
Kaxinawá, Joaquim Paulo de Lima
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Indigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening.
Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural.
Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural.
topic Indigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening.
Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural.
Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias.
This paper presents some partial results from the “Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Lingüística e Educação Escolar Indígena” (Network Project for the Formation of Teacher-Researchers in Linguistics and the Education of Indigenous Peoples). The central concern of this project is the linguistic instruction provided in undergraduate programs for indigenous teachers. Among the topics discussed are: problems of writing elaboration in indigenous languages, the need to select serialized contents for the formal teaching of such languages, and the utility of linguistic data banks for language teaching in the schools of indigenous villages.
Este artículo presenta algunos de los resultados parciales del “Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena" (Proyecto en Red de Estudios, Investigaciones y Formación de Profesores Investigadores en Lingüística y Educación Escolar Indígena), cuya preocupación central es la formación lingüística en los cursos de nivel superior para profesores indígenas. Se plantearon y discutieron, entre otros, los siguientes puntos: problemas en la elaboración de escritas de lenguas indígenas, la necesidad de selección de contenidos por nivel para la enseñanza formal de estas lenguas y la utilidad de una base de datos lingüísticos para la enseñanza de las lenguas indígenas en las escuelas de las aldeas.
description Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249
10.21713/2358-2332.2011.v8.249
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2011.v8.249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/249/238
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075851747328