Internacionalização da pós-graduação em Psicologia: estudo comparativo dos cursos de doutorado no Brasil e na Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Ludmila
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Coelho-Lima, Fellipe, Costa, Joyce Pereira da, Seixas, Pablo de Sousa, Yamamoto, Oswaldo Hajime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/548
Resumo: Objetivou-se, neste artigo, analisar características relativas ao debate sobre internacionalização dos programas de excelência de Psicologia no Brasil e Espanha. Trata-se de estudo documental comparativo entre os 6 cursos de doutorado brasileiros com conceitos 6 e 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2010-2012, e os cinco espanhóis que receberam a Mención hacia la Excelencia, em 2010-2011. Três tipos de dados foram coletados: caracterização geral, formação dos alunos e produção científica (período 2007-2012). Como pontos distintos, tem-se a maior produtividade dos pesquisadores brasileiros e a predominância, no Brasil, de áreas de Psicologia alinhadas ao mainstream da pesquisa internacional. Em relação às aproximações, chamam a atenção o caráter tutorial do processo formativo e o peso de iniciativas pessoais na conquista do padrão de excelência internacional.
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spelling Internacionalização da pós-graduação em Psicologia: estudo comparativo dos cursos de doutorado no Brasil e na EspanhaInternationalization of graduate programs in Psychology: a comparative study of doctorates in Brazil and SpainInternacionalización de los programas de postgrado en Psicología: un estudio comparativo de los doctorados en Brasil y EspañaGraduate Programs. Internationalization. Psychology in Brazil. Psychology in Spain.PsicologiaPós-graduação. Internacionalização. Psicologia no Brasil. Psicologia na Espanha.Posgrados. Internacionalización. Psicología en Brasil. Psicología en España.Objetivou-se, neste artigo, analisar características relativas ao debate sobre internacionalização dos programas de excelência de Psicologia no Brasil e Espanha. Trata-se de estudo documental comparativo entre os 6 cursos de doutorado brasileiros com conceitos 6 e 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2010-2012, e os cinco espanhóis que receberam a Mención hacia la Excelencia, em 2010-2011. Três tipos de dados foram coletados: caracterização geral, formação dos alunos e produção científica (período 2007-2012). Como pontos distintos, tem-se a maior produtividade dos pesquisadores brasileiros e a predominância, no Brasil, de áreas de Psicologia alinhadas ao mainstream da pesquisa internacional. Em relação às aproximações, chamam a atenção o caráter tutorial do processo formativo e o peso de iniciativas pessoais na conquista do padrão de excelência internacional.This study aimed to analyze the internationalization aspects of doctorates of excellence in Psychology in Brazil and Spain. It is a documental analysis for the period 2007-2012 involving six Brazilian programs which obtained the grades of 6 and 7 in the CAPES assessment 2010-2012 and five Spanish programs which received Mención hacia la Excelencia in 2010-2011. Three types of data were collected: general characterization, student training and scientific production. The main differences were the higher productivity of Brazilian researchers and the prevalence, in Brazil, of Psychology areas aligned with the mainstream of international research. Regarding the similarities, it is worth noting the tutorial profile of the training process and the importance of personal initiatives in achieving international standards of excellence.Este estudio tuvo como objetivo analizar trazos relativos a la discusión acerca de la internacionalización de los programas de excelencia de Psicología en Brasil y España. Es una investigación documental y comparativa entre los seis doctorados brasileños que obtuvieron conceptos 6 y 7 en la evaluación Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES) en 2010-2012 y cinco españoles que recibieron Mención Hacia la Excelencia en el período 2010-2011. Se recogieron tres tipos de datos: caracterización general, formación de los estudiantes y producción científica (período 2007-2012). Fueron identificados como puntos distintos la mayor productividad de los investigadores brasileños y la prevalencia, en Brasil, de las áreas de Psicología alineadas al mainstream de la investigación internacional. En cuanto a semejanzas, se destacan el carácter tutorial del proceso formativo y la importancia de las iniciativas personales en el logro de los estándares internacionales de excelencia.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCosta, Ana LudmilaCoelho-Lima, FellipeCosta, Joyce Pereira daSeixas, Pablo de SousaYamamoto, Oswaldo Hajime2014-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/54810.21713/2358-2332.2014.v11.548RBPG; v. 11, n. 25 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 25 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/548/pdf_1info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
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This study aimed to analyze the internationalization aspects of doctorates of excellence in Psychology in Brazil and Spain. It is a documental analysis for the period 2007-2012 involving six Brazilian programs which obtained the grades of 6 and 7 in the CAPES assessment 2010-2012 and five Spanish programs which received Mención hacia la Excelencia in 2010-2011. Three types of data were collected: general characterization, student training and scientific production. The main differences were the higher productivity of Brazilian researchers and the prevalence, in Brazil, of Psychology areas aligned with the mainstream of international research. Regarding the similarities, it is worth noting the tutorial profile of the training process and the importance of personal initiatives in achieving international standards of excellence.
Este estudio tuvo como objetivo analizar trazos relativos a la discusión acerca de la internacionalización de los programas de excelencia de Psicología en Brasil y España. Es una investigación documental y comparativa entre los seis doctorados brasileños que obtuvieron conceptos 6 y 7 en la evaluación Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES) en 2010-2012 y cinco españoles que recibieron Mención Hacia la Excelencia en el período 2010-2011. Se recogieron tres tipos de datos: caracterización general, formación de los estudiantes y producción científica (período 2007-2012). Fueron identificados como puntos distintos la mayor productividad de los investigadores brasileños y la prevalencia, en Brasil, de las áreas de Psicología alineadas al mainstream de la investigación internacional. En cuanto a semejanzas, se destacan el carácter tutorial del proceso formativo y la importancia de las iniciativas personales en el logro de los estándares internacionales de excelencia.
description Objetivou-se, neste artigo, analisar características relativas ao debate sobre internacionalização dos programas de excelência de Psicologia no Brasil e Espanha. Trata-se de estudo documental comparativo entre os 6 cursos de doutorado brasileiros com conceitos 6 e 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2010-2012, e os cinco espanhóis que receberam a Mención hacia la Excelencia, em 2010-2011. Três tipos de dados foram coletados: caracterização geral, formação dos alunos e produção científica (período 2007-2012). Como pontos distintos, tem-se a maior produtividade dos pesquisadores brasileiros e a predominância, no Brasil, de áreas de Psicologia alinhadas ao mainstream da pesquisa internacional. Em relação às aproximações, chamam a atenção o caráter tutorial do processo formativo e o peso de iniciativas pessoais na conquista do padrão de excelência internacional.
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