Composição probabilística de critérios na avaliação de cursos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/58 |
Resumo: | Este artigo aplica a composição probabilística de critérios na avaliação de cursos de pós-graduação em Engenharia de Produção. São confrontadas análises baseadas apenas em resultados com outras que contrabalançam medidas de resultados com medidas do volume de recurso docente empregado. São construídos, também, indicadores de evolução ao longo do tempo. As variáveis de resultado básicas medem a formação de mestres e a publicação de resultados de pesquisa. A adição de outras variáveis não modifica substancialmente as conclusões. Verifica-se que, no conjunto considerado, a abordagem probabilística oferece um instrumento objetivo para a avaliação global do desempenho dos cursos e, em especial, da evolução desse desempenho com o tempo. |
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Composição probabilística de critérios na avaliação de cursosComposição probabilística de critérios na avaliação de cursosapoio à decisão multicritério. avaliação. probabilidades. pós-graduação.multicriteria decision aid – evaluation – probabilities – graduate courses.Este artigo aplica a composição probabilística de critérios na avaliação de cursos de pós-graduação em Engenharia de Produção. São confrontadas análises baseadas apenas em resultados com outras que contrabalançam medidas de resultados com medidas do volume de recurso docente empregado. São construídos, também, indicadores de evolução ao longo do tempo. As variáveis de resultado básicas medem a formação de mestres e a publicação de resultados de pesquisa. A adição de outras variáveis não modifica substancialmente as conclusões. Verifica-se que, no conjunto considerado, a abordagem probabilística oferece um instrumento objetivo para a avaliação global do desempenho dos cursos e, em especial, da evolução desse desempenho com o tempo.In this article the probabilistic composition of criteria is applied to the evaluation of graduate courses in the area of Production Engineering (Industrial Engineering in some regions). The difference between analyses based only on outputs and those that counterbalance output measurements with measurements of the volume of faculty resourcees applied is investigated. Indicators of the evolution through time are also constructed. The basic output variables measure formation of M. Sc. and publication of research findings. Adding other variables does not substantially change the conclusions. It is demonstrated that, in the data set studied, the probabilistic approach offers an objective tool for the global evaluation of course performance and, especially, of the evolution of such performance through time.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoSant’Anna, Annibal Parracho2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/5810.21713/2358-2332.2005.v2.58RBPG; v. 2, n. 3 (2005)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 2, n. 3 (2005)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/58/55info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com - |
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Este artigo aplica a composição probabilística de critérios na avaliação de cursos de pós-graduação em Engenharia de Produção. São confrontadas análises baseadas apenas em resultados com outras que contrabalançam medidas de resultados com medidas do volume de recurso docente empregado. São construídos, também, indicadores de evolução ao longo do tempo. As variáveis de resultado básicas medem a formação de mestres e a publicação de resultados de pesquisa. A adição de outras variáveis não modifica substancialmente as conclusões. Verifica-se que, no conjunto considerado, a abordagem probabilística oferece um instrumento objetivo para a avaliação global do desempenho dos cursos e, em especial, da evolução desse desempenho com o tempo. |
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