Educação superior sob uma ótica comparada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1467 |
Resumo: | Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo. |
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Educação superior sob uma ótica comparadaEducación superior bajo una visión comparadaHigher Education under a comparative viewEducación Superior. Universidad. Países BRIC. Educación Comparada.Educação Superior. Universidade. Países BRIC. Educação Comparada.Higher Education. University. BRIC Countries. Comparative Education.Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo.This document is an essay that analyzes and critiques a book recently translated and distributed by Capes about higher education in the BRIC countries (Brazil, China, India and Russia). The mentioned book is a product of the field of Comparative Education and focuses on the similarities and differences between the four countries in facing the challenges of globalization by investing in the expansion and improvement of their university systems. The present essay considers aspects of the Brazilian case that differ from those of the other three counties and points out limitations with respect to Brazil’s approach to higher education, as suggested from a reading of the book in question. The author concludes that, although suffering from some limitations, the book is of great value to the Brazilian reader, both because of the huge amount of information presented and because it exemplifies the methodology that undergirds comparative analyses.Este documento es un ensayo que analiza y critica un libro recientemente traducido y divulgado por la Capes sobre educación superior en los países BRIC, es decir, Brasil, China, India y Rusia. El referido libro está en el campo de la educación comparada y demuestra las semejanzas y oposiciones entre los cuatro países delante de los desafíos de la globalización a través de estímulos para la expansión y el desarrollo de sus sistemas universitarios. El presente texto considera los aspectos brasileños que se distinguen de otros países del grupo y apunta algunos problemas en relación a la política educacional en Brasil que la lectura del libro sugiere. El autor concluye que, a pesar de presentar algunas limitaciones, el libro es de gran valor para el lector brasileño tanto por la cantidad enorme de informaciones presentadas como por la ejemplificación de la metodología que sirve de base para el análisis de carácter comparativo.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoVerhine, Robert Evan2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/146710.21713/2358-2332.2017.v14.1467RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1467/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
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Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo. |
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