Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131 |
Resumo: | Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores. |
id |
CAPES-1_ff2e35b89f8fde4f1030b557c796117a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/131 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evoluçãoGraduate studies in Ecology at the Federal University of Bahia: a curriculum in evolutionEstrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. EcologiaCurriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology.Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores.In this article, we discuss the evolution of the pedagogical project and curriculum of a Master Course in Ecology and Biomonitoring of the Federal University of Bahia. We describe the original conception, implemented in 2001, and our evaluation of its main drawbacks after the fi rst three-year period. We present also the adjustments we made and the results obtained in the end of the subsequent three-year period. We fi nally address the changes that are planned to the next period and our curriculum proposal for doctoral studies in our program, which is now under evaluation of the governmental regulatory agency, Capes. We consider that the changes implemented in our curriculum resulted in a high level of integration among students and in the development of their critical skills, leading to improvement of their master projects, their published articles, and also of their profi le as researches and teachers.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoRocha, Pedro Luís Bernardo daViana, Blandina FelipeEl-Hani, Charbel Niñoda Silva, Eduardo Mendesde Barros Junior, Francisco Carlos RochaRamalho, MauroMafalda Junior, Paulo de OliveiraSilva, Sueli Almuiña Holmer2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/13110.21713/2358-2332.2007.v4.131RBPG; v. 4, n. 8 (2007)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 8 (2007)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131/125info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução Graduate studies in Ecology at the Federal University of Bahia: a curriculum in evolution |
title |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução |
spellingShingle |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução Rocha, Pedro Luís Bernardo da Estrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. Ecologia Curriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology. |
title_short |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução |
title_full |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução |
title_fullStr |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução |
title_full_unstemmed |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução |
title_sort |
Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução |
author |
Rocha, Pedro Luís Bernardo da |
author_facet |
Rocha, Pedro Luís Bernardo da Viana, Blandina Felipe El-Hani, Charbel Niño da Silva, Eduardo Mendes de Barros Junior, Francisco Carlos Rocha Ramalho, Mauro Mafalda Junior, Paulo de Oliveira Silva, Sueli Almuiña Holmer |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Blandina Felipe El-Hani, Charbel Niño da Silva, Eduardo Mendes de Barros Junior, Francisco Carlos Rocha Ramalho, Mauro Mafalda Junior, Paulo de Oliveira Silva, Sueli Almuiña Holmer |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Pedro Luís Bernardo da Viana, Blandina Felipe El-Hani, Charbel Niño da Silva, Eduardo Mendes de Barros Junior, Francisco Carlos Rocha Ramalho, Mauro Mafalda Junior, Paulo de Oliveira Silva, Sueli Almuiña Holmer |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. Ecologia Curriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology. |
topic |
Estrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. Ecologia Curriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores. In this article, we discuss the evolution of the pedagogical project and curriculum of a Master Course in Ecology and Biomonitoring of the Federal University of Bahia. We describe the original conception, implemented in 2001, and our evaluation of its main drawbacks after the fi rst three-year period. We present also the adjustments we made and the results obtained in the end of the subsequent three-year period. We fi nally address the changes that are planned to the next period and our curriculum proposal for doctoral studies in our program, which is now under evaluation of the governmental regulatory agency, Capes. We consider that the changes implemented in our curriculum resulted in a high level of integration among students and in the development of their critical skills, leading to improvement of their master projects, their published articles, and also of their profi le as researches and teachers. |
description |
Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131 10.21713/2358-2332.2007.v4.131 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2007.v4.131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131/125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 4, n. 8 (2007) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 8 (2007) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075823435776 |