Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Pedro Luís Bernardo da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Viana, Blandina Felipe, El-Hani, Charbel Niño, da Silva, Eduardo Mendes, de Barros Junior, Francisco Carlos Rocha, Ramalho, Mauro, Mafalda Junior, Paulo de Oliveira, Silva, Sueli Almuiña Holmer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131
Resumo: Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores.
id CAPES-1_ff2e35b89f8fde4f1030b557c796117a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/131
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evoluçãoGraduate studies in Ecology at the Federal University of Bahia: a curriculum in evolutionEstrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. EcologiaCurriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology.Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores.In this article, we discuss the evolution of the pedagogical project and curriculum of a Master Course in Ecology and Biomonitoring of the Federal University of Bahia. We describe the original conception, implemented in 2001, and our evaluation of its main drawbacks after the fi rst three-year period. We present also the adjustments we made and the results obtained in the end of the subsequent three-year period. We fi nally address the changes that are planned to the next period and our curriculum proposal for doctoral studies in our program, which is now under evaluation of the governmental regulatory agency, Capes. We consider that the changes implemented in our curriculum resulted in a high level of integration among students and in the development of their critical skills, leading to improvement of their master projects, their published articles, and also of their profi le as researches and teachers.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoRocha, Pedro Luís Bernardo daViana, Blandina FelipeEl-Hani, Charbel Niñoda Silva, Eduardo Mendesde Barros Junior, Francisco Carlos RochaRamalho, MauroMafalda Junior, Paulo de OliveiraSilva, Sueli Almuiña Holmer2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/13110.21713/2358-2332.2007.v4.131RBPG; v. 4, n. 8 (2007)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 8 (2007)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131/125info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
Graduate studies in Ecology at the Federal University of Bahia: a curriculum in evolution
title Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
spellingShingle Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
Rocha, Pedro Luís Bernardo da
Estrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. Ecologia
Curriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology.
title_short Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
title_full Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
title_fullStr Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
title_full_unstemmed Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
title_sort Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução
author Rocha, Pedro Luís Bernardo da
author_facet Rocha, Pedro Luís Bernardo da
Viana, Blandina Felipe
El-Hani, Charbel Niño
da Silva, Eduardo Mendes
de Barros Junior, Francisco Carlos Rocha
Ramalho, Mauro
Mafalda Junior, Paulo de Oliveira
Silva, Sueli Almuiña Holmer
author_role author
author2 Viana, Blandina Felipe
El-Hani, Charbel Niño
da Silva, Eduardo Mendes
de Barros Junior, Francisco Carlos Rocha
Ramalho, Mauro
Mafalda Junior, Paulo de Oliveira
Silva, Sueli Almuiña Holmer
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Pedro Luís Bernardo da
Viana, Blandina Felipe
El-Hani, Charbel Niño
da Silva, Eduardo Mendes
de Barros Junior, Francisco Carlos Rocha
Ramalho, Mauro
Mafalda Junior, Paulo de Oliveira
Silva, Sueli Almuiña Holmer
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. Ecologia
Curriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology.
topic Estrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. Ecologia
Curriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores.
In this article, we discuss the evolution of the pedagogical project and curriculum of a Master Course in Ecology and Biomonitoring of the Federal University of Bahia. We describe the original conception, implemented in 2001, and our evaluation of its main drawbacks after the fi rst three-year period. We present also the adjustments we made and the results obtained in the end of the subsequent three-year period. We fi nally address the changes that are planned to the next period and our curriculum proposal for doctoral studies in our program, which is now under evaluation of the governmental regulatory agency, Capes. We consider that the changes implemented in our curriculum resulted in a high level of integration among students and in the development of their critical skills, leading to improvement of their master projects, their published articles, and also of their profi le as researches and teachers.
description Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131
10.21713/2358-2332.2007.v4.131
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2007.v4.131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/131/125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 4, n. 8 (2007)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 8 (2007)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075823435776