PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443 |
Resumo: | O artigo em pauta situa a Pedagogia Sistêmica como estudo dos fenômenos existentes nos vários sistemas sociais. A preocupação origina-se da vivência em sala de aula, onde se encontram alunos com problemas de baixo rendimento escolar, falta de atenção, indisciplina, comunicação com o docente e integração familiar, sem que se tenha recursos que minorem. A sala de aula é, por excelência, o espaço de interação entre os sistemas: educacional, familiar e social. Seu objeto de estudo consiste na aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica como marco de referência dos autores e das técnicas que inspiram o mapa conceitual da filosofia que ilumina a abordagem e traça um itinerário das técnicas orientadoras das soluções. Portanto, este estudo é uma tentativa de aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Ao desvendar as demandas através de uma descrição científica, evidencia o mapa mental dos vários sistemas e a necessidade de honrar seus ancestrais conhecidos e desconhecidos, inclusive os que vieram de longe e neles se refletem. Trata-se de uma abordagem pedagógica consequente da evolução do pensamento sistêmico na qual são incluídas experiências, técnicas e formas de procedimento oriundas de outras abordagens e escolas, que permite a observação dos vínculos, bem como a natureza das relações entre a escola e a família, iluminando caminhos de solução para muitas das inadequações então pertinentes. |
id |
CATOLICA_80bf173637b8a5be09b5951fc259d815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1443 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOSCiências SociaisPedagogia Sistêmica. Abordagem Pedagógica. Construtivismo. Fenomenologia. Inclusão.O artigo em pauta situa a Pedagogia Sistêmica como estudo dos fenômenos existentes nos vários sistemas sociais. A preocupação origina-se da vivência em sala de aula, onde se encontram alunos com problemas de baixo rendimento escolar, falta de atenção, indisciplina, comunicação com o docente e integração familiar, sem que se tenha recursos que minorem. A sala de aula é, por excelência, o espaço de interação entre os sistemas: educacional, familiar e social. Seu objeto de estudo consiste na aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica como marco de referência dos autores e das técnicas que inspiram o mapa conceitual da filosofia que ilumina a abordagem e traça um itinerário das técnicas orientadoras das soluções. Portanto, este estudo é uma tentativa de aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Ao desvendar as demandas através de uma descrição científica, evidencia o mapa mental dos vários sistemas e a necessidade de honrar seus ancestrais conhecidos e desconhecidos, inclusive os que vieram de longe e neles se refletem. Trata-se de uma abordagem pedagógica consequente da evolução do pensamento sistêmico na qual são incluídas experiências, técnicas e formas de procedimento oriundas de outras abordagens e escolas, que permite a observação dos vínculos, bem como a natureza das relações entre a escola e a família, iluminando caminhos de solução para muitas das inadequações então pertinentes.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAVieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de QuixadáSivek, Clara ShinayderCavalcante, Maria Marina Dias2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144310.25190/rec.v4i1.1443Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443/1176/*ref*/ALEXANDRE, Castillo. Figura: Unidad I Innovación Educativa. Disponível em: http://alexandercastilloreverol.blogspot.com.br/2012/09/la-teoria-sistemica-en-situaciones_19.html Acesso em: 11.jul de 2014./*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999./*ref*/CENTROCOLIBRI. Figura: Princípios básicos de La pedagogía sistémica. Disponível em: <http://www.centrocolibri.es/pedagogia-sistemica.html> Acesso em: 11.jul de 2014./*ref*/CORDERO AYUSO, Maita. Manual Prático de pedagogia sistêmica: um itinerário para introducir La mirada sistêmica em El aula -1 ed.-México: Centro Universitário Doctor Emilio Cárdenas, 2012./*ref*/DONATI, P. Família no século XXI: Abordagem Relacional. Tradução João Carlos Petrini. São Paulo (SP): Paulinas 2008./*ref*/FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da Educação. Campinas, SP: Papirus, 2003./*ref*/FRANK GRICKSCH, Marianne. Você um de nós: Percepções e Soluções Sistêmicas. Tradução de Décio Fábio de Oliveira Júnior.Tsuyuko Jinno-Spelter. 2 Ed. rev. Patos de Minas:Atman,2005./*ref*/FRANK,Ursula. Quando fecho os olhos vejo você: as constelações familiares no atendimento individual e aconselhamento: um guia para a prática/ tradução de Tsuyuko Jinno-Spelter. Patos de Minas: Atman, 2006./*ref*/FRANK ,Ursula. O Rio nunca olha para Trás- São Paulo: Editora Conexão Sistemica, 2013/*ref*/GARCIA, A. P.O.; VILAGINÉS ,M. T.; ENRICH C. P. Sintonizando las Miradas: Soluciones amorosas y breves a los conflictos entre la escuela y la família. Mexico: Centro Universitário Doctor Emilio Cárdenas, 2011./*ref*/GRICKSCH, Frank Marianne. Você um de nós: Percepções e Soluções Sistêmicas. de Décio Fábio de Oliveira Júnior.TsuyukoJinno-Spelter. 2 Ed. rev. Patos de Minas:Atman,2009/*ref*/GUEDES,Olinda. Pedagogia sistêmica: o que trás quem levamos para a escola. Ed. Curitiba: Appris, 2012./*ref*/HELLINGER, Bert. Ordens da Ajuda. Atman. Patos de Minas, 2005./*ref*/_____. Amor a segunda Vista: Soluções para Casais/ Tradução de Lorena Kim Richter- Patos de Minas: Atman,2006./*ref*/_____. Ordens do amor: um guia para ao trabalho com constelações familiares.Tradução Newton de Araújo Queiroz; revisão técnica Heloisa Giancoli Tironi, TsuyunoJinno-Spelter. São Paulo: Cultrix, 2007./*ref*/_____. Histórias de Amor. Tradução de Lorena Kim Richter; Filipa Richter. Patos de Minas: Atman,2007./*ref*/INNECKIN, Barbara. Orientação por recursos e soluções dentro da Pedagogia Sistêmica. São Paulo, Espaço Conexão Sistêmica. Em 10,11 e 12 de agosto de 2012. Anotação de aula./*ref*/_____. Contribuições para resolução de conflitos. São Paulo, Espaço Conexão Sistêmica. Em 02,03 e 04 de agosto de 2013. Anotação de aula./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os educadores darão a pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrida (org). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996./*ref*/_____. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo, Cortez, 1998./*ref*/_____. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo, Cortez,1998./*ref*/MANNÉ Joy. As Constelações Familiares Em Sua Vida Diária. Tradução AlBERT Rosane .São Paulo: Cultrix.2008./*ref*/MATURAMA, R.U. Emoções e Linguagem na Educação e na Política/ Tradução: José Fernando Campos Fortes.Belo Horizonte: Ed. UFMG 1988./*ref*/MAZZOTTI, T. B. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia, ciência da educação?. São Paulo: Cortez, 1996./*ref*/NÓVOA, Antônio. As ciências da educação e os processos de mudança. In: GARCIA, A. P.O.; VILAGINÉS ,M. T.; ENRICH C. P. (Org.). Raices, vínculos y alas: Uma pedagogia de la abundancia. Ed. Grupo Cudec . México . 2012./*ref*/PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia, ciência da educação?São Paulo: Cortez, 1996./*ref*/_____. (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997./*ref*/PRIEUR, B. Que recebemos da família. As heranças familiares, p. 19-25, 1999./*ref*/SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Gral, 1989./*ref*/SATIR, Virginia. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Virginia_Satir > Acesso em: 10 de jul 2014. SAVIANI, Demerval. (org.). Didata: a revista do educador. (O que é Pedagogia?). São Paulo, n° 5, 1977./*ref*/SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialética – de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983./*ref*/VARELA, Francisco. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Varela> Acesso em: 10 de jul 2014.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1443Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS |
title |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS |
spellingShingle |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Pedagogia Sistêmica. Abordagem Pedagógica. Construtivismo. Fenomenologia. Inclusão. |
title_short |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS |
title_full |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS |
title_fullStr |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS |
title_sort |
PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS |
author |
Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá Sivek, Clara Shinayder Cavalcante, Maria Marina Dias |
author_role |
author |
author2 |
Sivek, Clara Shinayder Cavalcante, Maria Marina Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá Sivek, Clara Shinayder Cavalcante, Maria Marina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Pedagogia Sistêmica. Abordagem Pedagógica. Construtivismo. Fenomenologia. Inclusão. |
topic |
Ciências Sociais Pedagogia Sistêmica. Abordagem Pedagógica. Construtivismo. Fenomenologia. Inclusão. |
description |
O artigo em pauta situa a Pedagogia Sistêmica como estudo dos fenômenos existentes nos vários sistemas sociais. A preocupação origina-se da vivência em sala de aula, onde se encontram alunos com problemas de baixo rendimento escolar, falta de atenção, indisciplina, comunicação com o docente e integração familiar, sem que se tenha recursos que minorem. A sala de aula é, por excelência, o espaço de interação entre os sistemas: educacional, familiar e social. Seu objeto de estudo consiste na aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica como marco de referência dos autores e das técnicas que inspiram o mapa conceitual da filosofia que ilumina a abordagem e traça um itinerário das técnicas orientadoras das soluções. Portanto, este estudo é uma tentativa de aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Ao desvendar as demandas através de uma descrição científica, evidencia o mapa mental dos vários sistemas e a necessidade de honrar seus ancestrais conhecidos e desconhecidos, inclusive os que vieram de longe e neles se refletem. Trata-se de uma abordagem pedagógica consequente da evolução do pensamento sistêmico na qual são incluídas experiências, técnicas e formas de procedimento oriundas de outras abordagens e escolas, que permite a observação dos vínculos, bem como a natureza das relações entre a escola e a família, iluminando caminhos de solução para muitas das inadequações então pertinentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443 10.25190/rec.v4i1.1443 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v4i1.1443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443/1176 /*ref*/ALEXANDRE, Castillo. Figura: Unidad I Innovación Educativa. Disponível em: http://alexandercastilloreverol.blogspot.com.br/2012/09/la-teoria-sistemica-en-situaciones_19.html Acesso em: 11.jul de 2014. /*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999. /*ref*/CENTROCOLIBRI. Figura: Princípios básicos de La pedagogía sistémica. Disponível em: <http://www.centrocolibri.es/pedagogia-sistemica.html> Acesso em: 11.jul de 2014. /*ref*/CORDERO AYUSO, Maita. Manual Prático de pedagogia sistêmica: um itinerário para introducir La mirada sistêmica em El aula -1 ed.-México: Centro Universitário Doctor Emilio Cárdenas, 2012. /*ref*/DONATI, P. Família no século XXI: Abordagem Relacional. Tradução João Carlos Petrini. São Paulo (SP): Paulinas 2008. /*ref*/FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da Educação. Campinas, SP: Papirus, 2003. /*ref*/FRANK GRICKSCH, Marianne. Você um de nós: Percepções e Soluções Sistêmicas. Tradução de Décio Fábio de Oliveira Júnior.Tsuyuko Jinno-Spelter. 2 Ed. rev. Patos de Minas:Atman,2005. /*ref*/FRANK,Ursula. Quando fecho os olhos vejo você: as constelações familiares no atendimento individual e aconselhamento: um guia para a prática/ tradução de Tsuyuko Jinno-Spelter. Patos de Minas: Atman, 2006. /*ref*/FRANK ,Ursula. O Rio nunca olha para Trás- São Paulo: Editora Conexão Sistemica, 2013 /*ref*/GARCIA, A. P.O.; VILAGINÉS ,M. T.; ENRICH C. P. Sintonizando las Miradas: Soluciones amorosas y breves a los conflictos entre la escuela y la família. Mexico: Centro Universitário Doctor Emilio Cárdenas, 2011. /*ref*/GRICKSCH, Frank Marianne. Você um de nós: Percepções e Soluções Sistêmicas. de Décio Fábio de Oliveira Júnior.TsuyukoJinno-Spelter. 2 Ed. rev. Patos de Minas:Atman,2009 /*ref*/GUEDES,Olinda. Pedagogia sistêmica: o que trás quem levamos para a escola. Ed. Curitiba: Appris, 2012. /*ref*/HELLINGER, Bert. Ordens da Ajuda. Atman. Patos de Minas, 2005. /*ref*/_____. Amor a segunda Vista: Soluções para Casais/ Tradução de Lorena Kim Richter- Patos de Minas: Atman,2006. /*ref*/_____. Ordens do amor: um guia para ao trabalho com constelações familiares.Tradução Newton de Araújo Queiroz; revisão técnica Heloisa Giancoli Tironi, TsuyunoJinno-Spelter. São Paulo: Cultrix, 2007. /*ref*/_____. Histórias de Amor. Tradução de Lorena Kim Richter; Filipa Richter. Patos de Minas: Atman,2007. /*ref*/INNECKIN, Barbara. Orientação por recursos e soluções dentro da Pedagogia Sistêmica. São Paulo, Espaço Conexão Sistêmica. Em 10,11 e 12 de agosto de 2012. Anotação de aula. /*ref*/_____. Contribuições para resolução de conflitos. São Paulo, Espaço Conexão Sistêmica. Em 02,03 e 04 de agosto de 2013. Anotação de aula. /*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os educadores darão a pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrida (org). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996. /*ref*/_____. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo, Cortez, 1998. /*ref*/_____. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo, Cortez,1998. /*ref*/MANNÉ Joy. As Constelações Familiares Em Sua Vida Diária. Tradução AlBERT Rosane .São Paulo: Cultrix.2008. /*ref*/MATURAMA, R.U. Emoções e Linguagem na Educação e na Política/ Tradução: José Fernando Campos Fortes.Belo Horizonte: Ed. UFMG 1988. /*ref*/MAZZOTTI, T. B. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia, ciência da educação?. São Paulo: Cortez, 1996. /*ref*/NÓVOA, Antônio. As ciências da educação e os processos de mudança. In: GARCIA, A. P.O.; VILAGINÉS ,M. T.; ENRICH C. P. (Org.). Raices, vínculos y alas: Uma pedagogia de la abundancia. Ed. Grupo Cudec . México . 2012. /*ref*/PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia, ciência da educação?São Paulo: Cortez, 1996. /*ref*/_____. (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997. /*ref*/PRIEUR, B. Que recebemos da família. As heranças familiares, p. 19-25, 1999. /*ref*/SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Gral, 1989. /*ref*/SATIR, Virginia. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Virginia_Satir > Acesso em: 10 de jul 2014. SAVIANI, Demerval. (org.). Didata: a revista do educador. (O que é Pedagogia?). São Paulo, n° 5, 1977. /*ref*/SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialética – de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983. /*ref*/VARELA, Francisco. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Varela> Acesso em: 10 de jul 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v4i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421290663936 |