PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sivek, Clara Shinayder, Cavalcante, Maria Marina Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443
Resumo: O artigo em pauta situa a Pedagogia Sistêmica como estudo dos fenômenos existentes nos vários sistemas sociais. A preocupação origina-se da vivência em sala de aula, onde se encontram  alunos com problemas de baixo rendimento escolar, falta de atenção, indisciplina, comunicação com o docente e integração familiar, sem que se tenha recursos que minorem. A sala de aula é, por excelência, o espaço de interação entre os sistemas: educacional, familiar e social. Seu objeto de estudo consiste na aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica como marco de referência dos autores e das técnicas que inspiram o mapa conceitual da filosofia que ilumina a abordagem e traça um itinerário das técnicas orientadoras das soluções. Portanto, este estudo é uma tentativa de aproximação da realidade com a teoria  que lhe dá sustentação. Ao desvendar as demandas através de uma descrição científica, evidencia o mapa mental dos vários sistemas e a necessidade de honrar seus ancestrais conhecidos e desconhecidos, inclusive os que vieram de longe e neles se refletem. Trata-se de uma abordagem pedagógica consequente da evolução do pensamento sistêmico na qual são incluídas experiências, técnicas e formas de procedimento oriundas de outras abordagens e escolas, que permite a observação dos vínculos, bem como a natureza das relações entre a escola e a família, iluminando caminhos de solução para muitas das inadequações então pertinentes.
id CATOLICA_80bf173637b8a5be09b5951fc259d815
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1443
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOSCiências SociaisPedagogia Sistêmica. Abordagem Pedagógica. Construtivismo. Fenomenologia. Inclusão.O artigo em pauta situa a Pedagogia Sistêmica como estudo dos fenômenos existentes nos vários sistemas sociais. A preocupação origina-se da vivência em sala de aula, onde se encontram  alunos com problemas de baixo rendimento escolar, falta de atenção, indisciplina, comunicação com o docente e integração familiar, sem que se tenha recursos que minorem. A sala de aula é, por excelência, o espaço de interação entre os sistemas: educacional, familiar e social. Seu objeto de estudo consiste na aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica como marco de referência dos autores e das técnicas que inspiram o mapa conceitual da filosofia que ilumina a abordagem e traça um itinerário das técnicas orientadoras das soluções. Portanto, este estudo é uma tentativa de aproximação da realidade com a teoria  que lhe dá sustentação. Ao desvendar as demandas através de uma descrição científica, evidencia o mapa mental dos vários sistemas e a necessidade de honrar seus ancestrais conhecidos e desconhecidos, inclusive os que vieram de longe e neles se refletem. Trata-se de uma abordagem pedagógica consequente da evolução do pensamento sistêmico na qual são incluídas experiências, técnicas e formas de procedimento oriundas de outras abordagens e escolas, que permite a observação dos vínculos, bem como a natureza das relações entre a escola e a família, iluminando caminhos de solução para muitas das inadequações então pertinentes.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAVieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de QuixadáSivek, Clara ShinayderCavalcante, Maria Marina Dias2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144310.25190/rec.v4i1.1443Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443/1176/*ref*/ALEXANDRE, Castillo. Figura: Unidad I Innovación Educativa. Disponível em: http://alexandercastilloreverol.blogspot.com.br/2012/09/la-teoria-sistemica-en-situaciones_19.html Acesso em: 11.jul de 2014./*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999./*ref*/CENTROCOLIBRI. Figura: Princípios básicos de La pedagogía sistémica. Disponível em: <http://www.centrocolibri.es/pedagogia-sistemica.html> Acesso em: 11.jul de 2014./*ref*/CORDERO AYUSO, Maita. Manual Prático de pedagogia sistêmica: um itinerário para introducir La mirada sistêmica em El aula -1 ed.-México: Centro Universitário Doctor Emilio Cárdenas, 2012./*ref*/DONATI, P. Família no século XXI: Abordagem Relacional. Tradução João Carlos Petrini. São Paulo (SP): Paulinas 2008./*ref*/FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da Educação. Campinas, SP: Papirus, 2003./*ref*/FRANK GRICKSCH, Marianne. Você um de nós: Percepções e Soluções Sistêmicas. Tradução de Décio Fábio de Oliveira Júnior.Tsuyuko Jinno-Spelter. 2 Ed. rev. Patos de Minas:Atman,2005./*ref*/FRANK,Ursula. Quando fecho os olhos vejo você: as constelações familiares no atendimento individual e aconselhamento: um guia para a prática/ tradução de Tsuyuko Jinno-Spelter. Patos de Minas: Atman, 2006./*ref*/FRANK ,Ursula. O Rio nunca olha para Trás- São Paulo: Editora Conexão Sistemica, 2013/*ref*/GARCIA, A. P.O.; VILAGINÉS ,M. T.; ENRICH C. P. Sintonizando las Miradas: Soluciones amorosas y breves a los conflictos entre la escuela y la família. Mexico: Centro Universitário Doctor Emilio Cárdenas, 2011./*ref*/GRICKSCH, Frank Marianne. Você um de nós: Percepções e Soluções Sistêmicas. de Décio Fábio de Oliveira Júnior.TsuyukoJinno-Spelter. 2 Ed. rev. Patos de Minas:Atman,2009/*ref*/GUEDES,Olinda. Pedagogia sistêmica: o que trás quem levamos para a escola. Ed. Curitiba: Appris, 2012./*ref*/HELLINGER, Bert. Ordens da Ajuda. Atman. Patos de Minas, 2005./*ref*/_____. Amor a segunda Vista: Soluções para Casais/ Tradução de Lorena Kim Richter- Patos de Minas: Atman,2006./*ref*/_____. Ordens do amor: um guia para ao trabalho com constelações familiares.Tradução Newton de Araújo Queiroz; revisão técnica Heloisa Giancoli Tironi, TsuyunoJinno-Spelter. São Paulo: Cultrix, 2007./*ref*/_____. Histórias de Amor. Tradução de Lorena Kim Richter; Filipa Richter. Patos de Minas: Atman,2007./*ref*/INNECKIN, Barbara. Orientação por recursos e soluções dentro da Pedagogia Sistêmica. São Paulo, Espaço Conexão Sistêmica. Em 10,11 e 12 de agosto de 2012. Anotação de aula./*ref*/_____. Contribuições para resolução de conflitos. São Paulo, Espaço Conexão Sistêmica. Em 02,03 e 04 de agosto de 2013. Anotação de aula./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os educadores darão a pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrida (org). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996./*ref*/_____. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo, Cortez, 1998./*ref*/_____. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo, Cortez,1998./*ref*/MANNÉ Joy. As Constelações Familiares Em Sua Vida Diária. Tradução AlBERT Rosane .São Paulo: Cultrix.2008./*ref*/MATURAMA, R.U. Emoções e Linguagem na Educação e na Política/ Tradução: José Fernando Campos Fortes.Belo Horizonte: Ed. UFMG 1988./*ref*/MAZZOTTI, T. B. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia, ciência da educação?. São Paulo: Cortez, 1996./*ref*/NÓVOA, Antônio. As ciências da educação e os processos de mudança. In: GARCIA, A. P.O.; VILAGINÉS ,M. T.; ENRICH C. P. (Org.). Raices, vínculos y alas: Uma pedagogia de la abundancia. Ed. Grupo Cudec . México . 2012./*ref*/PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia, ciência da educação?São Paulo: Cortez, 1996./*ref*/_____. (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997./*ref*/PRIEUR, B. Que recebemos da família. As heranças familiares, p. 19-25, 1999./*ref*/SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Gral, 1989./*ref*/SATIR, Virginia. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Virginia_Satir > Acesso em: 10 de jul 2014. SAVIANI, Demerval. (org.). Didata: a revista do educador. (O que é Pedagogia?). São Paulo, n° 5, 1977./*ref*/SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialética – de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983./*ref*/VARELA, Francisco. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Varela> Acesso em: 10 de jul 2014.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1443Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
title PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
spellingShingle PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Pedagogia Sistêmica. Abordagem Pedagógica. Construtivismo. Fenomenologia. Inclusão.
title_short PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
title_full PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
title_fullStr PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
title_full_unstemmed PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
title_sort PEDAGOGIA SISTEMICA: CONTEXTO E FUNDAMENTOS
author Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá
Sivek, Clara Shinayder
Cavalcante, Maria Marina Dias
author_role author
author2 Sivek, Clara Shinayder
Cavalcante, Maria Marina Dias
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Dias Cavalcante; Centro Universitário Católica de Quixadá
Sivek, Clara Shinayder
Cavalcante, Maria Marina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Pedagogia Sistêmica. Abordagem Pedagógica. Construtivismo. Fenomenologia. Inclusão.
topic Ciências Sociais
Pedagogia Sistêmica. Abordagem Pedagógica. Construtivismo. Fenomenologia. Inclusão.
description O artigo em pauta situa a Pedagogia Sistêmica como estudo dos fenômenos existentes nos vários sistemas sociais. A preocupação origina-se da vivência em sala de aula, onde se encontram  alunos com problemas de baixo rendimento escolar, falta de atenção, indisciplina, comunicação com o docente e integração familiar, sem que se tenha recursos que minorem. A sala de aula é, por excelência, o espaço de interação entre os sistemas: educacional, familiar e social. Seu objeto de estudo consiste na aproximação da realidade com a teoria que lhe dá sustentação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica como marco de referência dos autores e das técnicas que inspiram o mapa conceitual da filosofia que ilumina a abordagem e traça um itinerário das técnicas orientadoras das soluções. Portanto, este estudo é uma tentativa de aproximação da realidade com a teoria  que lhe dá sustentação. Ao desvendar as demandas através de uma descrição científica, evidencia o mapa mental dos vários sistemas e a necessidade de honrar seus ancestrais conhecidos e desconhecidos, inclusive os que vieram de longe e neles se refletem. Trata-se de uma abordagem pedagógica consequente da evolução do pensamento sistêmico na qual são incluídas experiências, técnicas e formas de procedimento oriundas de outras abordagens e escolas, que permite a observação dos vínculos, bem como a natureza das relações entre a escola e a família, iluminando caminhos de solução para muitas das inadequações então pertinentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443
10.25190/rec.v4i1.1443
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443
identifier_str_mv 10.25190/rec.v4i1.1443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1443/1176
/*ref*/ALEXANDRE, Castillo. Figura: Unidad I Innovación Educativa. Disponível em: http://alexandercastilloreverol.blogspot.com.br/2012/09/la-teoria-sistemica-en-situaciones_19.html Acesso em: 11.jul de 2014.
/*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.
/*ref*/CENTROCOLIBRI. Figura: Princípios básicos de La pedagogía sistémica. Disponível em: <http://www.centrocolibri.es/pedagogia-sistemica.html> Acesso em: 11.jul de 2014.
/*ref*/CORDERO AYUSO, Maita. Manual Prático de pedagogia sistêmica: um itinerário para introducir La mirada sistêmica em El aula -1 ed.-México: Centro Universitário Doctor Emilio Cárdenas, 2012.
/*ref*/DONATI, P. Família no século XXI: Abordagem Relacional. Tradução João Carlos Petrini. São Paulo (SP): Paulinas 2008.
/*ref*/FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da Educação. Campinas, SP: Papirus, 2003.
/*ref*/FRANK GRICKSCH, Marianne. Você um de nós: Percepções e Soluções Sistêmicas. Tradução de Décio Fábio de Oliveira Júnior.Tsuyuko Jinno-Spelter. 2 Ed. rev. Patos de Minas:Atman,2005.
/*ref*/FRANK,Ursula. Quando fecho os olhos vejo você: as constelações familiares no atendimento individual e aconselhamento: um guia para a prática/ tradução de Tsuyuko Jinno-Spelter. Patos de Minas: Atman, 2006.
/*ref*/FRANK ,Ursula. O Rio nunca olha para Trás- São Paulo: Editora Conexão Sistemica, 2013
/*ref*/GARCIA, A. P.O.; VILAGINÉS ,M. T.; ENRICH C. P. Sintonizando las Miradas: Soluciones amorosas y breves a los conflictos entre la escuela y la família. Mexico: Centro Universitário Doctor Emilio Cárdenas, 2011.
/*ref*/GRICKSCH, Frank Marianne. Você um de nós: Percepções e Soluções Sistêmicas. de Décio Fábio de Oliveira Júnior.TsuyukoJinno-Spelter. 2 Ed. rev. Patos de Minas:Atman,2009
/*ref*/GUEDES,Olinda. Pedagogia sistêmica: o que trás quem levamos para a escola. Ed. Curitiba: Appris, 2012.
/*ref*/HELLINGER, Bert. Ordens da Ajuda. Atman. Patos de Minas, 2005.
/*ref*/_____. Amor a segunda Vista: Soluções para Casais/ Tradução de Lorena Kim Richter- Patos de Minas: Atman,2006.
/*ref*/_____. Ordens do amor: um guia para ao trabalho com constelações familiares.Tradução Newton de Araújo Queiroz; revisão técnica Heloisa Giancoli Tironi, TsuyunoJinno-Spelter. São Paulo: Cultrix, 2007.
/*ref*/_____. Histórias de Amor. Tradução de Lorena Kim Richter; Filipa Richter. Patos de Minas: Atman,2007.
/*ref*/INNECKIN, Barbara. Orientação por recursos e soluções dentro da Pedagogia Sistêmica. São Paulo, Espaço Conexão Sistêmica. Em 10,11 e 12 de agosto de 2012. Anotação de aula.
/*ref*/_____. Contribuições para resolução de conflitos. São Paulo, Espaço Conexão Sistêmica. Em 02,03 e 04 de agosto de 2013. Anotação de aula.
/*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os educadores darão a pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrida (org). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996.
/*ref*/_____. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo, Cortez, 1998.
/*ref*/_____. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo, Cortez,1998.
/*ref*/MANNÉ Joy. As Constelações Familiares Em Sua Vida Diária. Tradução AlBERT Rosane .São Paulo: Cultrix.2008.
/*ref*/MATURAMA, R.U. Emoções e Linguagem na Educação e na Política/ Tradução: José Fernando Campos Fortes.Belo Horizonte: Ed. UFMG 1988.
/*ref*/MAZZOTTI, T. B. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia, ciência da educação?. São Paulo: Cortez, 1996.
/*ref*/NÓVOA, Antônio. As ciências da educação e os processos de mudança. In: GARCIA, A. P.O.; VILAGINÉS ,M. T.; ENRICH C. P. (Org.). Raices, vínculos y alas: Uma pedagogia de la abundancia. Ed. Grupo Cudec . México . 2012.
/*ref*/PIMENTA, S. G. (org.). Pedagogia, ciência da educação?São Paulo: Cortez, 1996.
/*ref*/_____. (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
/*ref*/PRIEUR, B. Que recebemos da família. As heranças familiares, p. 19-25, 1999.
/*ref*/SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Gral, 1989.
/*ref*/SATIR, Virginia. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Virginia_Satir > Acesso em: 10 de jul 2014. SAVIANI, Demerval. (org.). Didata: a revista do educador. (O que é Pedagogia?). São Paulo, n° 5, 1977.
/*ref*/SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialética – de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.
/*ref*/VARELA, Francisco. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Varela> Acesso em: 10 de jul 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v4i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421290663936