ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo analisar a adaptação das tecnologias no método de ensino teórico da disciplina de Anatomia Humana adotada ao curso de Farmácia. Tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, com 32 estudantes do primeiro período do curso de Farmácia, matriculados na disciplina de anatomia humana no Centro Universitário Católica de Quixadá - CE. Foi utilizado, como ferramentas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem, na disciplina, aula expositiva dialogada e utilização da ferramenta tecnológica software de jogos interativos. Foram aplicados questionários antes e após a utilização do software como ferramenta metodológica dinâmica no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa demostrou que antes do uso das tecnologias, em relação ao grau de dificuldade da disciplina, 19 (60%) não apresentaram dificuldade no desenvolvimento, enquanto os 13 (40%) restantes apresentaram, sendo que 28 (88%) acreditaram possível a adequação de tecnologias dentro da metodologia da disciplina e apenas 4 (13%) consideraram o método comum suficiente para o aprendizado. Constatando que, após a aplicação das tecnologias, todos 32 (100%) estudantes acreditaram ser considerável a possibilidade de novas ferramentas de metodológicas de ensino, embora 12 (38%) julgaram ainda o método comum favorável ao seu desenvolvimento. Assim, observa-se a necessidade de ferramentas metodológicas diferenciadas e dinamizadas, que favoreça o processo de aprendizagem do aluno. FACILITATING STRATEGIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN HUMAN ANATOMY ABSTRACT The aim of this study was to analyze the adaptation of the technologies in the method of theoretical teaching of the discipline of Human Anatomy used in the course of Pharmacy. This was a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, with 32 students from the first period of the Pharmacy course, enrolled in the discipline of human anatomy at the Catholic University Center of Quixadá. It was used, as methodological tools in the teaching-learning process, in the subject, dialogic expository class and use of the interactive software gaming software tool. Questionnaires were applied before and after the use of software as a dynamic methodological tool in the teaching-learning process. The research showed that, before the use of the technologies, in relation to the degree of difficulty of the discipline, 19 (60%) had no difficulty in development, while the remaining 13 (40%) presented, and 28 (88%) believed possible the adequacy of technologies within the discipline methodology and only 4 (13%) considered the common method sufficient for learning. It was observed that all 32 (100%) students believed that new methodological teaching tools were possible, although 12 (38%) still considered the common method favorable to their development. Thus, it is observed the need for differentiated and dynamic methodological tools, which favor the student's learning process. |
id |
CATOLICA_925caf8e1bbbf75af3801742764b261a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2511 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANAAnatomia. Tecnologia. Estudantes de farmácia.O estudo teve como objetivo analisar a adaptação das tecnologias no método de ensino teórico da disciplina de Anatomia Humana adotada ao curso de Farmácia. Tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, com 32 estudantes do primeiro período do curso de Farmácia, matriculados na disciplina de anatomia humana no Centro Universitário Católica de Quixadá - CE. Foi utilizado, como ferramentas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem, na disciplina, aula expositiva dialogada e utilização da ferramenta tecnológica software de jogos interativos. Foram aplicados questionários antes e após a utilização do software como ferramenta metodológica dinâmica no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa demostrou que antes do uso das tecnologias, em relação ao grau de dificuldade da disciplina, 19 (60%) não apresentaram dificuldade no desenvolvimento, enquanto os 13 (40%) restantes apresentaram, sendo que 28 (88%) acreditaram possível a adequação de tecnologias dentro da metodologia da disciplina e apenas 4 (13%) consideraram o método comum suficiente para o aprendizado. Constatando que, após a aplicação das tecnologias, todos 32 (100%) estudantes acreditaram ser considerável a possibilidade de novas ferramentas de metodológicas de ensino, embora 12 (38%) julgaram ainda o método comum favorável ao seu desenvolvimento. Assim, observa-se a necessidade de ferramentas metodológicas diferenciadas e dinamizadas, que favoreça o processo de aprendizagem do aluno. FACILITATING STRATEGIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN HUMAN ANATOMY ABSTRACT The aim of this study was to analyze the adaptation of the technologies in the method of theoretical teaching of the discipline of Human Anatomy used in the course of Pharmacy. This was a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, with 32 students from the first period of the Pharmacy course, enrolled in the discipline of human anatomy at the Catholic University Center of Quixadá. It was used, as methodological tools in the teaching-learning process, in the subject, dialogic expository class and use of the interactive software gaming software tool. Questionnaires were applied before and after the use of software as a dynamic methodological tool in the teaching-learning process. The research showed that, before the use of the technologies, in relation to the degree of difficulty of the discipline, 19 (60%) had no difficulty in development, while the remaining 13 (40%) presented, and 28 (88%) believed possible the adequacy of technologies within the discipline methodology and only 4 (13%) considered the common method sufficient for learning. It was observed that all 32 (100%) students believed that new methodological teaching tools were possible, although 12 (38%) still considered the common method favorable to their development. Thus, it is observed the need for differentiated and dynamic methodological tools, which favor the student's learning process.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASantos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de QuixadáAlves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de QuixadáFonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do CearáBarros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/251110.25190/rec.v7i2.2511Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 58-622357-848310.25190/rec.v7i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511/pdf1/*ref*/ALMEIDA, N. D. F. et al. Avaliação da importância e do aprendizado promovido em atividades de Extensão Universitária. Revista UFG, v. 15, n. 17, dez. 2015./*ref*/BARBOSA, E.F; MOURA, D.G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro. v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013./*ref*/BRITO, S.; BARROS, C.; SÁ, M.; FOUREAUX, G.; LEITE, C. A.; GUERRA, L.; SILVA, J. Percepção de alunos quanto ao uso dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para a aprendizagem da Anatomia Humana. Revista Espacios, v. 38, n. 2, 2017./*ref*/DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar para estudantes de Medicina. 2. ed. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Atheneu, 2005./*ref*/FORNAZIERO, C. C; GORDAN, P. A.; ARAUJO, J. C.; AQUINO, J. C. B. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 290-297, 2010./*ref*/FURTADO, I. A.; GONÇALVES, F. A. D.; GONÇALVES, F. A. J. O Ensino de Anatomia Humana na Licenciatura em Ciências da Saúde da Universidade de Lisboa: Cinco Anos de Uma Nova Experiência Pedagógica. Acta Medica Portuguesa, v. 26, n. 3, p. 251-257, 2013./*ref*/PIAZZA, B. L.; CHASSOT, A. I. Anatomia Humana, uma disciplina que causa evasão e exclusão: Quando a hipótese principal não se confirma. Ciência em movimento, 2011./*ref*/PRZYBYSZ, C. H.; SCOLIN, E. Técnica Anatômica: confecção de modelos em resina a partir de vértebras humana. Ciência e Cognição, v. 15, n. 3, p. 44-49, 2009./*ref*/TALAMONI, A. C. B. A anatomia e o ensino de anatomia no Brasil: a escola boveriana. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 21, n. 4, p. 1301-22, 2014.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:41Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2511Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:41Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA |
title |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá Anatomia. Tecnologia. Estudantes de farmácia. |
title_short |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA |
title_full |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA |
author |
Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá Alves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Fonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do Ceará Barros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Fonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do Ceará Barros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá Alves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Fonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do Ceará Barros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia. Tecnologia. Estudantes de farmácia. |
topic |
Anatomia. Tecnologia. Estudantes de farmácia. |
description |
O estudo teve como objetivo analisar a adaptação das tecnologias no método de ensino teórico da disciplina de Anatomia Humana adotada ao curso de Farmácia. Tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, com 32 estudantes do primeiro período do curso de Farmácia, matriculados na disciplina de anatomia humana no Centro Universitário Católica de Quixadá - CE. Foi utilizado, como ferramentas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem, na disciplina, aula expositiva dialogada e utilização da ferramenta tecnológica software de jogos interativos. Foram aplicados questionários antes e após a utilização do software como ferramenta metodológica dinâmica no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa demostrou que antes do uso das tecnologias, em relação ao grau de dificuldade da disciplina, 19 (60%) não apresentaram dificuldade no desenvolvimento, enquanto os 13 (40%) restantes apresentaram, sendo que 28 (88%) acreditaram possível a adequação de tecnologias dentro da metodologia da disciplina e apenas 4 (13%) consideraram o método comum suficiente para o aprendizado. Constatando que, após a aplicação das tecnologias, todos 32 (100%) estudantes acreditaram ser considerável a possibilidade de novas ferramentas de metodológicas de ensino, embora 12 (38%) julgaram ainda o método comum favorável ao seu desenvolvimento. Assim, observa-se a necessidade de ferramentas metodológicas diferenciadas e dinamizadas, que favoreça o processo de aprendizagem do aluno. FACILITATING STRATEGIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN HUMAN ANATOMY ABSTRACT The aim of this study was to analyze the adaptation of the technologies in the method of theoretical teaching of the discipline of Human Anatomy used in the course of Pharmacy. This was a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, with 32 students from the first period of the Pharmacy course, enrolled in the discipline of human anatomy at the Catholic University Center of Quixadá. It was used, as methodological tools in the teaching-learning process, in the subject, dialogic expository class and use of the interactive software gaming software tool. Questionnaires were applied before and after the use of software as a dynamic methodological tool in the teaching-learning process. The research showed that, before the use of the technologies, in relation to the degree of difficulty of the discipline, 19 (60%) had no difficulty in development, while the remaining 13 (40%) presented, and 28 (88%) believed possible the adequacy of technologies within the discipline methodology and only 4 (13%) considered the common method sufficient for learning. It was observed that all 32 (100%) students believed that new methodological teaching tools were possible, although 12 (38%) still considered the common method favorable to their development. Thus, it is observed the need for differentiated and dynamic methodological tools, which favor the student's learning process. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511 10.25190/rec.v7i2.2511 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v7i2.2511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511/pdf1 /*ref*/ALMEIDA, N. D. F. et al. Avaliação da importância e do aprendizado promovido em atividades de Extensão Universitária. Revista UFG, v. 15, n. 17, dez. 2015. /*ref*/BARBOSA, E.F; MOURA, D.G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro. v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. /*ref*/BRITO, S.; BARROS, C.; SÁ, M.; FOUREAUX, G.; LEITE, C. A.; GUERRA, L.; SILVA, J. Percepção de alunos quanto ao uso dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para a aprendizagem da Anatomia Humana. Revista Espacios, v. 38, n. 2, 2017. /*ref*/DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar para estudantes de Medicina. 2. ed. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Atheneu, 2005. /*ref*/FORNAZIERO, C. C; GORDAN, P. A.; ARAUJO, J. C.; AQUINO, J. C. B. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 290-297, 2010. /*ref*/FURTADO, I. A.; GONÇALVES, F. A. D.; GONÇALVES, F. A. J. O Ensino de Anatomia Humana na Licenciatura em Ciências da Saúde da Universidade de Lisboa: Cinco Anos de Uma Nova Experiência Pedagógica. Acta Medica Portuguesa, v. 26, n. 3, p. 251-257, 2013. /*ref*/PIAZZA, B. L.; CHASSOT, A. I. Anatomia Humana, uma disciplina que causa evasão e exclusão: Quando a hipótese principal não se confirma. Ciência em movimento, 2011. /*ref*/PRZYBYSZ, C. H.; SCOLIN, E. Técnica Anatômica: confecção de modelos em resina a partir de vértebras humana. Ciência e Cognição, v. 15, n. 3, p. 44-49, 2009. /*ref*/TALAMONI, A. C. B. A anatomia e o ensino de anatomia no Brasil: a escola boveriana. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 21, n. 4, p. 1301-22, 2014. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 58-62 2357-8483 10.25190/rec.v7i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421137571840 |