ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá, Fonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do Ceará, Barros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar a adaptação das tecnologias no método de ensino teórico da disciplina de Anatomia Humana adotada ao curso de Farmácia. Tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, com 32 estudantes do primeiro período do curso de Farmácia, matriculados na disciplina de anatomia humana no Centro Universitário Católica de Quixadá - CE. Foi utilizado, como ferramentas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem, na disciplina, aula expositiva dialogada e utilização da ferramenta tecnológica software de jogos interativos. Foram aplicados questionários antes e após a utilização do software como ferramenta metodológica dinâmica no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa demostrou que antes do uso das tecnologias, em relação ao grau de dificuldade da disciplina, 19 (60%) não apresentaram dificuldade no desenvolvimento, enquanto os 13 (40%) restantes apresentaram, sendo que 28 (88%) acreditaram possível a adequação de tecnologias dentro da metodologia da disciplina e apenas 4 (13%) consideraram o método comum suficiente para o aprendizado. Constatando que, após a aplicação das tecnologias, todos 32 (100%) estudantes acreditaram ser considerável a possibilidade de novas ferramentas de metodológicas de ensino, embora 12 (38%) julgaram ainda o método comum favorável ao seu desenvolvimento. Assim, observa-se a necessidade de ferramentas metodológicas diferenciadas e dinamizadas, que favoreça o processo de aprendizagem do aluno. FACILITATING STRATEGIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN HUMAN ANATOMY ABSTRACT The aim of this study was to analyze the adaptation of the technologies in the method of theoretical teaching of the discipline of Human Anatomy used in the course of Pharmacy. This was a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, with 32 students from the first period of the Pharmacy course, enrolled in the discipline of human anatomy at the Catholic University Center of Quixadá. It was used, as methodological tools in the teaching-learning process, in the subject, dialogic expository class and use of the interactive software gaming software tool. Questionnaires were applied before and after the use of software as a dynamic methodological tool in the teaching-learning process. The research showed that, before the use of the technologies, in relation to the degree of difficulty of the discipline, 19 (60%) had no difficulty in development, while the remaining 13 (40%) presented, and 28 (88%) believed possible the adequacy of technologies within the discipline methodology and only 4 (13%) considered the common method sufficient for learning. It was observed that all 32 (100%) students believed that new methodological teaching tools were possible, although 12 (38%) still considered the common method favorable to their development. Thus, it is observed the need for differentiated and dynamic methodological tools, which favor the student's learning process.
id CATOLICA_925caf8e1bbbf75af3801742764b261a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2511
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANAAnatomia. Tecnologia. Estudantes de farmácia.O estudo teve como objetivo analisar a adaptação das tecnologias no método de ensino teórico da disciplina de Anatomia Humana adotada ao curso de Farmácia. Tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, com 32 estudantes do primeiro período do curso de Farmácia, matriculados na disciplina de anatomia humana no Centro Universitário Católica de Quixadá - CE. Foi utilizado, como ferramentas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem, na disciplina, aula expositiva dialogada e utilização da ferramenta tecnológica software de jogos interativos. Foram aplicados questionários antes e após a utilização do software como ferramenta metodológica dinâmica no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa demostrou que antes do uso das tecnologias, em relação ao grau de dificuldade da disciplina, 19 (60%) não apresentaram dificuldade no desenvolvimento, enquanto os 13 (40%) restantes apresentaram, sendo que 28 (88%) acreditaram possível a adequação de tecnologias dentro da metodologia da disciplina e apenas 4 (13%) consideraram o método comum suficiente para o aprendizado. Constatando que, após a aplicação das tecnologias, todos 32 (100%) estudantes acreditaram ser considerável a possibilidade de novas ferramentas de metodológicas de ensino, embora 12 (38%) julgaram ainda o método comum favorável ao seu desenvolvimento. Assim, observa-se a necessidade de ferramentas metodológicas diferenciadas e dinamizadas, que favoreça o processo de aprendizagem do aluno. FACILITATING STRATEGIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN HUMAN ANATOMY ABSTRACT The aim of this study was to analyze the adaptation of the technologies in the method of theoretical teaching of the discipline of Human Anatomy used in the course of Pharmacy. This was a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, with 32 students from the first period of the Pharmacy course, enrolled in the discipline of human anatomy at the Catholic University Center of Quixadá. It was used, as methodological tools in the teaching-learning process, in the subject, dialogic expository class and use of the interactive software gaming software tool. Questionnaires were applied before and after the use of software as a dynamic methodological tool in the teaching-learning process. The research showed that, before the use of the technologies, in relation to the degree of difficulty of the discipline, 19 (60%) had no difficulty in development, while the remaining 13 (40%) presented, and 28 (88%) believed possible the adequacy of technologies within the discipline methodology and only 4 (13%) considered the common method sufficient for learning. It was observed that all 32 (100%) students believed that new methodological teaching tools were possible, although 12 (38%) still considered the common method favorable to their development. Thus, it is observed the need for differentiated and dynamic methodological tools, which favor the student's learning process.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASantos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de QuixadáAlves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de QuixadáFonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do CearáBarros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/251110.25190/rec.v7i2.2511Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 58-622357-848310.25190/rec.v7i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511/pdf1/*ref*/ALMEIDA, N. D. F. et al. Avaliação da importância e do aprendizado promovido em atividades de Extensão Universitária. Revista UFG, v. 15, n. 17, dez. 2015./*ref*/BARBOSA, E.F; MOURA, D.G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro. v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013./*ref*/BRITO, S.; BARROS, C.; SÁ, M.; FOUREAUX, G.; LEITE, C. A.; GUERRA, L.; SILVA, J. Percepção de alunos quanto ao uso dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para a aprendizagem da Anatomia Humana. Revista Espacios, v. 38, n. 2, 2017./*ref*/DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar para estudantes de Medicina. 2. ed. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Atheneu, 2005./*ref*/FORNAZIERO, C. C; GORDAN, P. A.; ARAUJO, J. C.; AQUINO, J. C. B. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 290-297, 2010./*ref*/FURTADO, I. A.; GONÇALVES, F. A. D.; GONÇALVES, F. A. J. O Ensino de Anatomia Humana na Licenciatura em Ciências da Saúde da Universidade de Lisboa: Cinco Anos de Uma Nova Experiência Pedagógica. Acta Medica Portuguesa, v. 26, n. 3, p. 251-257, 2013./*ref*/PIAZZA, B. L.; CHASSOT, A. I. Anatomia Humana, uma disciplina que causa evasão e exclusão: Quando a hipótese principal não se confirma. Ciência em movimento, 2011./*ref*/PRZYBYSZ, C. H.; SCOLIN, E. Técnica Anatômica: confecção de modelos em resina a partir de vértebras humana. Ciência e Cognição, v. 15, n. 3, p. 44-49, 2009./*ref*/TALAMONI, A. C. B. A anatomia e o ensino de anatomia no Brasil: a escola boveriana. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 21, n. 4, p. 1301-22, 2014.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:41Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2511Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:41Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
title ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
spellingShingle ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
Anatomia. Tecnologia. Estudantes de farmácia.
title_short ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
title_full ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
title_fullStr ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
title_sort ESTRATÉGIAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
author Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
Alves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Fonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do Ceará
Barros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará
author_role author
author2 Alves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Fonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do Ceará
Barros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandna Larissa Freitas; Centro Universitário Católica de Quixadá
Alves, Hérick Hebert da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Fonteles, Marta Maria de Franca; Universidade Federal do Ceará
Barros, Karla Bruna Nogueira Torres; Centro Universitário Católica de Quixadá; Universidade Federal do Ceará
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia. Tecnologia. Estudantes de farmácia.
topic Anatomia. Tecnologia. Estudantes de farmácia.
description O estudo teve como objetivo analisar a adaptação das tecnologias no método de ensino teórico da disciplina de Anatomia Humana adotada ao curso de Farmácia. Tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, com 32 estudantes do primeiro período do curso de Farmácia, matriculados na disciplina de anatomia humana no Centro Universitário Católica de Quixadá - CE. Foi utilizado, como ferramentas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem, na disciplina, aula expositiva dialogada e utilização da ferramenta tecnológica software de jogos interativos. Foram aplicados questionários antes e após a utilização do software como ferramenta metodológica dinâmica no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa demostrou que antes do uso das tecnologias, em relação ao grau de dificuldade da disciplina, 19 (60%) não apresentaram dificuldade no desenvolvimento, enquanto os 13 (40%) restantes apresentaram, sendo que 28 (88%) acreditaram possível a adequação de tecnologias dentro da metodologia da disciplina e apenas 4 (13%) consideraram o método comum suficiente para o aprendizado. Constatando que, após a aplicação das tecnologias, todos 32 (100%) estudantes acreditaram ser considerável a possibilidade de novas ferramentas de metodológicas de ensino, embora 12 (38%) julgaram ainda o método comum favorável ao seu desenvolvimento. Assim, observa-se a necessidade de ferramentas metodológicas diferenciadas e dinamizadas, que favoreça o processo de aprendizagem do aluno. FACILITATING STRATEGIES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN HUMAN ANATOMY ABSTRACT The aim of this study was to analyze the adaptation of the technologies in the method of theoretical teaching of the discipline of Human Anatomy used in the course of Pharmacy. This was a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, with 32 students from the first period of the Pharmacy course, enrolled in the discipline of human anatomy at the Catholic University Center of Quixadá. It was used, as methodological tools in the teaching-learning process, in the subject, dialogic expository class and use of the interactive software gaming software tool. Questionnaires were applied before and after the use of software as a dynamic methodological tool in the teaching-learning process. The research showed that, before the use of the technologies, in relation to the degree of difficulty of the discipline, 19 (60%) had no difficulty in development, while the remaining 13 (40%) presented, and 28 (88%) believed possible the adequacy of technologies within the discipline methodology and only 4 (13%) considered the common method sufficient for learning. It was observed that all 32 (100%) students believed that new methodological teaching tools were possible, although 12 (38%) still considered the common method favorable to their development. Thus, it is observed the need for differentiated and dynamic methodological tools, which favor the student's learning process.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511
10.25190/rec.v7i2.2511
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i2.2511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511/pdf1
/*ref*/ALMEIDA, N. D. F. et al. Avaliação da importância e do aprendizado promovido em atividades de Extensão Universitária. Revista UFG, v. 15, n. 17, dez. 2015.
/*ref*/BARBOSA, E.F; MOURA, D.G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro. v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.
/*ref*/BRITO, S.; BARROS, C.; SÁ, M.; FOUREAUX, G.; LEITE, C. A.; GUERRA, L.; SILVA, J. Percepção de alunos quanto ao uso dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para a aprendizagem da Anatomia Humana. Revista Espacios, v. 38, n. 2, 2017.
/*ref*/DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar para estudantes de Medicina. 2. ed. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Atheneu, 2005.
/*ref*/FORNAZIERO, C. C; GORDAN, P. A.; ARAUJO, J. C.; AQUINO, J. C. B. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 290-297, 2010.
/*ref*/FURTADO, I. A.; GONÇALVES, F. A. D.; GONÇALVES, F. A. J. O Ensino de Anatomia Humana na Licenciatura em Ciências da Saúde da Universidade de Lisboa: Cinco Anos de Uma Nova Experiência Pedagógica. Acta Medica Portuguesa, v. 26, n. 3, p. 251-257, 2013.
/*ref*/PIAZZA, B. L.; CHASSOT, A. I. Anatomia Humana, uma disciplina que causa evasão e exclusão: Quando a hipótese principal não se confirma. Ciência em movimento, 2011.
/*ref*/PRZYBYSZ, C. H.; SCOLIN, E. Técnica Anatômica: confecção de modelos em resina a partir de vértebras humana. Ciência e Cognição, v. 15, n. 3, p. 44-49, 2009.
/*ref*/TALAMONI, A. C. B. A anatomia e o ensino de anatomia no Brasil: a escola boveriana. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 21, n. 4, p. 1301-22, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 58-62
2357-8483
10.25190/rec.v7i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421137571840