OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Maria Socorro Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
DOI: 10.25190/rec.v1i2.1302
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1302
Resumo: O Estágio é um componente curricular que se constitui, por excelência, como uma oportunidade dos alunos vivenciarem momentos que favoreçam um processo de identificação com seu campo de atuação. Sua obrigatoriedade leva em consideração a aplicabilidade da legislação, a consistência teórica, a produção do conhecimento, a relação teoria e prática, a docência e a pesquisa. Nesse trajeto, são evidenciados limites e possibilidades da execução de projetos que venham a interferir de maneira positiva no processo de formação dos alunos, uma vez que neste campo de conhecimento ainda há dissensos sobre o que é Estágio, sobre qual o papel do professor orientador e sobre a natureza das atividades desenvolvidas pelo estagiário nos diferentes espaços que o recebem. Assim, o presente texto objetiva apresentar discussões sobre o Estágio dos Cursos de formação profissional e sobre os novos desafios que se apresentam no desenvolvimento do mesmo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como referências Pimenta e Lima (2004), Libâneo (2011), Rios (2000) e Nóvoa (1991, 1992), entre outros. Os resultados apontam que se faz necessário um aprofundamento conceitual das práticas que se realizam no Estágio, a ser realizado de maneira coletiva pelo professor da universidade, junto a seus pares e seus alunos.
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spelling OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIOCiências SociaisEstágio Curricular Supervisionado. Ensino. Profissionalização. Qualificação.O Estágio é um componente curricular que se constitui, por excelência, como uma oportunidade dos alunos vivenciarem momentos que favoreçam um processo de identificação com seu campo de atuação. Sua obrigatoriedade leva em consideração a aplicabilidade da legislação, a consistência teórica, a produção do conhecimento, a relação teoria e prática, a docência e a pesquisa. Nesse trajeto, são evidenciados limites e possibilidades da execução de projetos que venham a interferir de maneira positiva no processo de formação dos alunos, uma vez que neste campo de conhecimento ainda há dissensos sobre o que é Estágio, sobre qual o papel do professor orientador e sobre a natureza das atividades desenvolvidas pelo estagiário nos diferentes espaços que o recebem. Assim, o presente texto objetiva apresentar discussões sobre o Estágio dos Cursos de formação profissional e sobre os novos desafios que se apresentam no desenvolvimento do mesmo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como referências Pimenta e Lima (2004), Libâneo (2011), Rios (2000) e Nóvoa (1991, 1992), entre outros. Os resultados apontam que se faz necessário um aprofundamento conceitual das práticas que se realizam no Estágio, a ser realizado de maneira coletiva pelo professor da universidade, junto a seus pares e seus alunos.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de QuixadáLima, Maria Socorro Lucena2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/130210.25190/rec.v1i2.1302Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v1i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1302/1065/*ref*/CANÁRIO, Rui. A escola, o lugar onde os professores aprendem. In: CONGRESSO DE SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO, 1, 1997, Aveiro-Portugal: Universidade de Aveiro. Mimeo./*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In PIMENTA, Selma Garrido e FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs). Pesquisa em Educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus Professora? Novas tecnolo- gias educacionais e profissão docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 67 )./*ref*/LIMA, M. S. L. Vida e Trabalho - articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores. In: Evandro Ghedin. (Org.). Perspectivas em Formação de Professores. Perspectivas em Formação de Professores. Manaus: Editora Valer, 2007, v. 1/*ref*/LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. Tese de Doutorado. USP, 2001./*ref*/NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. NÓVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Coleção Ciências da Educação, Vol. 4. Porto: Porto Editora, 1992/*ref*/PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). O Estágio na Formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994./*ref*/PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992./*ref*/RIOS, Teresinha Azerêdo. Por uma docência da melhor qualidade. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2000./*ref*/ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lúcia (Orgs). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas-SP: Papirus, 1997./*ref*/VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1302Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
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