OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
DOI: | 10.25190/rec.v1i2.1302 |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1302 |
Resumo: | O Estágio é um componente curricular que se constitui, por excelência, como uma oportunidade dos alunos vivenciarem momentos que favoreçam um processo de identificação com seu campo de atuação. Sua obrigatoriedade leva em consideração a aplicabilidade da legislação, a consistência teórica, a produção do conhecimento, a relação teoria e prática, a docência e a pesquisa. Nesse trajeto, são evidenciados limites e possibilidades da execução de projetos que venham a interferir de maneira positiva no processo de formação dos alunos, uma vez que neste campo de conhecimento ainda há dissensos sobre o que é Estágio, sobre qual o papel do professor orientador e sobre a natureza das atividades desenvolvidas pelo estagiário nos diferentes espaços que o recebem. Assim, o presente texto objetiva apresentar discussões sobre o Estágio dos Cursos de formação profissional e sobre os novos desafios que se apresentam no desenvolvimento do mesmo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como referências Pimenta e Lima (2004), Libâneo (2011), Rios (2000) e Nóvoa (1991, 1992), entre outros. Os resultados apontam que se faz necessário um aprofundamento conceitual das práticas que se realizam no Estágio, a ser realizado de maneira coletiva pelo professor da universidade, junto a seus pares e seus alunos. |
id |
CATOLICA_c6b1409abece9507209f1ebf2654bd74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1302 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
spelling |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIOCiências SociaisEstágio Curricular Supervisionado. Ensino. Profissionalização. Qualificação.O Estágio é um componente curricular que se constitui, por excelência, como uma oportunidade dos alunos vivenciarem momentos que favoreçam um processo de identificação com seu campo de atuação. Sua obrigatoriedade leva em consideração a aplicabilidade da legislação, a consistência teórica, a produção do conhecimento, a relação teoria e prática, a docência e a pesquisa. Nesse trajeto, são evidenciados limites e possibilidades da execução de projetos que venham a interferir de maneira positiva no processo de formação dos alunos, uma vez que neste campo de conhecimento ainda há dissensos sobre o que é Estágio, sobre qual o papel do professor orientador e sobre a natureza das atividades desenvolvidas pelo estagiário nos diferentes espaços que o recebem. Assim, o presente texto objetiva apresentar discussões sobre o Estágio dos Cursos de formação profissional e sobre os novos desafios que se apresentam no desenvolvimento do mesmo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como referências Pimenta e Lima (2004), Libâneo (2011), Rios (2000) e Nóvoa (1991, 1992), entre outros. Os resultados apontam que se faz necessário um aprofundamento conceitual das práticas que se realizam no Estágio, a ser realizado de maneira coletiva pelo professor da universidade, junto a seus pares e seus alunos.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de QuixadáLima, Maria Socorro Lucena2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/130210.25190/rec.v1i2.1302Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v1i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1302/1065/*ref*/CANÁRIO, Rui. A escola, o lugar onde os professores aprendem. In: CONGRESSO DE SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO, 1, 1997, Aveiro-Portugal: Universidade de Aveiro. Mimeo./*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In PIMENTA, Selma Garrido e FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs). Pesquisa em Educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008./*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus Professora? Novas tecnolo- gias educacionais e profissão docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 67 )./*ref*/LIMA, M. S. L. Vida e Trabalho - articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores. In: Evandro Ghedin. (Org.). Perspectivas em Formação de Professores. Perspectivas em Formação de Professores. Manaus: Editora Valer, 2007, v. 1/*ref*/LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. Tese de Doutorado. USP, 2001./*ref*/NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. NÓVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Coleção Ciências da Educação, Vol. 4. Porto: Porto Editora, 1992/*ref*/PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). O Estágio na Formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994./*ref*/PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992./*ref*/RIOS, Teresinha Azerêdo. Por uma docência da melhor qualidade. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2000./*ref*/ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lúcia (Orgs). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas-SP: Papirus, 1997./*ref*/VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1302Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO |
title |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Estágio Curricular Supervisionado. Ensino. Profissionalização. Qualificação. Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Estágio Curricular Supervisionado. Ensino. Profissionalização. Qualificação. |
title_short |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO |
title_full |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO |
title_sort |
OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO E O ESTÁGIO |
author |
Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Lima, Maria Socorro Lucena Lima, Maria Socorro Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Socorro Lucena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Lima, Maria Socorro Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Estágio Curricular Supervisionado. Ensino. Profissionalização. Qualificação. |
topic |
Ciências Sociais Estágio Curricular Supervisionado. Ensino. Profissionalização. Qualificação. |
description |
O Estágio é um componente curricular que se constitui, por excelência, como uma oportunidade dos alunos vivenciarem momentos que favoreçam um processo de identificação com seu campo de atuação. Sua obrigatoriedade leva em consideração a aplicabilidade da legislação, a consistência teórica, a produção do conhecimento, a relação teoria e prática, a docência e a pesquisa. Nesse trajeto, são evidenciados limites e possibilidades da execução de projetos que venham a interferir de maneira positiva no processo de formação dos alunos, uma vez que neste campo de conhecimento ainda há dissensos sobre o que é Estágio, sobre qual o papel do professor orientador e sobre a natureza das atividades desenvolvidas pelo estagiário nos diferentes espaços que o recebem. Assim, o presente texto objetiva apresentar discussões sobre o Estágio dos Cursos de formação profissional e sobre os novos desafios que se apresentam no desenvolvimento do mesmo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como referências Pimenta e Lima (2004), Libâneo (2011), Rios (2000) e Nóvoa (1991, 1992), entre outros. Os resultados apontam que se faz necessário um aprofundamento conceitual das práticas que se realizam no Estágio, a ser realizado de maneira coletiva pelo professor da universidade, junto a seus pares e seus alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1302 10.25190/rec.v1i2.1302 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1302 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v1i2.1302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1302/1065 /*ref*/CANÁRIO, Rui. A escola, o lugar onde os professores aprendem. In: CONGRESSO DE SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO, 1, 1997, Aveiro-Portugal: Universidade de Aveiro. Mimeo. /*ref*/FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In PIMENTA, Selma Garrido e FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs). Pesquisa em Educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008. /*ref*/LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus Professora? Novas tecnolo- gias educacionais e profissão docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 67 ). /*ref*/LIMA, M. S. L. Vida e Trabalho - articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores. In: Evandro Ghedin. (Org.). Perspectivas em Formação de Professores. Perspectivas em Formação de Professores. Manaus: Editora Valer, 2007, v. 1 /*ref*/LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. Tese de Doutorado. USP, 2001. /*ref*/NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. NÓVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Coleção Ciências da Educação, Vol. 4. Porto: Porto Editora, 1992 /*ref*/PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). O Estágio na Formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994. /*ref*/PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010. /*ref*/POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. /*ref*/RIOS, Teresinha Azerêdo. Por uma docência da melhor qualidade. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2000. /*ref*/ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lúcia (Orgs). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas-SP: Papirus, 1997. /*ref*/VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2012 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 1, n. 2 (2012): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v1i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1822172450297741312 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25190/rec.v1i2.1302 |