O CORDÃO DE PÁSSAROS DO MOCAMBO DO ARARI: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO POR INTERMÉDIO DA CULTURA POPULAR
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3426 |
Resumo: | As manifestações de cultura popular na Amazônia são bastante comuns e mobilizam expressiva quantidade de pessoas em sua realização. Um dos palcos de manifestação, que abriga o folguedo conhecido como “Cordão de Pássaros”, é a agrovila do Mocambo de Arari, distante 60km da cidade de Parintins, Amazonas. O objetivo deste artigo é propor algumas reflexões na perspectiva de gênero, com base em uma entrevista semiestruturada, obtida via amostra proposital, realizada durante pesquisa de campo de uma dissertação de mestrado. Para tanto, empreendeu-se recorte de um estudo de caso, com viés qualitativo de análise. O referencial teórico é culturalista, especialmente embasado nos folcloristas que pensaram o “Cordão” e na compreensão sócio histórica de gênero, entendendo o conceito como categoria analítica de construção social de sujeitos. Coerente com a proposta, foi escolhida uma mulher protagonista do folguedo para entrevista. Os resultados propiciaram a discussão em torno da representação cultural da mulher na festa, possibilitando perceber performances de papéis sociais significados como femininos: a costura, a realização de atividades “por amor” ou mesmo o papel “maternal” com o pássaro. Isto posto, conclui-se haver uma potência da cultura popular amazônica, em pelo menos dois eixos: ora na generificação de pessoas, ora enquanto possibilidade de criar perspectivas mais questionadoras em torno de papéis de gênero, especialmente o da mulher. |
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O CORDÃO DE PÁSSAROS DO MOCAMBO DO ARARI: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO POR INTERMÉDIO DA CULTURA POPULARCultura Popular; Gênero; Cordão de PássarosAs manifestações de cultura popular na Amazônia são bastante comuns e mobilizam expressiva quantidade de pessoas em sua realização. Um dos palcos de manifestação, que abriga o folguedo conhecido como “Cordão de Pássaros”, é a agrovila do Mocambo de Arari, distante 60km da cidade de Parintins, Amazonas. O objetivo deste artigo é propor algumas reflexões na perspectiva de gênero, com base em uma entrevista semiestruturada, obtida via amostra proposital, realizada durante pesquisa de campo de uma dissertação de mestrado. Para tanto, empreendeu-se recorte de um estudo de caso, com viés qualitativo de análise. O referencial teórico é culturalista, especialmente embasado nos folcloristas que pensaram o “Cordão” e na compreensão sócio histórica de gênero, entendendo o conceito como categoria analítica de construção social de sujeitos. Coerente com a proposta, foi escolhida uma mulher protagonista do folguedo para entrevista. Os resultados propiciaram a discussão em torno da representação cultural da mulher na festa, possibilitando perceber performances de papéis sociais significados como femininos: a costura, a realização de atividades “por amor” ou mesmo o papel “maternal” com o pássaro. Isto posto, conclui-se haver uma potência da cultura popular amazônica, em pelo menos dois eixos: ora na generificação de pessoas, ora enquanto possibilidade de criar perspectivas mais questionadoras em torno de papéis de gênero, especialmente o da mulher.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva, Adan Renê Pereira da Silva; Universidade Federal do Amazonas, UFAM, BrasilLima Júnior, Josivaldo Bentes; Universidade Federal do Amazonas, UFAM, BrasilMascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento; Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/342610.25190/rec.v8i2.3426Revista Expressão Católica; v. 8, n. 2 (2019): Rev. Expr. Catól.; 92-1012357-848310.25190/rec.v8i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3426/O%20CORD%C3%83O/*ref*/ANDRADE, M. de. As danças dramáticas no Brasil. In: ALVARENGA, O. (Org.). Danças dramáticas do Brasil. 2. ed. São Paulo: Itatia/Instituto Nacional do Livro, 1982./*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivros, 2005./*ref*/ASSAYAG, S. Boi-bumbá: festas, andanças, luz e pajelanças. Rio de Janeiro: Funarte, 1997./*ref*/BRAGA, S. I. G. Culturas populares em meio urbano amazônico. In: BRAGA, S. I. G. (Org.). Culturas populares em meio urbano. Manaus: EDUA, 2012./*ref*/BRAGA, S. I. G. Os bumbás de Parintins. Rio de Janeiro: Funarte, 2002./*ref*/BURKE, P. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005./*ref*/CAMPOS, L. M. L. 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