CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A PARTIR DAS DCNCP (2006)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC-Camboriú, Brasil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3718
Resumo: O presente texto busca equacionar o movimento de constituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNCP), aprovada pela resolução MEC/CNE nº 1, de 15 de maio de 2006. Delimitamos como objetivo refletir sobre a constituição das DCNCP (2006) e a reformulação dos PPCs através de suas proposições de formação do pedagogo. Partimos do seguinte problema de pesquisa: Quais são os significados sociais e historicamente válidos nos desenhos curriculares do curso de Pedagogia ao longo da sua constituição? Apresentamos a constituição histórica dos desenhos curriculares do curso de pedagogia de aspectos conceituais sobre currículo e o desenvolvimento curricular dos professores. Essa pesquisa de caráter qualitativo-descritivo está fundamentada em pesquisadores como: Bissolli da Silva (2003); Brzezinski, (1996); Durli (2007); Gatti (2003), Pimenta at al (2017); Pacheco (2007); Saviani (2009), Sacristán (2003); Nóvoa (1992); entre outros. Os resultados apontaram a constituição dos desenhos curriculares dos cursos de licenciatura de Pedagogia, a partir das suas reformulações fomentadas pelas DCNCP (2006). Constatamos que a formação proposta carece de uma análise profunda, após uma década de implantação e realização de formação de professores para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, gestão e espaços não escolares; que é a proposição de formação profissional do pedagogo que tem por base a constituição da docência; por fim, que o objeto de estudo carece de novas e profundas investigações do campo da pedagogia no Brasil.
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Essa pesquisa de caráter qualitativo-descritivo está fundamentada em pesquisadores como: Bissolli da Silva (2003); Brzezinski, (1996); Durli (2007); Gatti (2003), Pimenta at al (2017); Pacheco (2007); Saviani (2009), Sacristán (2003); Nóvoa (1992); entre outros. Os resultados apontaram a constituição dos desenhos curriculares dos cursos de licenciatura de Pedagogia, a partir das suas reformulações fomentadas pelas DCNCP (2006). Constatamos que a formação proposta carece de uma análise profunda, após uma década de implantação e realização de formação de professores para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, gestão e espaços não escolares; que é a proposição de formação profissional do pedagogo que tem por base a constituição da docência; por fim, que o objeto de estudo carece de novas e profundas investigações do campo da pedagogia no Brasil.Núcleo de Publicação UNICATÓLICANão contamos com financiamentoBrandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC-Camboriú, Brasil2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/371810.25190/rec.v8i2.3718Revista Expressão Católica; v. 8, n. 2 (2019): Rev. Expr. Catól.; 53-672357-848310.25190/rec.v8i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3718/CURR%C3%8DCULO%20DOS%20CURSOShttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/3718/334/*ref*/ARANHA, M. L. de A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006./*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n,º 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Publicação no Diário Oficial da União: 2 jul. 2015, Seção 1, p. 8-12. 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