CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A PARTIR DAS DCNCP (2006)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
DOI: | 10.25190/rec.v8i2.3718 |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3718 |
Resumo: | O presente texto busca equacionar o movimento de constituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNCP), aprovada pela resolução MEC/CNE nº 1, de 15 de maio de 2006. Delimitamos como objetivo refletir sobre a constituição das DCNCP (2006) e a reformulação dos PPCs através de suas proposições de formação do pedagogo. Partimos do seguinte problema de pesquisa: Quais são os significados sociais e historicamente válidos nos desenhos curriculares do curso de Pedagogia ao longo da sua constituição? Apresentamos a constituição histórica dos desenhos curriculares do curso de pedagogia de aspectos conceituais sobre currículo e o desenvolvimento curricular dos professores. Essa pesquisa de caráter qualitativo-descritivo está fundamentada em pesquisadores como: Bissolli da Silva (2003); Brzezinski, (1996); Durli (2007); Gatti (2003), Pimenta at al (2017); Pacheco (2007); Saviani (2009), Sacristán (2003); Nóvoa (1992); entre outros. Os resultados apontaram a constituição dos desenhos curriculares dos cursos de licenciatura de Pedagogia, a partir das suas reformulações fomentadas pelas DCNCP (2006). Constatamos que a formação proposta carece de uma análise profunda, após uma década de implantação e realização de formação de professores para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, gestão e espaços não escolares; que é a proposição de formação profissional do pedagogo que tem por base a constituição da docência; por fim, que o objeto de estudo carece de novas e profundas investigações do campo da pedagogia no Brasil. |
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CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A PARTIR DAS DCNCP (2006)Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia; Formação Inicial; Desenvolvimento Curricular; Currículo do Curso de PedagogiaO presente texto busca equacionar o movimento de constituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNCP), aprovada pela resolução MEC/CNE nº 1, de 15 de maio de 2006. Delimitamos como objetivo refletir sobre a constituição das DCNCP (2006) e a reformulação dos PPCs através de suas proposições de formação do pedagogo. Partimos do seguinte problema de pesquisa: Quais são os significados sociais e historicamente válidos nos desenhos curriculares do curso de Pedagogia ao longo da sua constituição? Apresentamos a constituição histórica dos desenhos curriculares do curso de pedagogia de aspectos conceituais sobre currículo e o desenvolvimento curricular dos professores. Essa pesquisa de caráter qualitativo-descritivo está fundamentada em pesquisadores como: Bissolli da Silva (2003); Brzezinski, (1996); Durli (2007); Gatti (2003), Pimenta at al (2017); Pacheco (2007); Saviani (2009), Sacristán (2003); Nóvoa (1992); entre outros. Os resultados apontaram a constituição dos desenhos curriculares dos cursos de licenciatura de Pedagogia, a partir das suas reformulações fomentadas pelas DCNCP (2006). Constatamos que a formação proposta carece de uma análise profunda, após uma década de implantação e realização de formação de professores para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, gestão e espaços não escolares; que é a proposição de formação profissional do pedagogo que tem por base a constituição da docência; por fim, que o objeto de estudo carece de novas e profundas investigações do campo da pedagogia no Brasil.Núcleo de Publicação UNICATÓLICANão contamos com financiamentoBrandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC-Camboriú, Brasil2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/371810.25190/rec.v8i2.3718Revista Expressão Católica; v. 8, n. 2 (2019): Rev. Expr. 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Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 jan. 2019./*ref*/BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 5 jan. 2019./*ref*/BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 5 jan. 2019./*ref*/BRASIL. Lei n.º 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_aato2011/2014/2014/lei/l130005.htm. Acesso em: 5 jan. 2016./*ref*/CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução: Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999./*ref*/CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 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CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A PARTIR DAS DCNCP (2006) CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A PARTIR DAS DCNCP (2006) Brandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC-Camboriú, Brasil Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia; Formação Inicial; Desenvolvimento Curricular; Currículo do Curso de Pedagogia Brandt, Andressa Graziele; Instituto Federal Catarinense, IFC-Camboriú, Brasil Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia; Formação Inicial; Desenvolvimento Curricular; Currículo do Curso de Pedagogia |
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O presente texto busca equacionar o movimento de constituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNCP), aprovada pela resolução MEC/CNE nº 1, de 15 de maio de 2006. Delimitamos como objetivo refletir sobre a constituição das DCNCP (2006) e a reformulação dos PPCs através de suas proposições de formação do pedagogo. Partimos do seguinte problema de pesquisa: Quais são os significados sociais e historicamente válidos nos desenhos curriculares do curso de Pedagogia ao longo da sua constituição? Apresentamos a constituição histórica dos desenhos curriculares do curso de pedagogia de aspectos conceituais sobre currículo e o desenvolvimento curricular dos professores. Essa pesquisa de caráter qualitativo-descritivo está fundamentada em pesquisadores como: Bissolli da Silva (2003); Brzezinski, (1996); Durli (2007); Gatti (2003), Pimenta at al (2017); Pacheco (2007); Saviani (2009), Sacristán (2003); Nóvoa (1992); entre outros. Os resultados apontaram a constituição dos desenhos curriculares dos cursos de licenciatura de Pedagogia, a partir das suas reformulações fomentadas pelas DCNCP (2006). Constatamos que a formação proposta carece de uma análise profunda, após uma década de implantação e realização de formação de professores para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, gestão e espaços não escolares; que é a proposição de formação profissional do pedagogo que tem por base a constituição da docência; por fim, que o objeto de estudo carece de novas e profundas investigações do campo da pedagogia no Brasil. |
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