Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade,Lilian Cristine Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matias,Jorge Eduardo Fouto, Sampaio,Cláudia Paraguaçu Pupo, Farias,Rogério Estevam, Biondo-Simões,Maria de Lourdes Pessole
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000100155
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar os efeitos da administração tópica do metronidazol na diferenciação de fibroblastos e na contração da ferida durante cicatrização experimental por segunda intenção em ratos. Métodos: cento e oito animais foram submetidos a uma ferida circular no dorso, com 2cm de diâmetro e divididos em seis grupos: grupo controle, com aplicação de solução salina sobre a ferida e cinco grupos experimentais divididos de acordo com a concentração da solução do metronidazol utilizada (4%, 6%, 8%,10% e 12%). Curativos foram realizados diariamente durante todo o período do experimento, que foi subdividido em três momentos de análise: três, sete e 14 dias. A contração da ferida foi avaliada por planimetria digital e os miofibroblastos e protomiofibroblastos foram identificados usando técnicas de imuno-histoquímica CD34 e a-SMA. Resultados: a contração da ferida não apresentou diferença entre os grupos e o controle. Os protomiofibroblastos foram significativamente mais numerosos aos sete dias (p=0,022) nos grupos metronidazol de 4%, 6% e 8%. Após 14 dias, nos mesmos grupos, os miofibroblastos predominaram significativamente (p=0,01). Conclusão: a administração tópica de solução de metronidazol em feridas de pele com cicatrização por segunda intenção foi capaz de melhorar a diferenciação de fibroblastos. A fase de contração da cicatrização de feridas permaneceu inalterada, sem redução significativa da contração avaliada pela planimetria digital. Estes resultados podem ser utilizados em favor do processo de cicatrização de feridas.
id CBC-1_bf55a00a192fb7ce09379b342557e08f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69912019000100155
network_acronym_str CBC-1
network_name_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository_id_str
spelling Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.CicatrizaçãoMetronidazolAdministração TópicaFibroblastosMiofibroblastos.RESUMO Objetivo: avaliar os efeitos da administração tópica do metronidazol na diferenciação de fibroblastos e na contração da ferida durante cicatrização experimental por segunda intenção em ratos. Métodos: cento e oito animais foram submetidos a uma ferida circular no dorso, com 2cm de diâmetro e divididos em seis grupos: grupo controle, com aplicação de solução salina sobre a ferida e cinco grupos experimentais divididos de acordo com a concentração da solução do metronidazol utilizada (4%, 6%, 8%,10% e 12%). Curativos foram realizados diariamente durante todo o período do experimento, que foi subdividido em três momentos de análise: três, sete e 14 dias. A contração da ferida foi avaliada por planimetria digital e os miofibroblastos e protomiofibroblastos foram identificados usando técnicas de imuno-histoquímica CD34 e a-SMA. Resultados: a contração da ferida não apresentou diferença entre os grupos e o controle. Os protomiofibroblastos foram significativamente mais numerosos aos sete dias (p=0,022) nos grupos metronidazol de 4%, 6% e 8%. Após 14 dias, nos mesmos grupos, os miofibroblastos predominaram significativamente (p=0,01). Conclusão: a administração tópica de solução de metronidazol em feridas de pele com cicatrização por segunda intenção foi capaz de melhorar a diferenciação de fibroblastos. A fase de contração da cicatrização de feridas permaneceu inalterada, sem redução significativa da contração avaliada pela planimetria digital. Estes resultados podem ser utilizados em favor do processo de cicatrização de feridas.Colégio Brasileiro de Cirurgiões2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000100155Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.46 n.1 2019reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiõesinstname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)instacron:CBC10.1590/0100-6991e-20192015info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade,Lilian Cristine TeixeiraMatias,Jorge Eduardo FoutoSampaio,Cláudia Paraguaçu PupoFarias,Rogério EstevamBiondo-Simões,Maria de Lourdes Pessolepor2019-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69912019000100155Revistahttp://www.scielo.br/rcbcONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacbc@cbc.org.br1809-45460100-6991opendoar:2019-02-28T00:00Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.
title Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.
spellingShingle Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.
Trindade,Lilian Cristine Teixeira
Cicatrização
Metronidazol
Administração Tópica
Fibroblastos
Miofibroblastos.
title_short Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.
title_full Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.
title_fullStr Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.
title_full_unstemmed Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.
title_sort Diferenciação de miofibroblastos em feridas após uso tópico do metronidazol: estudo experimental.
author Trindade,Lilian Cristine Teixeira
author_facet Trindade,Lilian Cristine Teixeira
Matias,Jorge Eduardo Fouto
Sampaio,Cláudia Paraguaçu Pupo
Farias,Rogério Estevam
Biondo-Simões,Maria de Lourdes Pessole
author_role author
author2 Matias,Jorge Eduardo Fouto
Sampaio,Cláudia Paraguaçu Pupo
Farias,Rogério Estevam
Biondo-Simões,Maria de Lourdes Pessole
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade,Lilian Cristine Teixeira
Matias,Jorge Eduardo Fouto
Sampaio,Cláudia Paraguaçu Pupo
Farias,Rogério Estevam
Biondo-Simões,Maria de Lourdes Pessole
dc.subject.por.fl_str_mv Cicatrização
Metronidazol
Administração Tópica
Fibroblastos
Miofibroblastos.
topic Cicatrização
Metronidazol
Administração Tópica
Fibroblastos
Miofibroblastos.
description RESUMO Objetivo: avaliar os efeitos da administração tópica do metronidazol na diferenciação de fibroblastos e na contração da ferida durante cicatrização experimental por segunda intenção em ratos. Métodos: cento e oito animais foram submetidos a uma ferida circular no dorso, com 2cm de diâmetro e divididos em seis grupos: grupo controle, com aplicação de solução salina sobre a ferida e cinco grupos experimentais divididos de acordo com a concentração da solução do metronidazol utilizada (4%, 6%, 8%,10% e 12%). Curativos foram realizados diariamente durante todo o período do experimento, que foi subdividido em três momentos de análise: três, sete e 14 dias. A contração da ferida foi avaliada por planimetria digital e os miofibroblastos e protomiofibroblastos foram identificados usando técnicas de imuno-histoquímica CD34 e a-SMA. Resultados: a contração da ferida não apresentou diferença entre os grupos e o controle. Os protomiofibroblastos foram significativamente mais numerosos aos sete dias (p=0,022) nos grupos metronidazol de 4%, 6% e 8%. Após 14 dias, nos mesmos grupos, os miofibroblastos predominaram significativamente (p=0,01). Conclusão: a administração tópica de solução de metronidazol em feridas de pele com cicatrização por segunda intenção foi capaz de melhorar a diferenciação de fibroblastos. A fase de contração da cicatrização de feridas permaneceu inalterada, sem redução significativa da contração avaliada pela planimetria digital. Estes resultados podem ser utilizados em favor do processo de cicatrização de feridas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000100155
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000100155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0100-6991e-20192015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.46 n.1 2019
reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron:CBC
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron_str CBC
institution CBC
reponame_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
collection Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository.name.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacbc@cbc.org.br
_version_ 1754209214508564480