Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso,Sérgio Geraldo
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Biet,Reginaldo, Rios,Adriana Martins, Leite,Virginia Hora Rios, Silva,Alcino Lázaro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912001000500008
Resumo: OBJETIVO: Testar a eficácia da construção de válvulas colônicas após a ressecção retoanal em ratos, para se obter retardo do fluxo intestinal. MÉTODO: Análise clínico-evolutiva, radiológica e anatomopatológica de 31 ratos submetidos a duas seromiotomias circunferenciais transversais no cólon com invaginação sero-serosa e ressecção retoanal, com colostomia perineal. RESULTADOS: Sete ratos morreram no pós-operatório e, necropsiados, apresentavam impactação fecal. Houve redução do peso corporal e fecal no pós-operatório imediato (estatisticamente não significante), seguida de aparente normalização dos valores. Fecalitos aderidos uns aos outros foram freqüentes. Dos 24 animais radiografados, em oito, ao menos uma das válvulas estava visível. Após a necropsia de 21 ratos, constatou-se o predomínio absoluto de fezes a montante das válvulas. Macroscopicamente, nem sempre as válvulas foram identificadas. Na microscopia, encontrou-se hipertrofia das fibras musculares e interrupção da camada muscular com alteração na disposição das fibras e fibrose nos locais da seromiotomia. CONCLUSÕES: A operação foi tecnicamente viável. A presença das fezes a montante das válvulas, a eliminação de fezes aderidas, a hipertrofia e a interrupção da camada muscular reforçam a hipótese de que a seromiotomia age como mecanismo frenador, retardando o trânsito intestinal. O modelo experimental não permite aferir sobre continência fecal.
id CBC-1_e3e5e5cc0fe514d08a953e81a986db7f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69912001000500008
network_acronym_str CBC-1
network_name_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository_id_str
spelling Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratosRessecção retoanalVálvulas colônicasColostomia perinealCirurgia experimentalOBJETIVO: Testar a eficácia da construção de válvulas colônicas após a ressecção retoanal em ratos, para se obter retardo do fluxo intestinal. MÉTODO: Análise clínico-evolutiva, radiológica e anatomopatológica de 31 ratos submetidos a duas seromiotomias circunferenciais transversais no cólon com invaginação sero-serosa e ressecção retoanal, com colostomia perineal. RESULTADOS: Sete ratos morreram no pós-operatório e, necropsiados, apresentavam impactação fecal. Houve redução do peso corporal e fecal no pós-operatório imediato (estatisticamente não significante), seguida de aparente normalização dos valores. Fecalitos aderidos uns aos outros foram freqüentes. Dos 24 animais radiografados, em oito, ao menos uma das válvulas estava visível. Após a necropsia de 21 ratos, constatou-se o predomínio absoluto de fezes a montante das válvulas. Macroscopicamente, nem sempre as válvulas foram identificadas. Na microscopia, encontrou-se hipertrofia das fibras musculares e interrupção da camada muscular com alteração na disposição das fibras e fibrose nos locais da seromiotomia. CONCLUSÕES: A operação foi tecnicamente viável. A presença das fezes a montante das válvulas, a eliminação de fezes aderidas, a hipertrofia e a interrupção da camada muscular reforçam a hipótese de que a seromiotomia age como mecanismo frenador, retardando o trânsito intestinal. O modelo experimental não permite aferir sobre continência fecal.Colégio Brasileiro de Cirurgiões2001-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912001000500008Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.28 n.5 2001reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiõesinstname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)instacron:CBC10.1590/S0100-69912001000500008info:eu-repo/semantics/openAccessVeloso,Sérgio GeraldoBiet,ReginaldoRios,Adriana MartinsLeite,Virginia Hora RiosSilva,Alcino Lázaro dapor2008-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69912001000500008Revistahttp://www.scielo.br/rcbcONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacbc@cbc.org.br1809-45460100-6991opendoar:2008-11-17T00:00Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos
title Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos
spellingShingle Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos
Veloso,Sérgio Geraldo
Ressecção retoanal
Válvulas colônicas
Colostomia perineal
Cirurgia experimental
title_short Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos
title_full Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos
title_fullStr Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos
title_full_unstemmed Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos
title_sort Eficácia da confecção de válvulas colônicas após ressecção retoanal em ratos
author Veloso,Sérgio Geraldo
author_facet Veloso,Sérgio Geraldo
Biet,Reginaldo
Rios,Adriana Martins
Leite,Virginia Hora Rios
Silva,Alcino Lázaro da
author_role author
author2 Biet,Reginaldo
Rios,Adriana Martins
Leite,Virginia Hora Rios
Silva,Alcino Lázaro da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso,Sérgio Geraldo
Biet,Reginaldo
Rios,Adriana Martins
Leite,Virginia Hora Rios
Silva,Alcino Lázaro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ressecção retoanal
Válvulas colônicas
Colostomia perineal
Cirurgia experimental
topic Ressecção retoanal
Válvulas colônicas
Colostomia perineal
Cirurgia experimental
description OBJETIVO: Testar a eficácia da construção de válvulas colônicas após a ressecção retoanal em ratos, para se obter retardo do fluxo intestinal. MÉTODO: Análise clínico-evolutiva, radiológica e anatomopatológica de 31 ratos submetidos a duas seromiotomias circunferenciais transversais no cólon com invaginação sero-serosa e ressecção retoanal, com colostomia perineal. RESULTADOS: Sete ratos morreram no pós-operatório e, necropsiados, apresentavam impactação fecal. Houve redução do peso corporal e fecal no pós-operatório imediato (estatisticamente não significante), seguida de aparente normalização dos valores. Fecalitos aderidos uns aos outros foram freqüentes. Dos 24 animais radiografados, em oito, ao menos uma das válvulas estava visível. Após a necropsia de 21 ratos, constatou-se o predomínio absoluto de fezes a montante das válvulas. Macroscopicamente, nem sempre as válvulas foram identificadas. Na microscopia, encontrou-se hipertrofia das fibras musculares e interrupção da camada muscular com alteração na disposição das fibras e fibrose nos locais da seromiotomia. CONCLUSÕES: A operação foi tecnicamente viável. A presença das fezes a montante das válvulas, a eliminação de fezes aderidas, a hipertrofia e a interrupção da camada muscular reforçam a hipótese de que a seromiotomia age como mecanismo frenador, retardando o trânsito intestinal. O modelo experimental não permite aferir sobre continência fecal.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912001000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912001000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-69912001000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.28 n.5 2001
reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron:CBC
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron_str CBC
institution CBC
reponame_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
collection Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository.name.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacbc@cbc.org.br
_version_ 1754209208016830464