Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Carolina de Melo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza,Fábio Augusto Albanez, Cruz,Carlos Augusto Teixeira da, Torres,Ana Verusca, Barbosa,Camila Oliveira, Magalhães,Vanessa Solé Ferreira, Ribeiro,Paulo Roberto Faria, Silva,Jordana de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202011000300003
Resumo: RACIONAL: O megaesôfago chagásico é disfunção da motilidade esofágica de caráter progressivo. Seus principais sintomas são disfagia, regurgitação e perda de peso. A cardiomiotomia associada à fundoplicatura é usada como tratamento para o megaesôfago não avançado há algumas décadas. OBJETIVO: Avaliar os resultados obtidos com a cardiomiotomia associada à fundoplicatura por videolaparoscopia para o tratamento do megaesôfago não avançado. MÉTODO: Estudo retrospectivo com análise dos resultados obtidos com essa operação para tratamento do megaesôfago graus I e II. Avaliou-se perda ponderal, tempo e intensidade dos sintomas, tempo operatório, taxa de conversão, índice de complicações, tempo de internação. RESULTADOS: Foram operados 68 pacientes, sendo 34 homens. A maioria (42%) apresentava sintomas intensos. O tempo médio de sintomas foi de 9,27 anos. A perda ponderal média foi de 5,1 kg. Sorologia para Chagas foi positiva em 88,13%. O tempo médio de operação foi de 190 minutos. Houve uma conversão para laparotomia. A mediana do tempo de internação foi de três dias. A taxa de complicações foi de 4,4%. A melhora dos sintomas foi observada em 92% dos pacientes. CONCLUSÃO: O tratamento videolaparoscópico do megaesôfago não-avançado pela cadiomiotomia associada à fundoplicatura mostrou-se método seguro e eficaz. Apresenta baixo índice de complicações e bons resultados no seguimento a curto prazo.
id CBCD-1_1def43f8676552c7a8392b19ab38c23e
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-67202011000300003
network_acronym_str CBCD-1
network_name_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository_id_str
spelling Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançadoEsôfagoAcalasia esofágicaCardiomiopatia chagásicaFundoplicaturaRACIONAL: O megaesôfago chagásico é disfunção da motilidade esofágica de caráter progressivo. Seus principais sintomas são disfagia, regurgitação e perda de peso. A cardiomiotomia associada à fundoplicatura é usada como tratamento para o megaesôfago não avançado há algumas décadas. OBJETIVO: Avaliar os resultados obtidos com a cardiomiotomia associada à fundoplicatura por videolaparoscopia para o tratamento do megaesôfago não avançado. MÉTODO: Estudo retrospectivo com análise dos resultados obtidos com essa operação para tratamento do megaesôfago graus I e II. Avaliou-se perda ponderal, tempo e intensidade dos sintomas, tempo operatório, taxa de conversão, índice de complicações, tempo de internação. RESULTADOS: Foram operados 68 pacientes, sendo 34 homens. A maioria (42%) apresentava sintomas intensos. O tempo médio de sintomas foi de 9,27 anos. A perda ponderal média foi de 5,1 kg. Sorologia para Chagas foi positiva em 88,13%. O tempo médio de operação foi de 190 minutos. Houve uma conversão para laparotomia. A mediana do tempo de internação foi de três dias. A taxa de complicações foi de 4,4%. A melhora dos sintomas foi observada em 92% dos pacientes. CONCLUSÃO: O tratamento videolaparoscópico do megaesôfago não-avançado pela cadiomiotomia associada à fundoplicatura mostrou-se método seguro e eficaz. Apresenta baixo índice de complicações e bons resultados no seguimento a curto prazo.Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202011000300003ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.24 n.3 2011reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)instacron:CBCD10.1590/S0102-67202011000300003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Carolina de MeloSouza,Fábio Augusto AlbanezCruz,Carlos Augusto Teixeira daTorres,Ana VeruscaBarbosa,Camila OliveiraMagalhães,Vanessa Solé FerreiraRibeiro,Paulo Roberto FariaSilva,Jordana de Melopor2011-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-67202011000300003Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/indexONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaabcd@gmail.com2317-63262317-6326opendoar:2011-12-15T00:00ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)false
dc.title.none.fl_str_mv Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado
title Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado
spellingShingle Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado
Silva,Carolina de Melo
Esôfago
Acalasia esofágica
Cardiomiopatia chagásica
Fundoplicatura
title_short Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado
title_full Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado
title_fullStr Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado
title_full_unstemmed Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado
title_sort Cardiomiotomia com fundoplicatura videolaparoscópica no tratamento do megaesôfago não avançado
author Silva,Carolina de Melo
author_facet Silva,Carolina de Melo
Souza,Fábio Augusto Albanez
Cruz,Carlos Augusto Teixeira da
Torres,Ana Verusca
Barbosa,Camila Oliveira
Magalhães,Vanessa Solé Ferreira
Ribeiro,Paulo Roberto Faria
Silva,Jordana de Melo
author_role author
author2 Souza,Fábio Augusto Albanez
Cruz,Carlos Augusto Teixeira da
Torres,Ana Verusca
Barbosa,Camila Oliveira
Magalhães,Vanessa Solé Ferreira
Ribeiro,Paulo Roberto Faria
Silva,Jordana de Melo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Carolina de Melo
Souza,Fábio Augusto Albanez
Cruz,Carlos Augusto Teixeira da
Torres,Ana Verusca
Barbosa,Camila Oliveira
Magalhães,Vanessa Solé Ferreira
Ribeiro,Paulo Roberto Faria
Silva,Jordana de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Esôfago
Acalasia esofágica
Cardiomiopatia chagásica
Fundoplicatura
topic Esôfago
Acalasia esofágica
Cardiomiopatia chagásica
Fundoplicatura
description RACIONAL: O megaesôfago chagásico é disfunção da motilidade esofágica de caráter progressivo. Seus principais sintomas são disfagia, regurgitação e perda de peso. A cardiomiotomia associada à fundoplicatura é usada como tratamento para o megaesôfago não avançado há algumas décadas. OBJETIVO: Avaliar os resultados obtidos com a cardiomiotomia associada à fundoplicatura por videolaparoscopia para o tratamento do megaesôfago não avançado. MÉTODO: Estudo retrospectivo com análise dos resultados obtidos com essa operação para tratamento do megaesôfago graus I e II. Avaliou-se perda ponderal, tempo e intensidade dos sintomas, tempo operatório, taxa de conversão, índice de complicações, tempo de internação. RESULTADOS: Foram operados 68 pacientes, sendo 34 homens. A maioria (42%) apresentava sintomas intensos. O tempo médio de sintomas foi de 9,27 anos. A perda ponderal média foi de 5,1 kg. Sorologia para Chagas foi positiva em 88,13%. O tempo médio de operação foi de 190 minutos. Houve uma conversão para laparotomia. A mediana do tempo de internação foi de três dias. A taxa de complicações foi de 4,4%. A melhora dos sintomas foi observada em 92% dos pacientes. CONCLUSÃO: O tratamento videolaparoscópico do megaesôfago não-avançado pela cadiomiotomia associada à fundoplicatura mostrou-se método seguro e eficaz. Apresenta baixo índice de complicações e bons resultados no seguimento a curto prazo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202011000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202011000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-67202011000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
dc.source.none.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.24 n.3 2011
reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron:CBCD
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron_str CBCD
institution CBCD
reponame_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
collection ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaabcd@gmail.com
_version_ 1754208956031434752