REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO,José Adailton
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CASTRO,Ingrid Ramalho Dantas de, RIBEIRO,Ingrid Botelho, FERREIRA,Marcus Vinícius Quirino, FIREMAN,Pérola Averbug, MADEIRO,Marcos Antônio Duarte, PONTES,Ana Carolina Pastl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202021000400302
Resumo: RESUMO - RACIONAL: A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal prejudicial à saúde e nos últimos anos tem crescido significativamente na maioria dos países. A cirurgia bariátrica deverá ser recomendada para pacientes obesos que não obtiveram êxito no tratamento clínico e após análise da equipe multiprofissional. Objetivo: comparar os resultados metabólicos, perda ponderal e parâmetros associados à obesidade no pré e pós-operatório dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Métodos: estudo retrospectivo, descritivo, transversal, de abordagem quantitativa através da consulta a prontuários. Os dados foram coletados no período de maio a setembro de 2020, de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica no período de 15 anos (2003 a 2018). Foi realizada análise estatística comparativa e descritiva das variáveis antropométricas, metabólicas, bioquímicas e morbidades associadas. Resultados: a maioria era do sexo feminino (68,50%). Em ambos os sexos a maior prevalência se encontravam na faixa etária de 30 a 39 anos e mais da metade tinha obesidade grau III. A técnica cirúrgica utilizada foi o gastroplastia em Y de Roux. Após 4 meses houve uma redução significativa do perfil lipídico, dos parâmetros antropométricos e enzimas hepáticas em ambos os sexos, os quais permaneceram em declínio no final do primeiro ano, com melhora acentuada da síndrome metabólica. Conclusões: O impacto positivo determinado pela gastroplastia na perda de peso, na redução do IMC e perfil lipídico é bastante relevante já após quatro meses, e se mantém após um ano da realização do procedimento, demonstrando benefícios na redução dos fatores de risco da síndrome metabólica.
id CBCD-1_aac7d6da954feb2b9bee326d0df5ea4a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-67202021000400302
network_acronym_str CBCD-1
network_name_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository_id_str
spelling REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.ObesidadeCirurgia BariátricaSíndrome MetabólicaRESUMO - RACIONAL: A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal prejudicial à saúde e nos últimos anos tem crescido significativamente na maioria dos países. A cirurgia bariátrica deverá ser recomendada para pacientes obesos que não obtiveram êxito no tratamento clínico e após análise da equipe multiprofissional. Objetivo: comparar os resultados metabólicos, perda ponderal e parâmetros associados à obesidade no pré e pós-operatório dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Métodos: estudo retrospectivo, descritivo, transversal, de abordagem quantitativa através da consulta a prontuários. Os dados foram coletados no período de maio a setembro de 2020, de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica no período de 15 anos (2003 a 2018). Foi realizada análise estatística comparativa e descritiva das variáveis antropométricas, metabólicas, bioquímicas e morbidades associadas. Resultados: a maioria era do sexo feminino (68,50%). Em ambos os sexos a maior prevalência se encontravam na faixa etária de 30 a 39 anos e mais da metade tinha obesidade grau III. A técnica cirúrgica utilizada foi o gastroplastia em Y de Roux. Após 4 meses houve uma redução significativa do perfil lipídico, dos parâmetros antropométricos e enzimas hepáticas em ambos os sexos, os quais permaneceram em declínio no final do primeiro ano, com melhora acentuada da síndrome metabólica. Conclusões: O impacto positivo determinado pela gastroplastia na perda de peso, na redução do IMC e perfil lipídico é bastante relevante já após quatro meses, e se mantém após um ano da realização do procedimento, demonstrando benefícios na redução dos fatores de risco da síndrome metabólica.Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202021000400302ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.34 n.4 2021reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)instacron:CBCD10.1590/0102-672020210002e1627info:eu-repo/semantics/openAccessPINHEIRO,José AdailtonCASTRO,Ingrid Ramalho Dantas deRIBEIRO,Ingrid BotelhoFERREIRA,Marcus Vinícius QuirinoFIREMAN,Pérola AverbugMADEIRO,Marcos Antônio DuartePONTES,Ana Carolina Pastlpor2022-01-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-67202021000400302Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/indexONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaabcd@gmail.com2317-63262317-6326opendoar:2022-01-28T00:00ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)false
dc.title.none.fl_str_mv REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.
title REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.
spellingShingle REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.
PINHEIRO,José Adailton
Obesidade
Cirurgia Bariátrica
Síndrome Metabólica
title_short REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.
title_full REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.
title_fullStr REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.
title_full_unstemmed REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.
title_sort REPERCUSSÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE PARÂMETROS METABÓLICOS. EXPERIÊNCIA DE 15 ANOS EM HOSPITAL DE MACEIÓ - BRASIL.
author PINHEIRO,José Adailton
author_facet PINHEIRO,José Adailton
CASTRO,Ingrid Ramalho Dantas de
RIBEIRO,Ingrid Botelho
FERREIRA,Marcus Vinícius Quirino
FIREMAN,Pérola Averbug
MADEIRO,Marcos Antônio Duarte
PONTES,Ana Carolina Pastl
author_role author
author2 CASTRO,Ingrid Ramalho Dantas de
RIBEIRO,Ingrid Botelho
FERREIRA,Marcus Vinícius Quirino
FIREMAN,Pérola Averbug
MADEIRO,Marcos Antônio Duarte
PONTES,Ana Carolina Pastl
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO,José Adailton
CASTRO,Ingrid Ramalho Dantas de
RIBEIRO,Ingrid Botelho
FERREIRA,Marcus Vinícius Quirino
FIREMAN,Pérola Averbug
MADEIRO,Marcos Antônio Duarte
PONTES,Ana Carolina Pastl
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Cirurgia Bariátrica
Síndrome Metabólica
topic Obesidade
Cirurgia Bariátrica
Síndrome Metabólica
description RESUMO - RACIONAL: A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal prejudicial à saúde e nos últimos anos tem crescido significativamente na maioria dos países. A cirurgia bariátrica deverá ser recomendada para pacientes obesos que não obtiveram êxito no tratamento clínico e após análise da equipe multiprofissional. Objetivo: comparar os resultados metabólicos, perda ponderal e parâmetros associados à obesidade no pré e pós-operatório dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Métodos: estudo retrospectivo, descritivo, transversal, de abordagem quantitativa através da consulta a prontuários. Os dados foram coletados no período de maio a setembro de 2020, de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica no período de 15 anos (2003 a 2018). Foi realizada análise estatística comparativa e descritiva das variáveis antropométricas, metabólicas, bioquímicas e morbidades associadas. Resultados: a maioria era do sexo feminino (68,50%). Em ambos os sexos a maior prevalência se encontravam na faixa etária de 30 a 39 anos e mais da metade tinha obesidade grau III. A técnica cirúrgica utilizada foi o gastroplastia em Y de Roux. Após 4 meses houve uma redução significativa do perfil lipídico, dos parâmetros antropométricos e enzimas hepáticas em ambos os sexos, os quais permaneceram em declínio no final do primeiro ano, com melhora acentuada da síndrome metabólica. Conclusões: O impacto positivo determinado pela gastroplastia na perda de peso, na redução do IMC e perfil lipídico é bastante relevante já após quatro meses, e se mantém após um ano da realização do procedimento, demonstrando benefícios na redução dos fatores de risco da síndrome metabólica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202021000400302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202021000400302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-672020210002e1627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
dc.source.none.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.34 n.4 2021
reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron:CBCD
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron_str CBCD
institution CBCD
reponame_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
collection ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaabcd@gmail.com
_version_ 1754208959253708800