O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000400003 |
Resumo: | O futebol é considerado um grande negócio desde o início do século passado. Apesar de diversos autores tentarem definir esta afirmação, o presente estudo demonstrou interesse em investigá-la através de outra perspectiva, objetivando comparar os grandes clubes esportivos com as principais empresas dos demais ramos empresariais, utilizando dados financeiros. Inicialmente, adotou-se como método a revisão bibliográfica em fontes secundárias, apresentando, posteriormente, etapas empírico-analíticas, ao realizar técnicas de coleta, tratamento e análise dos dados, com comparações entre os valores encontrados. Apesar deste esporte apresentar-se como um grande negócio devido aos valores de faturamento anual, ao utilizar como referência Brand Value (valor de marca), Market Value (valor de mercado) e receitas operacionais, essa investigação exibe como resultado a grande diferença econômica entre os clubes de futebol e as maiores empresas do Brasil e do mundo expondo, desta forma, a pequena parcela econômica que este esporte representa em relação às principais organizações mundiais. |
id |
CBCE-1_0e289b2406ffa4d05fd4c72809b5926a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892013000400003 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentosFutebolreceitas operacionaisvalor de marcavalor de mercadoO futebol é considerado um grande negócio desde o início do século passado. Apesar de diversos autores tentarem definir esta afirmação, o presente estudo demonstrou interesse em investigá-la através de outra perspectiva, objetivando comparar os grandes clubes esportivos com as principais empresas dos demais ramos empresariais, utilizando dados financeiros. Inicialmente, adotou-se como método a revisão bibliográfica em fontes secundárias, apresentando, posteriormente, etapas empírico-analíticas, ao realizar técnicas de coleta, tratamento e análise dos dados, com comparações entre os valores encontrados. Apesar deste esporte apresentar-se como um grande negócio devido aos valores de faturamento anual, ao utilizar como referência Brand Value (valor de marca), Market Value (valor de mercado) e receitas operacionais, essa investigação exibe como resultado a grande diferença econômica entre os clubes de futebol e as maiores empresas do Brasil e do mundo expondo, desta forma, a pequena parcela econômica que este esporte representa em relação às principais organizações mundiais.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000400003Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.35 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892013000400003info:eu-repo/semantics/openAccessGasparetto,Thadeu Mirandapor2014-04-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892013000400003Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:48.066140Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos |
title |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos |
spellingShingle |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos Gasparetto,Thadeu Miranda Futebol receitas operacionais valor de marca valor de mercado |
title_short |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos |
title_full |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos |
title_fullStr |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos |
title_full_unstemmed |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos |
title_sort |
O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos |
author |
Gasparetto,Thadeu Miranda |
author_facet |
Gasparetto,Thadeu Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparetto,Thadeu Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol receitas operacionais valor de marca valor de mercado |
topic |
Futebol receitas operacionais valor de marca valor de mercado |
description |
O futebol é considerado um grande negócio desde o início do século passado. Apesar de diversos autores tentarem definir esta afirmação, o presente estudo demonstrou interesse em investigá-la através de outra perspectiva, objetivando comparar os grandes clubes esportivos com as principais empresas dos demais ramos empresariais, utilizando dados financeiros. Inicialmente, adotou-se como método a revisão bibliográfica em fontes secundárias, apresentando, posteriormente, etapas empírico-analíticas, ao realizar técnicas de coleta, tratamento e análise dos dados, com comparações entre os valores encontrados. Apesar deste esporte apresentar-se como um grande negócio devido aos valores de faturamento anual, ao utilizar como referência Brand Value (valor de marca), Market Value (valor de mercado) e receitas operacionais, essa investigação exibe como resultado a grande diferença econômica entre os clubes de futebol e as maiores empresas do Brasil e do mundo expondo, desta forma, a pequena parcela econômica que este esporte representa em relação às principais organizações mundiais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892013000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.35 n.4 2013 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854233731072 |