O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Rogério Zaim de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rizzo,Deyvid Tenner de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100239
Resumo: RESUMO O presente estudo objetiva verificar quais são as primeiras impressões dos professores de Educação Física de Corumbá-MS - que iniciaram o ano de 2019 com o desafio de utilizar o livro didático - frente ao material escolhido, observando se eles participaram do processo de escolha desse material e se acreditam ser possível desenvolver com seus alunos o que é proposto no livro. A pesquisa é de natureza qualitativa e a amostra de sujeitos é composta por nove professores de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de um processo mais democrático para sistematização e organização do livro didático e aponta a importância desta ferramenta para a práxis pedagógica do professor de Educação Física, contudo, é destacado que a autonomia profissional não deve ser suprimida no uso deste material.
id CBCE-1_36134dc21c696312e938f1d2f735406d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892020000100239
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressãoProfessorLivro didáticoEducação FísicaEscolaRESUMO O presente estudo objetiva verificar quais são as primeiras impressões dos professores de Educação Física de Corumbá-MS - que iniciaram o ano de 2019 com o desafio de utilizar o livro didático - frente ao material escolhido, observando se eles participaram do processo de escolha desse material e se acreditam ser possível desenvolver com seus alunos o que é proposto no livro. A pesquisa é de natureza qualitativa e a amostra de sujeitos é composta por nove professores de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de um processo mais democrático para sistematização e organização do livro didático e aponta a importância desta ferramenta para a práxis pedagógica do professor de Educação Física, contudo, é destacado que a autonomia profissional não deve ser suprimida no uso deste material.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100239Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.42.2019.149info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Rogério Zaim deRizzo,Deyvid Tenner de Souzapor2020-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100239Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:14.598861Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
title O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
spellingShingle O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
Melo,Rogério Zaim de
Professor
Livro didático
Educação Física
Escola
title_short O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
title_full O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
title_fullStr O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
title_full_unstemmed O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
title_sort O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
author Melo,Rogério Zaim de
author_facet Melo,Rogério Zaim de
Rizzo,Deyvid Tenner de Souza
author_role author
author2 Rizzo,Deyvid Tenner de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Rogério Zaim de
Rizzo,Deyvid Tenner de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Livro didático
Educação Física
Escola
topic Professor
Livro didático
Educação Física
Escola
description RESUMO O presente estudo objetiva verificar quais são as primeiras impressões dos professores de Educação Física de Corumbá-MS - que iniciaram o ano de 2019 com o desafio de utilizar o livro didático - frente ao material escolhido, observando se eles participaram do processo de escolha desse material e se acreditam ser possível desenvolver com seus alunos o que é proposto no livro. A pesquisa é de natureza qualitativa e a amostra de sujeitos é composta por nove professores de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de um processo mais democrático para sistematização e organização do livro didático e aponta a importância desta ferramenta para a práxis pedagógica do professor de Educação Física, contudo, é destacado que a autonomia profissional não deve ser suprimida no uso deste material.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100239
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.42.2019.149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856108584960