O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100239 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo objetiva verificar quais são as primeiras impressões dos professores de Educação Física de Corumbá-MS - que iniciaram o ano de 2019 com o desafio de utilizar o livro didático - frente ao material escolhido, observando se eles participaram do processo de escolha desse material e se acreditam ser possível desenvolver com seus alunos o que é proposto no livro. A pesquisa é de natureza qualitativa e a amostra de sujeitos é composta por nove professores de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de um processo mais democrático para sistematização e organização do livro didático e aponta a importância desta ferramenta para a práxis pedagógica do professor de Educação Física, contudo, é destacado que a autonomia profissional não deve ser suprimida no uso deste material. |
id |
CBCE-1_36134dc21c696312e938f1d2f735406d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892020000100239 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressãoProfessorLivro didáticoEducação FísicaEscolaRESUMO O presente estudo objetiva verificar quais são as primeiras impressões dos professores de Educação Física de Corumbá-MS - que iniciaram o ano de 2019 com o desafio de utilizar o livro didático - frente ao material escolhido, observando se eles participaram do processo de escolha desse material e se acreditam ser possível desenvolver com seus alunos o que é proposto no livro. A pesquisa é de natureza qualitativa e a amostra de sujeitos é composta por nove professores de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de um processo mais democrático para sistematização e organização do livro didático e aponta a importância desta ferramenta para a práxis pedagógica do professor de Educação Física, contudo, é destacado que a autonomia profissional não deve ser suprimida no uso deste material.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100239Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.42.2019.149info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Rogério Zaim deRizzo,Deyvid Tenner de Souzapor2020-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100239Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:14.598861Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão |
title |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão |
spellingShingle |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão Melo,Rogério Zaim de Professor Livro didático Educação Física Escola |
title_short |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão |
title_full |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão |
title_fullStr |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão |
title_full_unstemmed |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão |
title_sort |
O uso do livro didático por professores de Educação Física: uma primeira impressão |
author |
Melo,Rogério Zaim de |
author_facet |
Melo,Rogério Zaim de Rizzo,Deyvid Tenner de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Rizzo,Deyvid Tenner de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo,Rogério Zaim de Rizzo,Deyvid Tenner de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Livro didático Educação Física Escola |
topic |
Professor Livro didático Educação Física Escola |
description |
RESUMO O presente estudo objetiva verificar quais são as primeiras impressões dos professores de Educação Física de Corumbá-MS - que iniciaram o ano de 2019 com o desafio de utilizar o livro didático - frente ao material escolhido, observando se eles participaram do processo de escolha desse material e se acreditam ser possível desenvolver com seus alunos o que é proposto no livro. A pesquisa é de natureza qualitativa e a amostra de sujeitos é composta por nove professores de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de um processo mais democrático para sistematização e organização do livro didático e aponta a importância desta ferramenta para a práxis pedagógica do professor de Educação Física, contudo, é destacado que a autonomia profissional não deve ser suprimida no uso deste material. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100239 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.42.2019.149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856108584960 |