Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000200169 |
Resumo: | Resumo Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas. |
id |
CBCE-1_5ddd242af2393bdbb384bdfcfd2f6586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892019000200169 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismoAutismo infantilInteração socialMediação pedagógicaBrincadeiraResumo Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000200169Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.2 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.01.017info:eu-repo/semantics/openAccessChicon,José FranciscoOliveira,Ivone Martins deGarozzi,Gabriel VighiniCoelho,Marcos FerreiraSá,Maria das Graças Carvalho Silva depor2019-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892019000200169Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:09.721425Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo |
title |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo |
spellingShingle |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo Chicon,José Francisco Autismo infantil Interação social Mediação pedagógica Brincadeira |
title_short |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo |
title_full |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo |
title_fullStr |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo |
title_full_unstemmed |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo |
title_sort |
Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo |
author |
Chicon,José Francisco |
author_facet |
Chicon,José Francisco Oliveira,Ivone Martins de Garozzi,Gabriel Vighini Coelho,Marcos Ferreira Sá,Maria das Graças Carvalho Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Ivone Martins de Garozzi,Gabriel Vighini Coelho,Marcos Ferreira Sá,Maria das Graças Carvalho Silva de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chicon,José Francisco Oliveira,Ivone Martins de Garozzi,Gabriel Vighini Coelho,Marcos Ferreira Sá,Maria das Graças Carvalho Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo infantil Interação social Mediação pedagógica Brincadeira |
topic |
Autismo infantil Interação social Mediação pedagógica Brincadeira |
description |
Resumo Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000200169 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000200169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2018.01.017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.2 2019 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856005824512 |