Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chicon,José Francisco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira,Ivone Martins de, Garozzi,Gabriel Vighini, Coelho,Marcos Ferreira, Sá,Maria das Graças Carvalho Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000200169
Resumo: Resumo Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas.
id CBCE-1_5ddd242af2393bdbb384bdfcfd2f6586
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892019000200169
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismoAutismo infantilInteração socialMediação pedagógicaBrincadeiraResumo Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000200169Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.2 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.01.017info:eu-repo/semantics/openAccessChicon,José FranciscoOliveira,Ivone Martins deGarozzi,Gabriel VighiniCoelho,Marcos FerreiraSá,Maria das Graças Carvalho Silva depor2019-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892019000200169Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:09.721425Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
title Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
spellingShingle Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
Chicon,José Francisco
Autismo infantil
Interação social
Mediação pedagógica
Brincadeira
title_short Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
title_full Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
title_fullStr Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
title_full_unstemmed Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
title_sort Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo
author Chicon,José Francisco
author_facet Chicon,José Francisco
Oliveira,Ivone Martins de
Garozzi,Gabriel Vighini
Coelho,Marcos Ferreira
Sá,Maria das Graças Carvalho Silva de
author_role author
author2 Oliveira,Ivone Martins de
Garozzi,Gabriel Vighini
Coelho,Marcos Ferreira
Sá,Maria das Graças Carvalho Silva de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chicon,José Francisco
Oliveira,Ivone Martins de
Garozzi,Gabriel Vighini
Coelho,Marcos Ferreira
Sá,Maria das Graças Carvalho Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo infantil
Interação social
Mediação pedagógica
Brincadeira
topic Autismo infantil
Interação social
Mediação pedagógica
Brincadeira
description Resumo Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata‐se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000200169
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000200169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2018.01.017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.2 2019
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856005824512