Efeitos do estabelecimento de metas para a aquisição de uma habilidade motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Priscila Silva de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Benda,Rodolfo Novellino, Fonseca,Fabiano de Souza, Loschiavo-Alvares,Fabricia Quintão, Ugrinowitsch,Alessandra Aguilar Coca, Junqueira,Aline Horta Miguel, Carvalho,Maria Flávia Soares Pinto, Ugrinowitsch,Herbert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400010
Resumo: O presente estudo investigou os efeitos do estabelecimento de metas de curto e de longo prazo na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em três etapas: pré-teste (10 tentativas); aquisição (60 tentativas), com manipulação da temporalidade da meta; e pós-teste (10 tentativas). Os 33 universitários destros foram divididos em três grupos: meta específica de curto prazo (GEC), meta específica de longo prazo (GEL) e o não meta (GNM). Na análise da precisão e da consistência, a ANOVA two way identificou diferença entre pré-teste e pós-teste e entre os blocos da aquisição. Apesar de todos os grupos terem aprendido a tarefa, não houve diferença entre eles. Sugere-se a realização de novos estudos sobre o tema.
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