A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300008 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. O corpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda "Ronaldo toureiro" criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas "Boas vindas a Ronaldo" e "Ronaldo brahmeiro", as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo. |
id |
CBCE-1_8465abc5fbbfd599eb3fd6adfb12f077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892011000300008 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno"Mídiapublicidadeherói esportivodiscursoO objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. O corpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda "Ronaldo toureiro" criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas "Boas vindas a Ronaldo" e "Ronaldo brahmeiro", as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300008Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.3 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000300008info:eu-repo/semantics/openAccessGodoi,Marcos Robertopor2012-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000300008Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:38.620966Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" |
title |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" |
spellingShingle |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" Godoi,Marcos Roberto Mídia publicidade herói esportivo discurso |
title_short |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" |
title_full |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" |
title_fullStr |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" |
title_full_unstemmed |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" |
title_sort |
A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo "fenômeno" |
author |
Godoi,Marcos Roberto |
author_facet |
Godoi,Marcos Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi,Marcos Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia publicidade herói esportivo discurso |
topic |
Mídia publicidade herói esportivo discurso |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. O corpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda "Ronaldo toureiro" criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas "Boas vindas a Ronaldo" e "Ronaldo brahmeiro", as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892011000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.3 2011 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203853139017728 |