Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100059 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi verificar a existência do efeito aprendizagem nos resultados de repetidos testes de Wingate. Doze ciclistas foram submetidos a dois testes de Wingate (TW1 e TW2) com intervalo de uma semana. A resistência adicionada foi equivalente a 10% da massa corporal e as rotinas foram planejadas para reproduzir as mesmas condições em ambos os testes. Os resultados revelaram grande amplitude nos limites de concordância dos testes 1 e 2 em todas as variáveis, bem como diferenças significantes para Potência Média (PM), em valores absolutos (TW1: 579,7 ± 91,0 W vs TW2: 616,9 ± 102,2 W) e valores relativos (TW1: 8,3 ± 0,8 W/kg vs TW2: 8,8 ± 0,9 W/kg). A evidência demonstra a existência do efeito aprendizagem causando influência nos resultados da potência anaeróbica. |
id |
CBCE-1_bc453d374e6f135dbb4030280ac01bb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892014000100059 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de WingateConsistênciapotência anaeróbicateste de desempenhociclistasO objetivo do estudo foi verificar a existência do efeito aprendizagem nos resultados de repetidos testes de Wingate. Doze ciclistas foram submetidos a dois testes de Wingate (TW1 e TW2) com intervalo de uma semana. A resistência adicionada foi equivalente a 10% da massa corporal e as rotinas foram planejadas para reproduzir as mesmas condições em ambos os testes. Os resultados revelaram grande amplitude nos limites de concordância dos testes 1 e 2 em todas as variáveis, bem como diferenças significantes para Potência Média (PM), em valores absolutos (TW1: 579,7 ± 91,0 W vs TW2: 616,9 ± 102,2 W) e valores relativos (TW1: 8,3 ± 0,8 W/kg vs TW2: 8,8 ± 0,9 W/kg). A evidência demonstra a existência do efeito aprendizagem causando influência nos resultados da potência anaeróbica.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100059Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892014000100005info:eu-repo/semantics/openAccessCAVAZZOTTO,TIMOTHY GUSTAVOBRAZ,ALLISSON GUSTAVOFERREIRA,SANDRA AIRESQUEIROGA,MARCOS ROBERTOpor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892014000100059Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:49.196268Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate |
title |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate |
spellingShingle |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate CAVAZZOTTO,TIMOTHY GUSTAVO Consistência potência anaeróbica teste de desempenho ciclistas |
title_short |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate |
title_full |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate |
title_fullStr |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate |
title_full_unstemmed |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate |
title_sort |
Efeito da aprendizagem no desempenho de repetidos testes de Wingate |
author |
CAVAZZOTTO,TIMOTHY GUSTAVO |
author_facet |
CAVAZZOTTO,TIMOTHY GUSTAVO BRAZ,ALLISSON GUSTAVO FERREIRA,SANDRA AIRES QUEIROGA,MARCOS ROBERTO |
author_role |
author |
author2 |
BRAZ,ALLISSON GUSTAVO FERREIRA,SANDRA AIRES QUEIROGA,MARCOS ROBERTO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVAZZOTTO,TIMOTHY GUSTAVO BRAZ,ALLISSON GUSTAVO FERREIRA,SANDRA AIRES QUEIROGA,MARCOS ROBERTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consistência potência anaeróbica teste de desempenho ciclistas |
topic |
Consistência potência anaeróbica teste de desempenho ciclistas |
description |
O objetivo do estudo foi verificar a existência do efeito aprendizagem nos resultados de repetidos testes de Wingate. Doze ciclistas foram submetidos a dois testes de Wingate (TW1 e TW2) com intervalo de uma semana. A resistência adicionada foi equivalente a 10% da massa corporal e as rotinas foram planejadas para reproduzir as mesmas condições em ambos os testes. Os resultados revelaram grande amplitude nos limites de concordância dos testes 1 e 2 em todas as variáveis, bem como diferenças significantes para Potência Média (PM), em valores absolutos (TW1: 579,7 ± 91,0 W vs TW2: 616,9 ± 102,2 W) e valores relativos (TW1: 8,3 ± 0,8 W/kg vs TW2: 8,8 ± 0,9 W/kg). A evidência demonstra a existência do efeito aprendizagem causando influência nos resultados da potência anaeróbica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100059 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000100059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892014000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.1 2014 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854258896896 |