Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo,Alessandra Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Votre,Sebastião Josué, Terra,Dinah Vasconcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400004
Resumo: Em Minas Gerais, o projeto Acelerar para Vencer vem sendo executado com vistas a oferecer estratégias de intervenção pedagógica para alunos com atraso escolar. Neste artigo, analisamos criticamente o planejamento curricular da Educação Física com a finalidade de identificar sua organização e práticas pedagógicas nesse projeto. O referencial analítico utilizado para a compreensão desta política educacional está apoiado no ciclo de políticas educacionais de Stephen Ball e Richard Bowe (1992) apud Mainardes (2006). O corpus se constitui dos documentos das diretrizes curriculares do projeto e do planejamento do professor. Concluímos que o planejamento não expressa, de fato, como a Educação Física contribui no desenvolvimento do projeto, que pretende diminuir desigualdades escolares.
id CBCE-1_d51359f2fd2f006a86eecb862f0d9db2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892012000400004
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolarPolítica educacionaleducação físicaprojeto acelerar para vencerplanejamento curricularEm Minas Gerais, o projeto Acelerar para Vencer vem sendo executado com vistas a oferecer estratégias de intervenção pedagógica para alunos com atraso escolar. Neste artigo, analisamos criticamente o planejamento curricular da Educação Física com a finalidade de identificar sua organização e práticas pedagógicas nesse projeto. O referencial analítico utilizado para a compreensão desta política educacional está apoiado no ciclo de políticas educacionais de Stephen Ball e Richard Bowe (1992) apud Mainardes (2006). O corpus se constitui dos documentos das diretrizes curriculares do projeto e do planejamento do professor. Concluímos que o planejamento não expressa, de fato, como a Educação Física contribui no desenvolvimento do projeto, que pretende diminuir desigualdades escolares.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400004Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.34 n.4 2012reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892012000400004info:eu-repo/semantics/openAccessRaimundo,Alessandra CristinaVotre,Sebastião JosuéTerra,Dinah Vasconcellospor2013-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892012000400004Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:44.175189Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar
title Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar
spellingShingle Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar
Raimundo,Alessandra Cristina
Política educacional
educação física
projeto acelerar para vencer
planejamento curricular
title_short Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar
title_full Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar
title_fullStr Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar
title_full_unstemmed Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar
title_sort Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar
author Raimundo,Alessandra Cristina
author_facet Raimundo,Alessandra Cristina
Votre,Sebastião Josué
Terra,Dinah Vasconcellos
author_role author
author2 Votre,Sebastião Josué
Terra,Dinah Vasconcellos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo,Alessandra Cristina
Votre,Sebastião Josué
Terra,Dinah Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
educação física
projeto acelerar para vencer
planejamento curricular
topic Política educacional
educação física
projeto acelerar para vencer
planejamento curricular
description Em Minas Gerais, o projeto Acelerar para Vencer vem sendo executado com vistas a oferecer estratégias de intervenção pedagógica para alunos com atraso escolar. Neste artigo, analisamos criticamente o planejamento curricular da Educação Física com a finalidade de identificar sua organização e práticas pedagógicas nesse projeto. O referencial analítico utilizado para a compreensão desta política educacional está apoiado no ciclo de políticas educacionais de Stephen Ball e Richard Bowe (1992) apud Mainardes (2006). O corpus se constitui dos documentos das diretrizes curriculares do projeto e do planejamento do professor. Concluímos que o planejamento não expressa, de fato, como a Educação Física contribui no desenvolvimento do projeto, que pretende diminuir desigualdades escolares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892012000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.34 n.4 2012
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203853832126464