Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres,Ester Geraldo Campelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso,Layana Costa Ribeiro, Gaia,Paulino Pinheiro, Fernandes,Robson Marques, Almeida,Dulce Maria Filgueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100244
Resumo: RESUMO O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações.
id CBCE-1_e554553a22a303d965844fecea956518
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100244
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação físicaEducação físicaCulturaCorpoFormação docenteRESUMO O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100244Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e008622info:eu-repo/semantics/openAccessTorres,Ester Geraldo CampeloCardoso,Layana Costa RibeiroGaia,Paulino PinheiroFernandes,Robson MarquesAlmeida,Dulce Maria Filgueira depor2022-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100244Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:21.724381Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
title Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
spellingShingle Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
Torres,Ester Geraldo Campelo
Educação física
Cultura
Corpo
Formação docente
title_short Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
title_full Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
title_fullStr Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
title_full_unstemmed Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
title_sort Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
author Torres,Ester Geraldo Campelo
author_facet Torres,Ester Geraldo Campelo
Cardoso,Layana Costa Ribeiro
Gaia,Paulino Pinheiro
Fernandes,Robson Marques
Almeida,Dulce Maria Filgueira de
author_role author
author2 Cardoso,Layana Costa Ribeiro
Gaia,Paulino Pinheiro
Fernandes,Robson Marques
Almeida,Dulce Maria Filgueira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres,Ester Geraldo Campelo
Cardoso,Layana Costa Ribeiro
Gaia,Paulino Pinheiro
Fernandes,Robson Marques
Almeida,Dulce Maria Filgueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Cultura
Corpo
Formação docente
topic Educação física
Cultura
Corpo
Formação docente
description RESUMO O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100244
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e008622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856812179456