Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100244 |
Resumo: | RESUMO O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações. |
id |
CBCE-1_e554553a22a303d965844fecea956518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892022000100244 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação físicaEducação físicaCulturaCorpoFormação docenteRESUMO O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100244Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e008622info:eu-repo/semantics/openAccessTorres,Ester Geraldo CampeloCardoso,Layana Costa RibeiroGaia,Paulino PinheiroFernandes,Robson MarquesAlmeida,Dulce Maria Filgueira depor2022-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100244Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:21.724381Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física |
title |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física |
spellingShingle |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física Torres,Ester Geraldo Campelo Educação física Cultura Corpo Formação docente |
title_short |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física |
title_full |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física |
title_fullStr |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física |
title_full_unstemmed |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física |
title_sort |
Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física |
author |
Torres,Ester Geraldo Campelo |
author_facet |
Torres,Ester Geraldo Campelo Cardoso,Layana Costa Ribeiro Gaia,Paulino Pinheiro Fernandes,Robson Marques Almeida,Dulce Maria Filgueira de |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso,Layana Costa Ribeiro Gaia,Paulino Pinheiro Fernandes,Robson Marques Almeida,Dulce Maria Filgueira de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres,Ester Geraldo Campelo Cardoso,Layana Costa Ribeiro Gaia,Paulino Pinheiro Fernandes,Robson Marques Almeida,Dulce Maria Filgueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Cultura Corpo Formação docente |
topic |
Educação física Cultura Corpo Formação docente |
description |
RESUMO O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100244 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.44.e008622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856812179456 |