Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Heraldo Simões
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira,Braulio Nogueira de, Sampaio,José Jackson Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000300011
Resumo: O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, acerca de sua concepção de saúde e da relação desta com a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico-crítico, em que se utilizou o método da análise de conteúdo. Nessa feita, foram realizadas entrevistas com nove professores, sendo elencadas as seguintes categorias analíticas: motivos da utilização do tema saúde nas aulas; relação atividade física e saúde; e metodologias de ensino. Conclui-se que, de modo geral, o conceito de saúde adotado não contempla o seu sentido ampliado, dessa forma, torna-se necessário ultrapassar os aspectos individuais e biológicos de suas práticas.
id CBCE-1_ff1ff5f2cf64d5974306ad00ff9d19c9
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892013000300011
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologiasEducação Físicaescolasaúde públicarecursos humanosO presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, acerca de sua concepção de saúde e da relação desta com a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico-crítico, em que se utilizou o método da análise de conteúdo. Nessa feita, foram realizadas entrevistas com nove professores, sendo elencadas as seguintes categorias analíticas: motivos da utilização do tema saúde nas aulas; relação atividade física e saúde; e metodologias de ensino. Conclui-se que, de modo geral, o conceito de saúde adotado não contempla o seu sentido ampliado, dessa forma, torna-se necessário ultrapassar os aspectos individuais e biológicos de suas práticas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000300011Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.35 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892013000300011info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Heraldo SimõesOliveira,Braulio Nogueira deSampaio,José Jackson Coelhopor2014-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892013000300011Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:47.533812Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias
title Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias
spellingShingle Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias
Ferreira,Heraldo Simões
Educação Física
escola
saúde pública
recursos humanos
title_short Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias
title_full Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias
title_fullStr Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias
title_full_unstemmed Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias
title_sort Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias
author Ferreira,Heraldo Simões
author_facet Ferreira,Heraldo Simões
Oliveira,Braulio Nogueira de
Sampaio,José Jackson Coelho
author_role author
author2 Oliveira,Braulio Nogueira de
Sampaio,José Jackson Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Heraldo Simões
Oliveira,Braulio Nogueira de
Sampaio,José Jackson Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
escola
saúde pública
recursos humanos
topic Educação Física
escola
saúde pública
recursos humanos
description O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, acerca de sua concepção de saúde e da relação desta com a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico-crítico, em que se utilizou o método da análise de conteúdo. Nessa feita, foram realizadas entrevistas com nove professores, sendo elencadas as seguintes categorias analíticas: motivos da utilização do tema saúde nas aulas; relação atividade física e saúde; e metodologias de ensino. Conclui-se que, de modo geral, o conceito de saúde adotado não contempla o seu sentido ampliado, dessa forma, torna-se necessário ultrapassar os aspectos individuais e biológicos de suas práticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892013000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.35 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854223245312