A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Edmar Rocha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moutinho,Cinara Botelho, Leite,Maisa Tavares de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saude em Debate
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328
Resumo: Este estudo qualitativo objetivou analisar, a partir da percepção do usuário, a prática de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família. Realizaram-se entrevistas não estruturadas e análise do discurso. As ações educativas baseiam-se em ideias contraditórias - a integralidade e a atenção à doença -, demonstrando os conflitos da realidade. O grupo educativo representa um mecanismo de apoio a quem enfrenta a doença crônica. Há coexistência de pedagogias divergentes, como as dialógicas e tradicionalistas. Nota-se um cenário plural, em processo de transformação.
id CBES-1_05735146b544ef02b68ad758fa0333cd
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-11042014000200328
network_acronym_str CBES-1
network_name_str Saude em Debate
repository_id_str
spelling A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticosEducação em saúdeSaúde da famíliaHipertensãoDiabetes mellitusEste estudo qualitativo objetivou analisar, a partir da percepção do usuário, a prática de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família. Realizaram-se entrevistas não estruturadas e análise do discurso. As ações educativas baseiam-se em ideias contraditórias - a integralidade e a atenção à doença -, demonstrando os conflitos da realidade. O grupo educativo representa um mecanismo de apoio a quem enfrenta a doença crônica. Há coexistência de pedagogias divergentes, como as dialógicas e tradicionalistas. Nota-se um cenário plural, em processo de transformação.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328Saúde em Debate v.38 n.101 2014reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.5935/0103-1104.20140030info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Edmar RochaMoutinho,Cinara BotelhoLeite,Maisa Tavares de Souzapor2015-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042014000200328Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2015-10-29T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
title A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
spellingShingle A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
Almeida,Edmar Rocha
Educação em saúde
Saúde da família
Hipertensão
Diabetes mellitus
title_short A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
title_full A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
title_fullStr A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
title_full_unstemmed A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
title_sort A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
author Almeida,Edmar Rocha
author_facet Almeida,Edmar Rocha
Moutinho,Cinara Botelho
Leite,Maisa Tavares de Souza
author_role author
author2 Moutinho,Cinara Botelho
Leite,Maisa Tavares de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Edmar Rocha
Moutinho,Cinara Botelho
Leite,Maisa Tavares de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Saúde da família
Hipertensão
Diabetes mellitus
topic Educação em saúde
Saúde da família
Hipertensão
Diabetes mellitus
description Este estudo qualitativo objetivou analisar, a partir da percepção do usuário, a prática de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família. Realizaram-se entrevistas não estruturadas e análise do discurso. As ações educativas baseiam-se em ideias contraditórias - a integralidade e a atenção à doença -, demonstrando os conflitos da realidade. O grupo educativo representa um mecanismo de apoio a quem enfrenta a doença crônica. Há coexistência de pedagogias divergentes, como as dialógicas e tradicionalistas. Nota-se um cenário plural, em processo de transformação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0103-1104.20140030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Saúde em Debate v.38 n.101 2014
reponame:Saude em Debate
instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron:CBES
instname_str Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron_str CBES
institution CBES
reponame_str Saude em Debate
collection Saude em Debate
repository.name.fl_str_mv Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude
repository.mail.fl_str_mv revista@saudeemdebate.org.br
_version_ 1754208997389369344