A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saude em Debate |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328 |
Resumo: | Este estudo qualitativo objetivou analisar, a partir da percepção do usuário, a prática de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família. Realizaram-se entrevistas não estruturadas e análise do discurso. As ações educativas baseiam-se em ideias contraditórias - a integralidade e a atenção à doença -, demonstrando os conflitos da realidade. O grupo educativo representa um mecanismo de apoio a quem enfrenta a doença crônica. Há coexistência de pedagogias divergentes, como as dialógicas e tradicionalistas. Nota-se um cenário plural, em processo de transformação. |
id |
CBES-1_05735146b544ef02b68ad758fa0333cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-11042014000200328 |
network_acronym_str |
CBES-1 |
network_name_str |
Saude em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticosEducação em saúdeSaúde da famíliaHipertensãoDiabetes mellitusEste estudo qualitativo objetivou analisar, a partir da percepção do usuário, a prática de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família. Realizaram-se entrevistas não estruturadas e análise do discurso. As ações educativas baseiam-se em ideias contraditórias - a integralidade e a atenção à doença -, demonstrando os conflitos da realidade. O grupo educativo representa um mecanismo de apoio a quem enfrenta a doença crônica. Há coexistência de pedagogias divergentes, como as dialógicas e tradicionalistas. Nota-se um cenário plural, em processo de transformação.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328Saúde em Debate v.38 n.101 2014reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.5935/0103-1104.20140030info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Edmar RochaMoutinho,Cinara BotelhoLeite,Maisa Tavares de Souzapor2015-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042014000200328Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2015-10-29T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos |
title |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos |
spellingShingle |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos Almeida,Edmar Rocha Educação em saúde Saúde da família Hipertensão Diabetes mellitus |
title_short |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos |
title_full |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos |
title_fullStr |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos |
title_full_unstemmed |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos |
title_sort |
A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos |
author |
Almeida,Edmar Rocha |
author_facet |
Almeida,Edmar Rocha Moutinho,Cinara Botelho Leite,Maisa Tavares de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Moutinho,Cinara Botelho Leite,Maisa Tavares de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Edmar Rocha Moutinho,Cinara Botelho Leite,Maisa Tavares de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Saúde da família Hipertensão Diabetes mellitus |
topic |
Educação em saúde Saúde da família Hipertensão Diabetes mellitus |
description |
Este estudo qualitativo objetivou analisar, a partir da percepção do usuário, a prática de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família. Realizaram-se entrevistas não estruturadas e análise do discurso. As ações educativas baseiam-se em ideias contraditórias - a integralidade e a atenção à doença -, demonstrando os conflitos da realidade. O grupo educativo representa um mecanismo de apoio a quem enfrenta a doença crônica. Há coexistência de pedagogias divergentes, como as dialógicas e tradicionalistas. Nota-se um cenário plural, em processo de transformação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0103-1104.20140030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde em Debate v.38 n.101 2014 reponame:Saude em Debate instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude instacron:CBES |
instname_str |
Centro Brasileiro de Estudos de Saude |
instacron_str |
CBES |
institution |
CBES |
reponame_str |
Saude em Debate |
collection |
Saude em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@saudeemdebate.org.br |
_version_ |
1754208997389369344 |