A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saude em Debate |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000500360 |
Resumo: | RESUMO Trata-se de relato de experiência sobre a disciplina Introdução à Avaliação em Saúde para graduandos de saúde coletiva sob as perspectivas docente e discente. A experiência docente considerou o exercício pedagógico, quando se deu a aquisição de competências - saber, saber fazer e ser em interação -, analisado por critérios e parâmetros pactuados. A experiência discente foi obtida por meio do instrumento de avaliação aplicado aos discentes, incluindo os itens: apreciação geral, conteúdo programático, expectativas, mesa redonda, seminário, pontos positivos e problemas. Os achados revelam as dificuldades de integração com outras disciplinas e os aspectos participativos da abordagem por problematização. |
id |
CBES-1_55707b75815ec89725d9b020e6f675ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-11042017000500360 |
network_acronym_str |
CBES-1 |
network_name_str |
Saude em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletivaEducação baseada em competênciasSaúde públicaAvaliação em saúdeRESUMO Trata-se de relato de experiência sobre a disciplina Introdução à Avaliação em Saúde para graduandos de saúde coletiva sob as perspectivas docente e discente. A experiência docente considerou o exercício pedagógico, quando se deu a aquisição de competências - saber, saber fazer e ser em interação -, analisado por critérios e parâmetros pactuados. A experiência discente foi obtida por meio do instrumento de avaliação aplicado aos discentes, incluindo os itens: apreciação geral, conteúdo programático, expectativas, mesa redonda, seminário, pontos positivos e problemas. Os achados revelam as dificuldades de integração com outras disciplinas e os aspectos participativos da abordagem por problematização.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000500360Saúde em Debate v.41 n.spe 2017reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.1590/0103-11042017s26info:eu-repo/semantics/openAccessSancho,Leyla GomesOliveira,Egléubia Andrade deLima,Eduardo Fernandes Félix deButeri,Luis GuilhermeGomes,Jociarapor2017-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042017000500360Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2017-05-29T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva |
title |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva |
spellingShingle |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva Sancho,Leyla Gomes Educação baseada em competências Saúde pública Avaliação em saúde |
title_short |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva |
title_full |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva |
title_fullStr |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva |
title_full_unstemmed |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva |
title_sort |
A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in)formação na graduação em saúde coletiva |
author |
Sancho,Leyla Gomes |
author_facet |
Sancho,Leyla Gomes Oliveira,Egléubia Andrade de Lima,Eduardo Fernandes Félix de Buteri,Luis Guilherme Gomes,Jociara |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Egléubia Andrade de Lima,Eduardo Fernandes Félix de Buteri,Luis Guilherme Gomes,Jociara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sancho,Leyla Gomes Oliveira,Egléubia Andrade de Lima,Eduardo Fernandes Félix de Buteri,Luis Guilherme Gomes,Jociara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação baseada em competências Saúde pública Avaliação em saúde |
topic |
Educação baseada em competências Saúde pública Avaliação em saúde |
description |
RESUMO Trata-se de relato de experiência sobre a disciplina Introdução à Avaliação em Saúde para graduandos de saúde coletiva sob as perspectivas docente e discente. A experiência docente considerou o exercício pedagógico, quando se deu a aquisição de competências - saber, saber fazer e ser em interação -, analisado por critérios e parâmetros pactuados. A experiência discente foi obtida por meio do instrumento de avaliação aplicado aos discentes, incluindo os itens: apreciação geral, conteúdo programático, expectativas, mesa redonda, seminário, pontos positivos e problemas. Os achados revelam as dificuldades de integração com outras disciplinas e os aspectos participativos da abordagem por problematização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000500360 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000500360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-11042017s26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde em Debate v.41 n.spe 2017 reponame:Saude em Debate instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude instacron:CBES |
instname_str |
Centro Brasileiro de Estudos de Saude |
instacron_str |
CBES |
institution |
CBES |
reponame_str |
Saude em Debate |
collection |
Saude em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@saudeemdebate.org.br |
_version_ |
1754208998864715776 |