Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire Filho,José Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magnago,Carinne, Costa,Marcelo Viana da, Forster,Aldaísa Cassanho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saude em Debate
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500050
Resumo: RESUMO Este artigo objetivou identificar se as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos se apoiam em elementos teórico-metodológicos da educação interprofissional, na perspectiva dos participantes do programa. Trata-se de estudo exploratório, desenvolvido em 2016, em Minas Gerais. Os dados foram coletados mediante entrevistas individuais (n=30) e nove grupos focais (n=52) com participantes do programa, e tratados por análise de conteúdo, que produziu três categorias: Os pressupostos da educação interprofissional enunciados nos ciclos formativos do Programa Mais Médicos; As mudanças no processo de trabalho em equipe, na perspectiva dos elementos da educação interprofissional, desencadeadas pelos ciclos formativos; e Dificuldades para a abordagem da educação interprofissional nos ciclos formativos. Entre os elementos enunciados nos processos formativos, estão o aprendizado sobre o papel de cada profissão, o compartilhamento de experiências e a centralidade do cuidado no paciente. Por outra via, o preceito fundamental da educação interprofissional de aprendizado entre duas ou mais profissões não é aplicado sistematicamente. O Mais Médicos se constitui política propícia para o fortalecimento da interprofissionalidade, especialmente porque sua proposta se assenta na lógica da educação permanente, que demanda o estabelecimento de uma relação de mútua influência entre a educação e o trabalho em saúde.
id CBES-1_b1ff5f9901b7c119b8e0a18c192c0d58
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-11042019000500050
network_acronym_str CBES-1
network_name_str Saude em Debate
repository_id_str
spelling Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais MédicosConsórcios de saúdeRelações interprofissionaisEquipe de assistência ao pacienteEstratégia Saúde da FamíliaEducação médicaRESUMO Este artigo objetivou identificar se as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos se apoiam em elementos teórico-metodológicos da educação interprofissional, na perspectiva dos participantes do programa. Trata-se de estudo exploratório, desenvolvido em 2016, em Minas Gerais. Os dados foram coletados mediante entrevistas individuais (n=30) e nove grupos focais (n=52) com participantes do programa, e tratados por análise de conteúdo, que produziu três categorias: Os pressupostos da educação interprofissional enunciados nos ciclos formativos do Programa Mais Médicos; As mudanças no processo de trabalho em equipe, na perspectiva dos elementos da educação interprofissional, desencadeadas pelos ciclos formativos; e Dificuldades para a abordagem da educação interprofissional nos ciclos formativos. Entre os elementos enunciados nos processos formativos, estão o aprendizado sobre o papel de cada profissão, o compartilhamento de experiências e a centralidade do cuidado no paciente. Por outra via, o preceito fundamental da educação interprofissional de aprendizado entre duas ou mais profissões não é aplicado sistematicamente. O Mais Médicos se constitui política propícia para o fortalecimento da interprofissionalidade, especialmente porque sua proposta se assenta na lógica da educação permanente, que demanda o estabelecimento de uma relação de mútua influência entre a educação e o trabalho em saúde.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500050Saúde em Debate v.43 n.spe1 2019reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.1590/0103-11042019s104info:eu-repo/semantics/openAccessFreire Filho,José RodriguesMagnago,CarinneCosta,Marcelo Viana daForster,Aldaísa Cassanhopor2019-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042019000500050Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2019-09-17T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos
title Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos
spellingShingle Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos
Freire Filho,José Rodrigues
Consórcios de saúde
Relações interprofissionais
Equipe de assistência ao paciente
Estratégia Saúde da Família
Educação médica
title_short Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos
title_full Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos
title_fullStr Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos
title_full_unstemmed Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos
title_sort Educação interprofissional e as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos
author Freire Filho,José Rodrigues
author_facet Freire Filho,José Rodrigues
Magnago,Carinne
Costa,Marcelo Viana da
Forster,Aldaísa Cassanho
author_role author
author2 Magnago,Carinne
Costa,Marcelo Viana da
Forster,Aldaísa Cassanho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire Filho,José Rodrigues
Magnago,Carinne
Costa,Marcelo Viana da
Forster,Aldaísa Cassanho
dc.subject.por.fl_str_mv Consórcios de saúde
Relações interprofissionais
Equipe de assistência ao paciente
Estratégia Saúde da Família
Educação médica
topic Consórcios de saúde
Relações interprofissionais
Equipe de assistência ao paciente
Estratégia Saúde da Família
Educação médica
description RESUMO Este artigo objetivou identificar se as ações formativas do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos se apoiam em elementos teórico-metodológicos da educação interprofissional, na perspectiva dos participantes do programa. Trata-se de estudo exploratório, desenvolvido em 2016, em Minas Gerais. Os dados foram coletados mediante entrevistas individuais (n=30) e nove grupos focais (n=52) com participantes do programa, e tratados por análise de conteúdo, que produziu três categorias: Os pressupostos da educação interprofissional enunciados nos ciclos formativos do Programa Mais Médicos; As mudanças no processo de trabalho em equipe, na perspectiva dos elementos da educação interprofissional, desencadeadas pelos ciclos formativos; e Dificuldades para a abordagem da educação interprofissional nos ciclos formativos. Entre os elementos enunciados nos processos formativos, estão o aprendizado sobre o papel de cada profissão, o compartilhamento de experiências e a centralidade do cuidado no paciente. Por outra via, o preceito fundamental da educação interprofissional de aprendizado entre duas ou mais profissões não é aplicado sistematicamente. O Mais Médicos se constitui política propícia para o fortalecimento da interprofissionalidade, especialmente porque sua proposta se assenta na lógica da educação permanente, que demanda o estabelecimento de uma relação de mútua influência entre a educação e o trabalho em saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500050
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-11042019s104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Saúde em Debate v.43 n.spe1 2019
reponame:Saude em Debate
instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron:CBES
instname_str Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron_str CBES
institution CBES
reponame_str Saude em Debate
collection Saude em Debate
repository.name.fl_str_mv Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude
repository.mail.fl_str_mv revista@saudeemdebate.org.br
_version_ 1754209000114618368