Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges,Silier Andrade Cardoso
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Porto,Priscilla Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saude em Debate
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200338
Resumo: Este trabalho é um ensaio teórico que objetiva desenvolver uma reflexão sistemática sobre a adesão ao tratamento por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Problematiza-se o conceito de adesão com base na historicidade do SUS como legitimador das ações relativas à autonomia dos usuários. Articulam-se o Método Paulo Freire, a Clínica Ampliada e a Entrevista Motivacional como dispositivos metodológicos que ressaltam o papel do profissional na educação em saúde em direção à mudança e ao autocuidado. O problema da adesão questiona a equipe sobre o seu papel no contexto educativo, que exige escuta das demandas que se interpõem à práxis cotidiana.
id CBES-1_d5f4fa1d11e57b958f9b2068fbfd3b28
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-11042014000200338
network_acronym_str CBES-1
network_name_str Saude em Debate
repository_id_str
spelling Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúdeEducação em saúdeCooperação do pacienteMetodologiaEntrevista motivacionalEste trabalho é um ensaio teórico que objetiva desenvolver uma reflexão sistemática sobre a adesão ao tratamento por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Problematiza-se o conceito de adesão com base na historicidade do SUS como legitimador das ações relativas à autonomia dos usuários. Articulam-se o Método Paulo Freire, a Clínica Ampliada e a Entrevista Motivacional como dispositivos metodológicos que ressaltam o papel do profissional na educação em saúde em direção à mudança e ao autocuidado. O problema da adesão questiona a equipe sobre o seu papel no contexto educativo, que exige escuta das demandas que se interpõem à práxis cotidiana.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200338Saúde em Debate v.38 n.101 2014reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.5935/0103-1104.20140031info:eu-repo/semantics/openAccessBorges,Silier Andrade CardosoPorto,Priscilla Nunespor2015-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042014000200338Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2015-10-29T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse
dc.title.none.fl_str_mv Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde
title Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde
spellingShingle Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde
Borges,Silier Andrade Cardoso
Educação em saúde
Cooperação do paciente
Metodologia
Entrevista motivacional
title_short Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde
title_full Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde
title_fullStr Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde
title_full_unstemmed Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde
title_sort Por que os pacientes não aderem ao tratamento? Dispositivos metodológicos para a educação em saúde
author Borges,Silier Andrade Cardoso
author_facet Borges,Silier Andrade Cardoso
Porto,Priscilla Nunes
author_role author
author2 Porto,Priscilla Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges,Silier Andrade Cardoso
Porto,Priscilla Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Cooperação do paciente
Metodologia
Entrevista motivacional
topic Educação em saúde
Cooperação do paciente
Metodologia
Entrevista motivacional
description Este trabalho é um ensaio teórico que objetiva desenvolver uma reflexão sistemática sobre a adesão ao tratamento por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Problematiza-se o conceito de adesão com base na historicidade do SUS como legitimador das ações relativas à autonomia dos usuários. Articulam-se o Método Paulo Freire, a Clínica Ampliada e a Entrevista Motivacional como dispositivos metodológicos que ressaltam o papel do profissional na educação em saúde em direção à mudança e ao autocuidado. O problema da adesão questiona a equipe sobre o seu papel no contexto educativo, que exige escuta das demandas que se interpõem à práxis cotidiana.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200338
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0103-1104.20140031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Saúde em Debate v.38 n.101 2014
reponame:Saude em Debate
instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron:CBES
instname_str Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron_str CBES
institution CBES
reponame_str Saude em Debate
collection Saude em Debate
repository.name.fl_str_mv Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude
repository.mail.fl_str_mv revista@saudeemdebate.org.br
_version_ 1754208997390417920