Conhecimento de estudantes de medicina sobre o processo de doação de córneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola,Rodrigo França de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Rodrigues,Beatriz Alessi, Penteado,Lívia Tribst, Tan-Ho,Gisela, Gozzan,José Otávio Alquezar, Freitas,João Alberto Holanda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492007000400004
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina sobre o processo de doação de córneas, comparando-o entre aqueles que já cursaram a disciplina de Oftalmologia com os demais. MÉTODOS: Foi aplicado um questionário a estudantes de medicina do interior de São Paulo, contendo dados como: idade, sexo, ano de graduação e 10 perguntas de múltipla escolha sobre o tema. As questões abordaram o limite de idade para doação, contra-indicações para o transplante, tempo para retirada das córneas, dentre outras. Foi comparado o conhecimento (% de acertos) entre aqueles que haviam cursado a disciplina de Oftalmologia (Grupo A) com os demais (Grupo B). RESULTADOS: Foram entrevistados 402 estudantes. Destes, 140 eram do grupo A e 262 do grupo B. Não houve diferença estatisticamente significante entre os dois grupos (p=0,8328). CONCLUSÃO: O conhecimento sobre o processo de doação de córneas mostrou-se insuficiente entre os alunos entrevistados, mesmo para aqueles que haviam cursado a disciplina de Oftalmologia, apontando a necessidade de aperfeiçoamento do conhecimento divulgado nas escolas médicas.
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