Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nehemy,Márcio Bittar
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Siqueira,Cláudia Borghi de, Negrão,Silvana Cecília Gomes, Zisman,Márcio, Passos,Elke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492001000200005
Resumo: Objetivo: Avaliar os resultados do Analisador de Espessura Retiniana (RTA) em olhos com buraco macular e compará-los aos achados da biomicroscopia do segmento posterior, retinografia e fluoresceinografia. Métodos: Foram estudados por meio do analisador de espessura retiniana, biomicroscopia do segmento posterior, retinografia e fluoresceinografia, dez olhos de seis pacientes com diagnóstico de buraco macular. Destes, 8 foram examinados antes de qualquer tratamento, e dois, após o tratamento do buraco macular pela vitrectomia. Resultados: Em dois olhos com diagnóstico de buraco macular pelo exame clínico e outros exames complementares, a opacidade dos meios impediu a análise pelo analisador de espessura retiniana. O corte óptico do analisador de espessura retiniana mostrou concordância com os achados clínicos e com os observados nos oito olhos em que o exame foi possível. O corte topográfico nos dois olhos que apresentavam buraco macular fechado pela cirurgia mostraram espessura foveal média normal, e nos seis olhos com buraco macular não operado, espessura foveal média aumentada. Conclusão: O corte óptico do analisador de espessura retiniana evidenciou o buraco macular, forneceu informações sobre sua largura e profundidade e comprovou o fechamento do buraco após a vitrectomia. O corte topográfico do analisador de espessura retiniana mostrou espessura foveal média normal nos dois casos de fechamento do buraco macular e, espessura foveal média aumentada em todos os seis olhos não operados.
id CBO-2_1e6bbed7d469dd34070380e455ea850b
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27492001000200005
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macularAnalisador de espessura retinianaTécnicas de diagnóstico oftalmológicoPerfurações retinianasObjetivo: Avaliar os resultados do Analisador de Espessura Retiniana (RTA) em olhos com buraco macular e compará-los aos achados da biomicroscopia do segmento posterior, retinografia e fluoresceinografia. Métodos: Foram estudados por meio do analisador de espessura retiniana, biomicroscopia do segmento posterior, retinografia e fluoresceinografia, dez olhos de seis pacientes com diagnóstico de buraco macular. Destes, 8 foram examinados antes de qualquer tratamento, e dois, após o tratamento do buraco macular pela vitrectomia. Resultados: Em dois olhos com diagnóstico de buraco macular pelo exame clínico e outros exames complementares, a opacidade dos meios impediu a análise pelo analisador de espessura retiniana. O corte óptico do analisador de espessura retiniana mostrou concordância com os achados clínicos e com os observados nos oito olhos em que o exame foi possível. O corte topográfico nos dois olhos que apresentavam buraco macular fechado pela cirurgia mostraram espessura foveal média normal, e nos seis olhos com buraco macular não operado, espessura foveal média aumentada. Conclusão: O corte óptico do analisador de espessura retiniana evidenciou o buraco macular, forneceu informações sobre sua largura e profundidade e comprovou o fechamento do buraco após a vitrectomia. O corte topográfico do analisador de espessura retiniana mostrou espessura foveal média normal nos dois casos de fechamento do buraco macular e, espessura foveal média aumentada em todos os seis olhos não operados.Conselho Brasileiro de Oftalmologia2001-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492001000200005Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.64 n.2 2001reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.1590/S0004-27492001000200005info:eu-repo/semantics/openAccessNehemy,Márcio BittarSiqueira,Cláudia Borghi deNegrão,Silvana Cecília GomesZisman,MárcioPassos,Elkepor2006-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27492001000200005Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2006-10-30T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular
title Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular
spellingShingle Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular
Nehemy,Márcio Bittar
Analisador de espessura retiniana
Técnicas de diagnóstico oftalmológico
Perfurações retinianas
title_short Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular
title_full Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular
title_fullStr Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular
title_full_unstemmed Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular
title_sort Analisador de espessura retiniana (RTA) na avaliação de buraco macular
author Nehemy,Márcio Bittar
author_facet Nehemy,Márcio Bittar
Siqueira,Cláudia Borghi de
Negrão,Silvana Cecília Gomes
Zisman,Márcio
Passos,Elke
author_role author
author2 Siqueira,Cláudia Borghi de
Negrão,Silvana Cecília Gomes
Zisman,Márcio
Passos,Elke
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nehemy,Márcio Bittar
Siqueira,Cláudia Borghi de
Negrão,Silvana Cecília Gomes
Zisman,Márcio
Passos,Elke
dc.subject.por.fl_str_mv Analisador de espessura retiniana
Técnicas de diagnóstico oftalmológico
Perfurações retinianas
topic Analisador de espessura retiniana
Técnicas de diagnóstico oftalmológico
Perfurações retinianas
description Objetivo: Avaliar os resultados do Analisador de Espessura Retiniana (RTA) em olhos com buraco macular e compará-los aos achados da biomicroscopia do segmento posterior, retinografia e fluoresceinografia. Métodos: Foram estudados por meio do analisador de espessura retiniana, biomicroscopia do segmento posterior, retinografia e fluoresceinografia, dez olhos de seis pacientes com diagnóstico de buraco macular. Destes, 8 foram examinados antes de qualquer tratamento, e dois, após o tratamento do buraco macular pela vitrectomia. Resultados: Em dois olhos com diagnóstico de buraco macular pelo exame clínico e outros exames complementares, a opacidade dos meios impediu a análise pelo analisador de espessura retiniana. O corte óptico do analisador de espessura retiniana mostrou concordância com os achados clínicos e com os observados nos oito olhos em que o exame foi possível. O corte topográfico nos dois olhos que apresentavam buraco macular fechado pela cirurgia mostraram espessura foveal média normal, e nos seis olhos com buraco macular não operado, espessura foveal média aumentada. Conclusão: O corte óptico do analisador de espessura retiniana evidenciou o buraco macular, forneceu informações sobre sua largura e profundidade e comprovou o fechamento do buraco após a vitrectomia. O corte topográfico do analisador de espessura retiniana mostrou espessura foveal média normal nos dois casos de fechamento do buraco macular e, espessura foveal média aumentada em todos os seis olhos não operados.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492001000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492001000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27492001000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.64 n.2 2001
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209020387786752