Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias,Roberta Jansen de Mello
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sousa,Luciene Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492008000100006
Resumo: A ceratoplastia penetrante tem-se tornado a forma de transplante de maior emprego e sucesso nos Estados Unidos. No Brasil, ela teve início em 1964. OBJETIVOS: Avaliar o impacto no número de doações de córneas ao Banco de Olhos de Sorocaba a partir da implementação de um sistema de captação de córneas e traçar o perfil socioeconômico dos doadores de córneas no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo do volume de doações ao BOS do início de sua criação (1971) após a realização de uma intensa política de marketing interno e externo. A análise do perfil socioeconômico dos doadores de córneas foi avaliada, prospectivamente, por meio de cartas com questionário, enviadas às referidas famílias em um dado mês. RESULTADOS: O BOS iniciou o trabalho em 1971 com a divulgação da necessidade de doação de órgãos sendo feita com a utilização de palestras em igrejas, shoppings e reuniões de comunidade, programas de rádio, programas de televisão, etc. Na década de 1970 e no início da década de 1980, o número de córneas captadas oscilava entre 1 a 2/mês. Entre 1984 e 1989, houve formação de uma equipe de abordagem com treinamento de 60 horas anuais atuante em funerárias, e a partir de 2000, estas também começaram a agir em hospitais. Em 1984 foram captadas somente 260 córneas. Este número foi aumentando gradativamente, até chegar em 2004 com o total de 2.778 córneas doadas. Os questionários aplicados foram respondidos pelas famílias de 76 dos 93 doadores, dando-nos uma taxa de resposta de 81,7%. A idade dos doadores foi em média de 65,1 ± 14,7 anos, 42 (55,3%) eram do sexo masculino. O nível de educação da família dos doadores foi fator importante na doação de órgãos, uma vez que 36,8% apresentavam ensino médio completo e 34,2% apresentavam ensino superior completo. A grande maioria, 63 (82,9%) das 76 doações (152 córneas) decorreu do esforço da equipe de abordagem. CONCLUSÃO: O papel da mídia aliado à credibilidade da instituição são obrigatórios na conscientização da população sobre a doação de órgãos. A profissionalização das equipes de abordagem requer intenso treinamento, entretanto, o resultado é percebido quando 82,9% das doações foram obtidas devido a esse trabalho.
id CBO-2_246df40087e0403dac6ddbc30daa5f25
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27492008000100006
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadoresBanco de olhosDoação dirigida de tecidoDoadores de tecidosObtenção de tecidos e órgãos/métodosCórneaClasse socialMarketingA ceratoplastia penetrante tem-se tornado a forma de transplante de maior emprego e sucesso nos Estados Unidos. No Brasil, ela teve início em 1964. OBJETIVOS: Avaliar o impacto no número de doações de córneas ao Banco de Olhos de Sorocaba a partir da implementação de um sistema de captação de córneas e traçar o perfil socioeconômico dos doadores de córneas no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo do volume de doações ao BOS do início de sua criação (1971) após a realização de uma intensa política de marketing interno e externo. A análise do perfil socioeconômico dos doadores de córneas foi avaliada, prospectivamente, por meio de cartas com questionário, enviadas às referidas famílias em um dado mês. RESULTADOS: O BOS iniciou o trabalho em 1971 com a divulgação da necessidade de doação de órgãos sendo feita com a utilização de palestras em igrejas, shoppings e reuniões de comunidade, programas de rádio, programas de televisão, etc. Na década de 1970 e no início da década de 1980, o número de córneas captadas oscilava entre 1 a 2/mês. Entre 1984 e 1989, houve formação de uma equipe de abordagem com treinamento de 60 horas anuais atuante em funerárias, e a partir de 2000, estas também começaram a agir em hospitais. Em 1984 foram captadas somente 260 córneas. Este número foi aumentando gradativamente, até chegar em 2004 com o total de 2.778 córneas doadas. Os questionários aplicados foram respondidos pelas famílias de 76 dos 93 doadores, dando-nos uma taxa de resposta de 81,7%. A idade dos doadores foi em média de 65,1 ± 14,7 anos, 42 (55,3%) eram do sexo masculino. O nível de educação da família dos doadores foi fator importante na doação de órgãos, uma vez que 36,8% apresentavam ensino médio completo e 34,2% apresentavam ensino superior completo. A grande maioria, 63 (82,9%) das 76 doações (152 córneas) decorreu do esforço da equipe de abordagem. CONCLUSÃO: O papel da mídia aliado à credibilidade da instituição são obrigatórios na conscientização da população sobre a doação de órgãos. A profissionalização das equipes de abordagem requer intenso treinamento, entretanto, o resultado é percebido quando 82,9% das doações foram obtidas devido a esse trabalho.Conselho Brasileiro de Oftalmologia2008-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492008000100006Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.71 n.1 2008reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.1590/S0004-27492008000100006info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Roberta Jansen de MelloSousa,Luciene Barbosa depor2008-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27492008000100006Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2008-04-03T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores
title Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores
spellingShingle Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores
Farias,Roberta Jansen de Mello
Banco de olhos
Doação dirigida de tecido
Doadores de tecidos
Obtenção de tecidos e órgãos/métodos
Córnea
Classe social
Marketing
title_short Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores
title_full Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores
title_fullStr Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores
title_full_unstemmed Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores
title_sort Impacto do marketing dos processos de divulgação nas doações de córneas a um banco de tecidos oculares humanos e avaliação do perfil socioeconômico de seus doadores
author Farias,Roberta Jansen de Mello
author_facet Farias,Roberta Jansen de Mello
Sousa,Luciene Barbosa de
author_role author
author2 Sousa,Luciene Barbosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias,Roberta Jansen de Mello
Sousa,Luciene Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Banco de olhos
Doação dirigida de tecido
Doadores de tecidos
Obtenção de tecidos e órgãos/métodos
Córnea
Classe social
Marketing
topic Banco de olhos
Doação dirigida de tecido
Doadores de tecidos
Obtenção de tecidos e órgãos/métodos
Córnea
Classe social
Marketing
description A ceratoplastia penetrante tem-se tornado a forma de transplante de maior emprego e sucesso nos Estados Unidos. No Brasil, ela teve início em 1964. OBJETIVOS: Avaliar o impacto no número de doações de córneas ao Banco de Olhos de Sorocaba a partir da implementação de um sistema de captação de córneas e traçar o perfil socioeconômico dos doadores de córneas no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo do volume de doações ao BOS do início de sua criação (1971) após a realização de uma intensa política de marketing interno e externo. A análise do perfil socioeconômico dos doadores de córneas foi avaliada, prospectivamente, por meio de cartas com questionário, enviadas às referidas famílias em um dado mês. RESULTADOS: O BOS iniciou o trabalho em 1971 com a divulgação da necessidade de doação de órgãos sendo feita com a utilização de palestras em igrejas, shoppings e reuniões de comunidade, programas de rádio, programas de televisão, etc. Na década de 1970 e no início da década de 1980, o número de córneas captadas oscilava entre 1 a 2/mês. Entre 1984 e 1989, houve formação de uma equipe de abordagem com treinamento de 60 horas anuais atuante em funerárias, e a partir de 2000, estas também começaram a agir em hospitais. Em 1984 foram captadas somente 260 córneas. Este número foi aumentando gradativamente, até chegar em 2004 com o total de 2.778 córneas doadas. Os questionários aplicados foram respondidos pelas famílias de 76 dos 93 doadores, dando-nos uma taxa de resposta de 81,7%. A idade dos doadores foi em média de 65,1 ± 14,7 anos, 42 (55,3%) eram do sexo masculino. O nível de educação da família dos doadores foi fator importante na doação de órgãos, uma vez que 36,8% apresentavam ensino médio completo e 34,2% apresentavam ensino superior completo. A grande maioria, 63 (82,9%) das 76 doações (152 córneas) decorreu do esforço da equipe de abordagem. CONCLUSÃO: O papel da mídia aliado à credibilidade da instituição são obrigatórios na conscientização da população sobre a doação de órgãos. A profissionalização das equipes de abordagem requer intenso treinamento, entretanto, o resultado é percebido quando 82,9% das doações foram obtidas devido a esse trabalho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492008000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492008000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27492008000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.71 n.1 2008
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209024701628416