Avaliação do retardo do neurodesenvolvimento em crianças especiais em serviço universitario de visão subnormal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio,Paulo R
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Carvalho,Keila Monteiro de, Gagliardo,Heloisa G. R. G, Nobre,Maria Inês R, Botega,Marilda B. S
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491999000300235
Resumo: RESUMO Objetivo: O objetivo do presente trabalho é o de mensurar o retardo do neurodesenvolvimento, como parâmetro inicial, para controle da efetividade da intervenção em crianças especiais de O a 3 anos de idade encaminhadas a serviço de visão subnormal. Métodos: Foi realizada consulta oftalmológica de rotina incluindo acuidadê visual pelos Cartões de Teller e o registro da média do grau de desenvolvimento neuropsicomotor observado usando-se um protocolo para avaliação do desenvolvimento infantil e avaliação funcional da visão adaptado de Knobloch e col. Resultados: Em 6 sujeitos (20%) a medida da acuidade visual foi considerada normal para a idade. A idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 19% menor que a idade cronológica. 14 sujeitos (45 %) apresentaram acuidade visual considerada baixa para a idade. A idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 55 % menor que a idade cronológica. Em 11 sujeitos (35 %) não foi possível a medida da acuidade visual. Nestes a idade do neurodesenvolvimento foi, em média, 64 % menor que a idade cronológica. Conclusão: A facilidade com que os dados são obtidos e os resultados apresentados poderão ser utilizados para uma avaliação mais prolongada e prospectiva, no sentido de avaliar a resposta à intervenção precoce nos diferentes graus de retardo e de visão.
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