Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Fabiana Athayde Martins
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Cruz,Antonio Augusto Velasco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492002000300012
Resumo: Objetivo: Sistematizar (classificar e caracterizar) os problemas ciliares vistos no setor de oculoplástica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Métodos: Avaliaram-se consecutiva e prospectivamente 59 pacientes do setor de oculoplástica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, no ano de 1999, com doenças ciliares, excluindo-se aqueles com tratamento prévio que não fosse epilação. Foi investigado presença de doença associada (local e/ou sistêmica), queixa e duração dos sinais e sintomas, presença de alterações palpebrais e de alterações da superfície ocular. Os cílios patológicos foram caracterizados em relação à cor, espessura e localização e lateralidade da pálpebra. Resultados: A principal doença ciliar encontrada foi a triquíase, aparecendo em 56 pacientes ou 94,9% dos casos. Um caso raro encontrado foi o de um cílio ectópico incarnatum internum. O tracoma foi a principal etiologia associada à triquíase. A triquíase tracomatosa diferenciou-se da não-tracomatosa quanto ao número de segmentos palpebrais atingidos, lateralidade, pálpebra afetada (superior e inferior) e magnitude do dano à superfície ocular. Alterações de tamanho, cor e espessura dos cílios patológicos foram verificadas tanto na triquíase tracomatosa como não-tracomatosa. Conclusões: A triquíase tracomatosa ainda é o principal problema ciliar no HCFMRP-USP. Alterações de cor e espessura ciliar são vistas tanto na triquíase tracomatosa como na não-tracomatosa e, portanto, não são critérios válidos para diferenciar distiquíase adquirida de triquíase.
id CBO-2_4ce256ae85a857b3908b7b4dd9779709
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27492002000300012
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USPCíliosTracomaDoenças palpebraisPálpebrasObjetivo: Sistematizar (classificar e caracterizar) os problemas ciliares vistos no setor de oculoplástica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Métodos: Avaliaram-se consecutiva e prospectivamente 59 pacientes do setor de oculoplástica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, no ano de 1999, com doenças ciliares, excluindo-se aqueles com tratamento prévio que não fosse epilação. Foi investigado presença de doença associada (local e/ou sistêmica), queixa e duração dos sinais e sintomas, presença de alterações palpebrais e de alterações da superfície ocular. Os cílios patológicos foram caracterizados em relação à cor, espessura e localização e lateralidade da pálpebra. Resultados: A principal doença ciliar encontrada foi a triquíase, aparecendo em 56 pacientes ou 94,9% dos casos. Um caso raro encontrado foi o de um cílio ectópico incarnatum internum. O tracoma foi a principal etiologia associada à triquíase. A triquíase tracomatosa diferenciou-se da não-tracomatosa quanto ao número de segmentos palpebrais atingidos, lateralidade, pálpebra afetada (superior e inferior) e magnitude do dano à superfície ocular. Alterações de tamanho, cor e espessura dos cílios patológicos foram verificadas tanto na triquíase tracomatosa como não-tracomatosa. Conclusões: A triquíase tracomatosa ainda é o principal problema ciliar no HCFMRP-USP. Alterações de cor e espessura ciliar são vistas tanto na triquíase tracomatosa como na não-tracomatosa e, portanto, não são critérios válidos para diferenciar distiquíase adquirida de triquíase.Conselho Brasileiro de Oftalmologia2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492002000300012Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.65 n.3 2002reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.1590/S0004-27492002000300012info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Fabiana Athayde MartinsCruz,Antonio Augusto Velasco depor2002-09-16T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27492002000300012Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2002-09-16T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
title Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
spellingShingle Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
Araújo,Fabiana Athayde Martins
Cílios
Tracoma
Doenças palpebrais
Pálpebras
title_short Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
title_full Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
title_fullStr Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
title_full_unstemmed Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
title_sort Alterações de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
author Araújo,Fabiana Athayde Martins
author_facet Araújo,Fabiana Athayde Martins
Cruz,Antonio Augusto Velasco de
author_role author
author2 Cruz,Antonio Augusto Velasco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Fabiana Athayde Martins
Cruz,Antonio Augusto Velasco de
dc.subject.por.fl_str_mv Cílios
Tracoma
Doenças palpebrais
Pálpebras
topic Cílios
Tracoma
Doenças palpebrais
Pálpebras
description Objetivo: Sistematizar (classificar e caracterizar) os problemas ciliares vistos no setor de oculoplástica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Métodos: Avaliaram-se consecutiva e prospectivamente 59 pacientes do setor de oculoplástica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, no ano de 1999, com doenças ciliares, excluindo-se aqueles com tratamento prévio que não fosse epilação. Foi investigado presença de doença associada (local e/ou sistêmica), queixa e duração dos sinais e sintomas, presença de alterações palpebrais e de alterações da superfície ocular. Os cílios patológicos foram caracterizados em relação à cor, espessura e localização e lateralidade da pálpebra. Resultados: A principal doença ciliar encontrada foi a triquíase, aparecendo em 56 pacientes ou 94,9% dos casos. Um caso raro encontrado foi o de um cílio ectópico incarnatum internum. O tracoma foi a principal etiologia associada à triquíase. A triquíase tracomatosa diferenciou-se da não-tracomatosa quanto ao número de segmentos palpebrais atingidos, lateralidade, pálpebra afetada (superior e inferior) e magnitude do dano à superfície ocular. Alterações de tamanho, cor e espessura dos cílios patológicos foram verificadas tanto na triquíase tracomatosa como não-tracomatosa. Conclusões: A triquíase tracomatosa ainda é o principal problema ciliar no HCFMRP-USP. Alterações de cor e espessura ciliar são vistas tanto na triquíase tracomatosa como na não-tracomatosa e, portanto, não são critérios válidos para diferenciar distiquíase adquirida de triquíase.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492002000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492002000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27492002000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.65 n.3 2002
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209021115498496