Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanmartin,Zeniro José
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491998000200224
Resumo: RESUMO A dacriocistografia (DCG) permanece como um dos mais importantes exames realizados para a avaliação das vias lacrimais excretoras, porém a sua tecnologia tem permanecido praticamente inalterada desde os seus primórdios. A dacriocistografia com subtração digital (DCGSD) é realizada, basicamente por um aparelho de raio X controlado por computador. As imagens selecionadas são submetidas à técnica de subtração digital, na qual são removidas as estruturas superpostas do crânio, obtendo-se assim imagens mais puras das vias lacrimais excretoras, com riqueza de detalhamento nitidamente superior às obtidas com a técnica convenciona] (DCG); além disso possibilita observar dinamicamente a passagem do meio de contraste desde as fases mais precoces do exame, uma visualização excelente dos canalículos e a progressão cinética do contraste ao longo de todas as vias lacrimais excretoras. As DCGSD deste trabalho foram realizadas em 19 pacientes (12 do sexo feminino e 7 do sexo masculino), com idades variando de 8 meses a 51 anos. Para a injeção do contraste (Hypaque 75 %), adaptou-se como cânulas lacrimais duas Butterfly 23 G, as quais foram preparadas previamente cortando as duas asas e eliminando a ponta das agulhas. Uma conexão tipo Y, acoplada a tubos de extensão, permite conectar as duas cânulas a uma seringa, possibilitando assim, a injeção bilateral e simultânea do meio de contraste hidrossolúvel. A tecnologia que a DCGSD fornece traz vantagens significativas sobre a técnica tradicional (DCG), e recomenda-se o seu uso em casos especiais, nos quais o equipamento estiver disponível.
id CBO-2_578bd3311249bfa0acd23bde387f2ea6
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27491998000200224
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)Sistema lacrimalDacriocistografia com subtração digital (DCGSD)Processamento computadorizado de imagensIntensificação de imagem radiográficaRESUMO A dacriocistografia (DCG) permanece como um dos mais importantes exames realizados para a avaliação das vias lacrimais excretoras, porém a sua tecnologia tem permanecido praticamente inalterada desde os seus primórdios. A dacriocistografia com subtração digital (DCGSD) é realizada, basicamente por um aparelho de raio X controlado por computador. As imagens selecionadas são submetidas à técnica de subtração digital, na qual são removidas as estruturas superpostas do crânio, obtendo-se assim imagens mais puras das vias lacrimais excretoras, com riqueza de detalhamento nitidamente superior às obtidas com a técnica convenciona] (DCG); além disso possibilita observar dinamicamente a passagem do meio de contraste desde as fases mais precoces do exame, uma visualização excelente dos canalículos e a progressão cinética do contraste ao longo de todas as vias lacrimais excretoras. As DCGSD deste trabalho foram realizadas em 19 pacientes (12 do sexo feminino e 7 do sexo masculino), com idades variando de 8 meses a 51 anos. Para a injeção do contraste (Hypaque 75 %), adaptou-se como cânulas lacrimais duas Butterfly 23 G, as quais foram preparadas previamente cortando as duas asas e eliminando a ponta das agulhas. Uma conexão tipo Y, acoplada a tubos de extensão, permite conectar as duas cânulas a uma seringa, possibilitando assim, a injeção bilateral e simultânea do meio de contraste hidrossolúvel. A tecnologia que a DCGSD fornece traz vantagens significativas sobre a técnica tradicional (DCG), e recomenda-se o seu uso em casos especiais, nos quais o equipamento estiver disponível.Conselho Brasileiro de Oftalmologia1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491998000200224Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.61 n.2 1998reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.5935/0004-2749.19980082info:eu-repo/semantics/openAccessSanmartin,Zeniro Josépor2018-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27491998000200224Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2018-08-28T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
title Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
spellingShingle Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
Sanmartin,Zeniro José
Sistema lacrimal
Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
Processamento computadorizado de imagens
Intensificação de imagem radiográfica
title_short Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
title_full Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
title_fullStr Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
title_full_unstemmed Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
title_sort Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
author Sanmartin,Zeniro José
author_facet Sanmartin,Zeniro José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanmartin,Zeniro José
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema lacrimal
Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
Processamento computadorizado de imagens
Intensificação de imagem radiográfica
topic Sistema lacrimal
Dacriocistografia com subtração digital (DCGSD)
Processamento computadorizado de imagens
Intensificação de imagem radiográfica
description RESUMO A dacriocistografia (DCG) permanece como um dos mais importantes exames realizados para a avaliação das vias lacrimais excretoras, porém a sua tecnologia tem permanecido praticamente inalterada desde os seus primórdios. A dacriocistografia com subtração digital (DCGSD) é realizada, basicamente por um aparelho de raio X controlado por computador. As imagens selecionadas são submetidas à técnica de subtração digital, na qual são removidas as estruturas superpostas do crânio, obtendo-se assim imagens mais puras das vias lacrimais excretoras, com riqueza de detalhamento nitidamente superior às obtidas com a técnica convenciona] (DCG); além disso possibilita observar dinamicamente a passagem do meio de contraste desde as fases mais precoces do exame, uma visualização excelente dos canalículos e a progressão cinética do contraste ao longo de todas as vias lacrimais excretoras. As DCGSD deste trabalho foram realizadas em 19 pacientes (12 do sexo feminino e 7 do sexo masculino), com idades variando de 8 meses a 51 anos. Para a injeção do contraste (Hypaque 75 %), adaptou-se como cânulas lacrimais duas Butterfly 23 G, as quais foram preparadas previamente cortando as duas asas e eliminando a ponta das agulhas. Uma conexão tipo Y, acoplada a tubos de extensão, permite conectar as duas cânulas a uma seringa, possibilitando assim, a injeção bilateral e simultânea do meio de contraste hidrossolúvel. A tecnologia que a DCGSD fornece traz vantagens significativas sobre a técnica tradicional (DCG), e recomenda-se o seu uso em casos especiais, nos quais o equipamento estiver disponível.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491998000200224
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491998000200224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0004-2749.19980082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.61 n.2 1998
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209019537391616