Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,José Agenor Mei
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Hayashi,Luciana, Scarpi,Marinho Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000500013
Resumo: OBJETIVO: Identificar as necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata vinculada a um hospital público universitário. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo transversal em amostra de pacientes do Instituto da Catarata (InCat) - Departamento de Oftalmologia - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), distribuídos em dois grupos: pacientes não operados de catarata e pacientes operados. A abordagem dos pacientes foi feita em duas etapas: 1) realização de quatro grupos de foco (dois para cada grupo) para se determinar os atributos mais valorizados pelos pacientes (estudo qualitativo); 2) elaboração de questionário com perguntas relacionadas aos atributos, que foi aplicado a uma amostra representativa dos pacientes da clínica (estudo quantitativo) para saber o grau de satisfação em relação aos atributos. RESULTADOS: As principais expectativas estão relacionadas: 1) ao resultado do tratamento; 2) a uma estrutura que acomode a todos confortavelmente; 3) serem respeitados por todos os profissionais que os atendem; e 4) à tecnologia usada no tratamento. Os maiores índices de satisfação referem-se ao material informativo, ao atendimento dos médicos e à aparelhagem; os menores índices relacionam-se ao atendimento telefônico, ao espaço físico, à organização das filas e à dificuldade de contato. CONCLUSÕES: A avaliação da qualidade do atendimento e da imagem do InCat é positiva. As razões de escolha relacionam-se com aspectos econômicos e financeiros e a maioria dos pacientes voltaria a utilizar os serviços da clínica e a indicaria para outras pessoas.
id CBO-2_6711665091a9dce50de6162bdd31b1d7
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27492005000500013
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarataCatarataAnálise organizacionalAnálise sociométricaTécnicas sociométricasHospitais públicosOBJETIVO: Identificar as necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata vinculada a um hospital público universitário. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo transversal em amostra de pacientes do Instituto da Catarata (InCat) - Departamento de Oftalmologia - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), distribuídos em dois grupos: pacientes não operados de catarata e pacientes operados. A abordagem dos pacientes foi feita em duas etapas: 1) realização de quatro grupos de foco (dois para cada grupo) para se determinar os atributos mais valorizados pelos pacientes (estudo qualitativo); 2) elaboração de questionário com perguntas relacionadas aos atributos, que foi aplicado a uma amostra representativa dos pacientes da clínica (estudo quantitativo) para saber o grau de satisfação em relação aos atributos. RESULTADOS: As principais expectativas estão relacionadas: 1) ao resultado do tratamento; 2) a uma estrutura que acomode a todos confortavelmente; 3) serem respeitados por todos os profissionais que os atendem; e 4) à tecnologia usada no tratamento. Os maiores índices de satisfação referem-se ao material informativo, ao atendimento dos médicos e à aparelhagem; os menores índices relacionam-se ao atendimento telefônico, ao espaço físico, à organização das filas e à dificuldade de contato. CONCLUSÕES: A avaliação da qualidade do atendimento e da imagem do InCat é positiva. As razões de escolha relacionam-se com aspectos econômicos e financeiros e a maioria dos pacientes voltaria a utilizar os serviços da clínica e a indicaria para outras pessoas.Conselho Brasileiro de Oftalmologia2005-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000500013Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.68 n.5 2005reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.1590/S0004-27492005000500013info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,José Agenor MeiHayashi,LucianaScarpi,Marinho Jorgepor2005-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27492005000500013Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2005-11-28T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata
title Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata
spellingShingle Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata
Silveira,José Agenor Mei
Catarata
Análise organizacional
Análise sociométrica
Técnicas sociométricas
Hospitais públicos
title_short Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata
title_full Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata
title_fullStr Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata
title_full_unstemmed Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata
title_sort Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata
author Silveira,José Agenor Mei
author_facet Silveira,José Agenor Mei
Hayashi,Luciana
Scarpi,Marinho Jorge
author_role author
author2 Hayashi,Luciana
Scarpi,Marinho Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,José Agenor Mei
Hayashi,Luciana
Scarpi,Marinho Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Catarata
Análise organizacional
Análise sociométrica
Técnicas sociométricas
Hospitais públicos
topic Catarata
Análise organizacional
Análise sociométrica
Técnicas sociométricas
Hospitais públicos
description OBJETIVO: Identificar as necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata vinculada a um hospital público universitário. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo transversal em amostra de pacientes do Instituto da Catarata (InCat) - Departamento de Oftalmologia - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), distribuídos em dois grupos: pacientes não operados de catarata e pacientes operados. A abordagem dos pacientes foi feita em duas etapas: 1) realização de quatro grupos de foco (dois para cada grupo) para se determinar os atributos mais valorizados pelos pacientes (estudo qualitativo); 2) elaboração de questionário com perguntas relacionadas aos atributos, que foi aplicado a uma amostra representativa dos pacientes da clínica (estudo quantitativo) para saber o grau de satisfação em relação aos atributos. RESULTADOS: As principais expectativas estão relacionadas: 1) ao resultado do tratamento; 2) a uma estrutura que acomode a todos confortavelmente; 3) serem respeitados por todos os profissionais que os atendem; e 4) à tecnologia usada no tratamento. Os maiores índices de satisfação referem-se ao material informativo, ao atendimento dos médicos e à aparelhagem; os menores índices relacionam-se ao atendimento telefônico, ao espaço físico, à organização das filas e à dificuldade de contato. CONCLUSÕES: A avaliação da qualidade do atendimento e da imagem do InCat é positiva. As razões de escolha relacionam-se com aspectos econômicos e financeiros e a maioria dos pacientes voltaria a utilizar os serviços da clínica e a indicaria para outras pessoas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000500013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492005000500013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27492005000500013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.68 n.5 2005
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209022997692416