Desempenho funcional de crianças com deficiência visual, atendidas no Departamento de Estimulação Visual da Fundação Altino Ventura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malta,Juliana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Endriss,Daniela, Rached,Sueli, Moura,Terezinha, Ventura,Liana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000400021
Resumo: OBJETIVO: Traçar o perfil funcional de crianças portadoras de deficiência visual. MÉTODOS: Foram avaliadas 27 crianças. Dezessete com acuidade visual normal (que freqüentavam a Escola Municipal Alto do Maracanã, em Recife, e dez portadoras de deficiência visual (que recebiam estimulação visual no Departamento de Estimulação Visual da Fundação Altino Ventura, Recife). Foi utilizado o teste funcional padrão PEDI. RESULTADOS: As crianças portadoras de deficiência visual apresentaram desempenho significantemente inferior nas áreas de autocuidado e mobilidade que as crianças do grupo controle. CONCLUSÃO: A deficiência visual traz conseqüências limitantes para o desempenho de atividades de autocuidado, locomoção, compreensão, comunicação e tarefas domésticas, na faixa etária estudada.
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